Com a possibilidade de Reforma Trabalhista, como será tratada a questão da equiparação salarial?

06/06/2017 às 18:36
Leia nesta página:

Atualmente não se fala em outra coisa senão as propostas inseridas no Projeto de Lei para a Reforma Trabalhista, hoje em análise no Senado.O artigo versa sobre análise do artigo 461 da CLT (em vigor), a proposta do Projeto de Lei e Súmula 06 do TST.

Atualmente utilizamos os fundamentos dispostos no artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho e Súmula nº. 06 do TST.

a) O caput do artigo 461 da CLT, prevê a possibilidade de reconhecida a equiparação salarial, caso o trabalho de igual valor fosse prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade.

Devemos observar o item X da Súmula nº. 06 do E. TST que entende como “mesma localidade” em princípio, ao mesmo município, ou a municípios distintos que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana.

O dispositivo que trata da localidade como um dos requisitos para caracterização de equiparação salarial inserido no Projeto de Lei 6787, entende como possível para que seja caracterizada a equiparação salarial somente em casos de que o empregado paradigma trabalhe para o mesmo empregador, porém, no mesmo estabelecimento.

Note-se que mesmo que o empregador possua mais de um estabelecimento em um mesmo município, não poderá ser caracterizada equiparação salarial se o empregado trabalhar para o mesmo empregador, porém, em estabelecimento distinto daquele que pretende o reconhecimento da equiparação salarial mesmo que preenchidos os demais requisitos.

b) O parágrafo primeiro do artigo 461 da CLT, dispõe sobre o período de diferença no tempo de serviço prestado que não deve ser superior a dois anos, respeitados os critérios de igual produtividade e mesma perfeição técnica.

Analisamos o item II da Súmula nº. 06 do E. TST que dispõe sobre o tempo de serviço, no qual conta-se o tempo de serviço na função e não no emprego.

O dispositivo inserido no Projeto de Lei correspondente ao § 1º do artigo 461, prevê ainda a diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

Percebe-se que ao inserir a diferença de quatro anos de tempo de serviço para o mesmo empregador, ainda que o empregado possua experiência comprovada na função oriunda de vínculos empregatícios mantidos com outros empregadores, não servirá de fundamento para a caracterização de equiparação salarial, vez que o entendimento preza pelo tempo de trabalho para o empregador superior a quatro anos mesmo que em funções diversas.

A ideia se dá pelo período que o empregado utilizado como parâmetro possui maior experiência na empresa em detrimento daquele que porventura possua mais experiência na função, todavia, em trabalhos anteriores.

c) O parágrafo 2º do artigo 461 da CLT em vigor, exclui da possibilidade de equiparação salarial nos casos de o empregador possui quadro de carreira, hipótese em que as promoções deverão obedecer os critérios de antiguidade e merecimento.

Pois bem, o item I da Súmula do E. TST nº 6, conclui para que o quadro de pessoal organizado em carreira possua validade a obrigatoriedade de homologação pelo Ministério do Trabalho. A Súmula prevê exceção da exigência somente em casos do quadro de carreira pertencente as entidades de direito público da administração direta, autárquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente.

Observa-se que o parágrafo 2º correspondente diante o conteúdo inserido no Projeto de Lei, prevê a dispensa de homologação ou registro em órgão público, ou seja, não existe obrigatoriedade de homologação junto ao Ministério Público, o empregador poderá elaborar o quadro de carreira e aplicá-lo.

d) O Projeto de Lei acrescenta ao artigo 461 da CLT os parágrafos 5º e 6º.

O § 5º, apesar de não existir dispositivo correspondente no artigo 461 da CLT, estava presente no item IV da Súmula do E. TST nº 6.

A Súmula em questão prevê a desnecessidade que ao tempo da reclamação sobre equiparação salarial reclamante e paradigma estejam a serviço do mesmo estabelecimento, sendo que a ressalva para requerer a equiparação se dá pela necessidade de o pedido se relacionar com situação pretérita.

O dispositivo acrescentado no artigo 461, § 5º, prevê que a equiparação salarial somente será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função. O dispositivo ainda veda a indicação de paradigmas, remotos, mesmo que o paradigma contemporâneo tenha obtido êxito em ação judicial própria.

Por fim, caso preenchido os requisitos conforme disposto no artigo 461 e parágrafos que dispõe sobre os requisitos para caracterização de equiparação salarial, segundo o Projeto de Lei 6787, o § 6º prevê aplicação de multa em 50% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social, além do pagamento das diferenças salariais, caso comprovada a discriminação por motivo de sexo ou etnia.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Palloma Parola Del Boni Ramos

- Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; - Autora de tese publicada pela Editora LTr no 55° Congresso Nacional de Direito do Trabalho em 2016, cujo tema: “A desconexão do empregado é um direito fundamental?” - Autora de artigos jurídicos;

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos