Ministério público:caminhada jurídica ou política ?

Leia nesta página:

Estranho caminho do Ministério Público.

                                                

     A Folha de São Paulo, de 2/7/2017, página A-8, publica que o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot,  em palestra que proferiu na ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) declara “ser difícil prova cabal contra Temer”. Ora o MPF vem pressionando de forma aberta, incisiva, com lastro ruído na mídia, para tirar o presidente Temer da presidência. E para isso já apresentou uma denúncia e diz que apresentará mais duas, num chamado fatiamento, procedimento nada aceitável pela doutrina jurídica nacional, nem mesmo abraçado pela jurisprudência, pois é proceder chicanoso.

     Caberá à Câmara Federal, primeiramente decidir se aceita permitir  abertura de processo contra o presidente.

     Mas entemão o Procurador Geral vem a público e diz que não há prova cabal contra Michel Temer. Por que pressão para cassar o presidente se lhe falta argumento jurídico aceitável ?

       O que se vê, nisso,  é conduta meramente política, certamente por impossibilidade da investigação achar algo objetivamente punível. Sem dúvida, uma conduta estranha e inusitada da PGR !

       E é conduta reincidente, pois em seu desfavor é de se assinalar estranha inserção de cláusula na delação premiada do delator Joesley Batista, mega-empresário em que o MPF deliberadamente renuncia a qualquer ação criminal contra os irmãos Batista. No entanto, por outro lado, o Procurador Geral endossou e estimulou o apoio da PF na construção de prova  por caminhos em linha de forjamento.

      Assiste-se, assim, a uma forjada forma de prova sob o direto assessoramento da Polícia Federal que dotou o delator Joesley Batista de equipamento de escuta. No caso da filmagem do deputado correndo com uma mala na qual teria dinheiro passado pelo Joesley, quem procedeu essa gravação cinematográfica com a qual se formou a prova, foi nada mais nada menos que a própria Polícia Federal. Prova legítima ou prova montada, forçada ?

      Em matéria criminal, o que é relevante para a  produção de prova ― como bem observa Juliana Toralles dos Santos Braga, da Universidade Federal de Pelotas ― é “o equilíbrio entre o respeito às garantias fundamentais do cidadão e um processo penal eficaz, isto porque, sendo o poder punitivo um poder deslegitimado, a violação a qualquer direito fundamental para o fim exclusivo de produzir uma prova para a concretização do exercício desse poder é, também uma pena e, portanto, deslegitima no Estado Democrático de Direito”. 

    O que se vê, enfim, é um desregramento, um sem-limites, pois não é aceitável chegar-se à punição, adotando-se parceria com o delator, que  chega, às autoridades, de mãos vazias,  que dão a este0 meios de delatar. Não há idoneidade em conduta dessa ordem, com sérios prejuízos à busca da verdade.

         Afinal, nesse caso, para onde vai essa investida do MPF, senão ao plano político em detrimento da verdade jurídica que foi mal buscada ?

         Certamente chegar-se-á ao que dispõe o art. 386, VI do CPP, isto é, “não existir prova suficiente para a condenação”... E foi exatamente isso que o Procurador Geral da República afirmou perante a plateia de jornalistas na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo: “não há, até agora,  prova cabal...

                                                         (

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Francisco Doniel de Souza Pinto

professor de Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos