O direito suprimido no retorno do goleiro Bruno à prisão

28/04/2017 às 10:41
Leia nesta página:

Decisão do STF derruba habeas corpus que concedeu a libertação do goleiro Bruno em fevereiro.O atleta teve seu direito de recorrer em liberdade suprimido pelo clamor público.

O crime ocorreu em Junho de 2010, quando Bruno foi preso preventivamente. A custódia foi requerida pelo tipo penal a ele imputado. Em 2013 foi condenado em 22 (vinte e dois) anos e 3 (três) meses de reclusão, pelos crimes do Art. 121, § 2º, I, III e IV (homicídio qualificado), Art. 148, § 1º, IV (sequestro e cárcere privado) e Art. 211 (Destruição ou Ocultação de cadáver), todos do Código Penal.

Para a advocacia criminal, a condenação por fato grave não significa que não se possa aguardar em liberdade o julgamento em segundo grau.

Quando foi concedida a soltura em Fevereiro do corrente ano, o ministro Marco Aurélio argumentou que o goleiro não poderia continuar preso com base em prisão preventiva, sem julgamento do recurso de apelação em Segunda Instância, decidindo assim, que poderia recorrer em liberdade.

A detenção continua sendo de natureza provisória, pois está preso há mais de 6 (seis) anos, como se a culpa atribuída estivesse sendo antecipada.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, composta por cinco ministros, decidiu derrubar por 3 votos a 1 a decisão de Fevereiro, a qual determinava a libertação do goleiro.

Votaram a favor da volta para a prisão os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e a ministra Rosa Weber. O ministro Marco Aurélio permaneceu com seu voto contrário; já Luís Roberto Barroso não participou.

Nada mais estão, senão imputando ao Bruno o ônus da ineficácia e morosidade do Poder Judiciário, já que quase 4 anos se passaram e o recurso ainda não foi julgado. Restando configurado evidente constrangimento ilegal esse excesso de prazo na prisão cautelar.

Conforme entrevista dada pelo Delegado Regional de Varginha, Dr. Roberto Alves Barbosa Júnior – “Bruno se apresentou espontaneamente na Polícia Civil, após decisão do STF. Não foi recolhido de imediato, pois o mandado de prisão não estava no sistema, disse ainda que o atleta não demonstrou interesse em fugir.”

O goleiro que está cooperando com a justiça, se reapresentou na Delegacia de Varginha na tarde de ontem (27/04) e será encaminhado para o Presídio daquela cidade.

Boa parte da doutrina e jurisprudência brasileira considera razoável prazo para prisão preventiva de em média 86 (oitenta e seis) dias, nos quais estão computados todos os prazos expressos, incluindo a sentença, já que sua finalidade, dentre outras, é garantir a instrução criminal e não servir como pena antecipada.

Bruno deveria ter sua prisão relaxada até o julgamento do recurso de apelação, caso contrário trata-se de prisão ilegal, não devendo ter seu direito suprimido, com base no clamor público como fundamento oculto da prisão cautelar.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Laís Macorin Pantolfi

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista - FADAP; Pós-Graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Advogada; Membro da Comissão de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos OAB - Tupã e Presidente da Comissão de Proteção a Criança e Adolescente OAB-Tupã. "Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz." - Eduardo Couture

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos