Relação de emprego ou relação de trabalho?

Análise sobre o caso dos motoristas do aplicativo da Uber.

Leia nesta página:

Será que a relação entre a empresa Uber e os seu motoristas é de natureza empregatícia?

Conforme mudam as relações sociais, as normas jurídicas devem se coadunar com a nova realidade vigente, ou o intérprete deve realizar a hermenêutica e aplicar a norma conforme o atual paradigma social.

O Direito do trabalho também sofreu várias mudanças nas últimas décadas e recentemente, com o advento do aplicativo da Uber, as relações trabalhistas sofreram uma mudança significativa, que vem sendo objeto de análise pelo Poder Judiciário.

O centro da discussão é definir se a relação entre a Uber e o motorista é uma relação de emprego ou uma relação de trabalho.

Primeiramente, é importante salientar que relação de emprego e relação de trabalho são institutos distintos, uma vez que a relação de trabalho seria o gênero, enquanto a relação de emprego seria uma das espécies da relação de trabalho, junto ao trabalho voluntário, trabalho autônomo, trabalho avulso etc.

Maurício Godinho Delgado ensina que:

“A primeira expressão tem caráter genérico: refere-se a todas as relações jurídicas caracterizadas por terem sua prestação essencial centrada em uma obrigação de fazer consubstanciada em labor humano. Refere-se, pois, a toda modalidade de contratação de trabalho humano. A expressão relação de trabalho englobaria, desse modo, a relação de emprego, a relação de trabalho autônomo, a relação de trabalho eventual, de trabalho avulso e outras modalidades de pactuação de prestação de labor (como trabalho de estágio, etc.). Traduz, portanto, o gênero a que se acomodam todas as formas de pactuação de prestação de trabalho existentes no mundo jurídico atual. Evidentemente que a palavra trabalho, embora ampla, tem uma inquestionável delimitação: refere-se a dispêndio de energia pelo ser humano, objetivando resultado útil (e não dispêndio de energia por seres irracionais ou pessoa jurídica). Trabalho é atividade inerente à pessoa humana, compondo o conteúdo físico e psíquico dos integrantes da humanidade. É, em síntese, o conjunto de atividades, produtivas ou criativas que o homem exerce para atingir determinado fim. A relação de emprego, do ponto de vista técnico-jurídico, é apenas uma das modalidades específicas da relação de trabalho juridicamente configuradas. Corresponde a um tipo legal próprio e específico, inconfundível com as demais modalidades da relação de trabalho ora vigorantes.” (Curso de Direito do Trabalho, Mauricio Godinho Delgado, 7ª Edição, Editora LTR, página 285 e 286).

Uma relação empregatícia será configurada a partir da presença dos 05 elementos fático-jurídicos do vínculo de emprego presentes nos artigo 2º e 3º da Consolidação das Leis Trabalhistas, além de serem muito bem explicados e fundamentados pela doutrina. A partir do conceito de empregado,"toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário" (art. 3º da CLT), é possível analisar os elementos do vínculo.

Esses elementos são:

1.Trabalho prestado por pessoa física

2.Pessoalidade

3.Onerosidade

4.Não eventualidade

5.Subordinação

É fundamental salientar que a falta de um desses elementos no caso concreto, a relação de emprego não está configurada, ou seja, ela não existirá.

A essência do vínculo de emprego se reflete na existência de um estado de dependência jurídica em que permanece o trabalhador, do qual decorrem o poder de comando e direção do empregador e a consequente obrigação do empregado de submeter-se às ordens recebidas, em outras palavras, o trabalhador recebe ordens e está sujeito ao poder de comando e de fiscalização do empregador.

No caso da Uber, é o motorista que contrata a empresa para prestar seus serviços obedecendo algumas exigências da empresa que remunera o trabalhador pelas corridas realizadas, ou seja, há o elemento da onerosidade nesta relação. O próprio motorista presta o serviço que caracteriza o elemento do trabalho prestado por pessoa física, todavia ele poderá prestar serviço de forma habitual ou eventual, uma vez que a empresa não obriga os motoristas à realização das corridas em determinados horários e muito menos obrigam ao cumprimento de uma determinada jornada de trabalho. Em outras palavras, mesmo que exista habitualidade ou não eventualidade nos serviços realizados pelos motoristas, o elemento subordinação está ausente, pois não há controle de jornada e muito menos o empregado se submete ao poder de direção e fiscalizatório da empresa.

Maurício Godinho Delgado relata que:

“Não obstante a relação de emprego resulte da síntese indissolúvel dos cinco elementos fático-jurídicos que a compõem, será a subordinação, entre todos esses elementos, o que ganha maior proeminência na conformação do tipo legal da relação empregatícia”. (Curso de Direito do Trabalho, Mauricio Godinho Delgado, 7ª edição, LTR, pág. 301).

De acordo com a explicação de Sérgio Pinto Martins, “Encontra-se também a origem da palavra subordinação em sub (baixo) ordine (ordens), que quer dizer estar de baixo de ordens, estar sob as ordens de outrem” (Comentários à CLT, Sérgio Pinto Martins, 15ª edição, Editora Atlas, pág. 15.), tal fato não se configura no caso concreto que envolve o aplicativo e os motoristas.

Sérgio Pinto Martins complementa dizendo que: “Emprega o art. 3º da CLT a denominação dependência. Este termo não é adequado, pois o filho pode ser dependente do pai, mas não é a ele subordinado. A denominação mais correta é, portanto, subordinação. É também a palavra mais aceita na doutrina e na jurisprudência”. (Comentários à CLT, Sérgio Pinto Martins, 15ª edição, Editora Atlas, pág. 15).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

E, de acordo com o entendimento de Amauri Mascaro Nascimento:

“Para uns a subordinação é hierárquica, significando a aceitação, no próprio trabalho, das ordens de um superior; para outros a subordinação é econômica, entendendo-se aquela que põe o trabalhador numa sujeição ou estado de dependência econômica; para outros a subordinação é jurídica, entendendo-se como tal um estado de dependência real, produzido por um direito, o direito do empregador de comandar, de dar ordens, donde a obrigação correspondente para o empregado de se submeter a essas ordens; para outros a subordinação é técnica, assim se entendendo aquela que nasce entre indivíduos dos quais um exerce de modo constante uma atividade na indústria humana e para exercício da qual eles se servem de pessoas que dirigem e orientam; finalmente, para outros, a subordinação é social, o estado decorrente de classe social”. (Curso de Direito do Trabalho, Amauri Mascaro Nascimento, 24ª edição, revista, atualizada e ampliada, Editora Saraiva, pág 622).

Há diferentes tipos de modos de subordinação, entretanto, prevalece a teoria da subordinação jurídica, que tem por objetivo explicar a posição do empregado perante o empregador, não como pessoa, mas como o modo do trabalho, da prestação de serviço é realizada, através do contrato de emprego. Não há que se falar em relação de emprego se não houver a chamada subordinação jurídica, uma vez que, como dito anteriormente, a relação de emprego é composta pela união indissolúvel dos elementos fático-jurídicos da relação empregatícia.

Deste modo, podemos concluir que esse tipo de relação não pode ser considerada uma relação de emprego por faltar o requisito de maior importância que é a subordinação jurídica, uma vez que esses trabalhadores não estão sujeitos ao poder de direção do empregador e não estão sujeitos a controle de jornada. As exigências dadas pela empresa ao motorista, como oferecer água e balas aos passageiros não configuram a subordinação, pois trata de condições previamente pactuadas e que não configuram tal fenômeno. Sendo assim, eles são considerados profissionais de caráter autônomo, uma vez que não existe a subordinação, mas, sim, como salienta Amauri Mascaro Nascimento, uma “parassubordinação”, ou seja, o trabalho realizado tem características de um trabalho subordinado, mas o viés jurídico da subordinação não se faz presente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Pedro Fernandes Guerra de Oliveira

Advogado e consultor jurídico. Pós graduando em Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Consultor Jurídico na Secretaria Municipal da Fazenda de Guarulhos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos