O litisconsórcio avoengo como possibilidade de garantir o direito alimentar

02/05/2017 às 01:25
Leia nesta página:

O Direito admite a responsabilidade subsidiária dos avós à prestação de alimentos aos netos. Sendo possível a hipótese de litisconsórcio de todos os avós quando verificada a impossibilidade dos avós tratados como réus na ação, cumprir a obrigação.

Muitos afirmam que os avós não são uma espécie de fiador nem devedor solidário dos pais impossibilitados de arcar com a prestação de alimentos, sendo assim injusta a responsabilização transmitida a eles, muito menos a todos os avós ao mesmo tempo, porém o Código Civil esclarece qualquer dúvida quanto a legalidade de tal procedimento:

Artigo 1698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, não estiver em condições de suportar totalmente o encargo, serão chamados a concorrer os de grau imediato; sendo várias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporção dos respectivos recursos, e, intentada ação contra uma delas, poderão as demais ser chamadas a integrar a lide.

A obrigação conjunta, concorrente de grau de parentesco, faz surgir a responsabilidade dos parentes próximos ao alimentante, especialmente dos avós, tanto paternos quanto maternos, pela prestação alimentícia, sendo assim, os avós paternos e maternos podem conjuntamente serem responsabilizados pela prestação alimentícia quando os genitores não possuem condições financeiras de arcar com as necessidades dos filhos.   

 O ‘‘litisconsórcio avoengo’’ surge quando os avós, partes da ação de alimentos, chamam ao processo os outros avós do alimentante, criando uma responsabilização conjunta entre avós paternos e maternos pela prestação alimentícia aos netos, em virtude da impossibilidade dos genitores.

Vejamos o que traz o NCPC a respeito do litisconsórcio:

Artigo 113.  Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;

A respeito do assunto se posicionou o STJ no recurso especial nº 658.139 – RS (2004/0063876-0):

EMENTA CIVIL. ALIMENTOS. RESPONSABILIDADE DOS AVÓS. OBRIGAÇAO COMPLEMENTAR E SUCESSIVA. LITISCONSÓRCIO. SOLIDARIEDADE. AUSÊNCIA.

1 - A obrigação alimentar não tem caráter de solidariedade, no sentido que "sendo várias pessoas obrigadas a prestar alimentos todos devem concorrer na proporção dos respectivos recursos."

2 - O demandado, no entanto, terá direito de chamar ao processo os co-responsáveis da obrigação alimentar, caso não consiga suportar sozinho o encargo, para que se defina quanto caberá a cada um contribuir de acordo com as suas possibilidades financeiras.

3 - Neste contexto, à luz do Código Civil, frustrada a obrigação alimentar principal, de responsabilidade dos pais, a obrigação subsidiária deve ser diluída entre os avós paternos e maternos na medida de seus recursos, diante de sua divisibilidade e possibilidade de fracionamento. A necessidade alimentar não deve ser pautada por quem paga, mas sim por quem recebe, representando para o alimentado maior provisionamento tantos quantos coobrigados houver no pólo passivo da demanda.

4 - Recurso especial conhecido e provido.

Dessa forma, a obrigação de prestar alimentos não alcança apenas aqueles avós que ostentam tal condição por força do parentesco ascendente com o genitor que não tem a guarda do filho, mas também, aos outros avós, pais do genitor que possui a guarda da criança.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos