Ação civil pública ambiental

20/08/2017 às 13:55
Leia nesta página:

A ação civil pública ambiental começou a existir no Brasil no ano de 1981, com a implantação da Lei 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. Atualmente, vem se mostrando como um dos princípais meios de combate à degradação ambiental.

A ação civil pública ambiental começou a existir no Brasil no ano de 1981 com a implantação da Lei 6.938/81, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. Tal lei trouxe um grande ganho para a jurisdição brasileira e conferia ao Ministério Público o direito de impetrar ações para salvaguardar o meio ambiente.

Conforme as definições de Tercio De Sousa Mota, Erivaldo Moreira Barbosa, Gabriela Brasileiro Campos Mota, temos o conceito da ação civil pública por:

A Ação Civil Pública é o instrumento processual para a defesa dos interesses meta individuais relativos ao meio ambiente, bens e direitos de valor histórico, turístico, artístico, estético, paisagístico, mais recentemente, também dos interesses de deficientes físicos, investidores do mercado de capitais e direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes; ou seja, a ação civil pública ampara aos que interessam, não exclusivamente a um indivíduo, mas a toda a coletividade, esses interesses meta ou transindividuais desdobram-se em direitos difuso, coletivo e individuais homogêneos.

A ação civil pública ambiental, no entanto, visa a proteger o meio ambiente através das denúncias feitas pelo Ministério Público. Ela é, na atualidade, o meio mais eficaz de combate à destruição do meio ambiente, por ter maior eficácia quando a denúncia vem do parquet.

Os artigos 220 e 221 da Constituição Federal garantem ao cidadão pleno direito de ser informado sobre o direito à informação ambiental. Dentro desse direito está evidente que a população tem legalmente o direito de obter informações públicas a respeito do meio ambiente, visto que esta é solidariamente responsável, juntamente com o Estado, pela manutenção da integridade do meio ambiente.

Em concomitância com a ação civil pública, está a ação de iniciativa popular que traz ao cidadão a oportunidade de oferecer denúncias diretamente ao judiciário na hipótese de informação de dano ao meio ambiente.

Conhecida desde a Constituição do Império, a Ação Popular teve várias alterações ao longo do histórico de constituições brasileiras, encontrando abrigo na Constituição Federal vigente, que ampliou largamente a atuação do remédio constitucional passando a alcançar a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio cultural.

A Carta Magna, em seu artigo 5º LXXIII, dispõe que:

Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada a má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

E, doutrinariamente, nas palavras de Meirelles, 2004, temos a definição que segue:

Ação popular é o meio constitucional posto à disposição de qualquer cidadão para obter a invalidação de atos ou contratos administrativos – ou a estes equiparados – ilegais e lesivos do patrimônio federal, estadual e municipal, ou de suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas subvencionadas com dinheiros públicos.

Temos, portanto, que a Ação Popular é um remédio constitucional, existente desde os primórdios constitucionais brasileiros, que visa dar ao povo a oportunidade e o direito de ajudar o Estado na proteção do meio ambiente e afins.

Contudo, apesar de ter vigorado anteriormente, tal remédio não tem a dimensão da ação civil pública, que é, hoje, o meio mais eficaz contra os atos lesivos ao meio ambiente, visto que possui ônus que acabam dificultando seu bom funcionamento.

A ação popular muitas vezes encontra dificuldade na morosidade processual, mas, apesar disto, vale ressaltar que ela encontra guarida dentro das garantias constitucionais fundamentais e deve ser evidenciada e alterada na busca por sua eficácia.

Finalmente, é mister pontuar que, apesar de toda a morosidade processual e as dificuldades encontradas na busca pela tutela jurisdicional, as medidas aqui tratadas, a saber: a ação civil pública ambiental e a ação popular ambiental, são formas legais de cooperação para que a sociedade brasileira viva em um meio ambiente melhor e sem degradação.


REFERÊNCIAS BIBBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BRASIL. Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação , e dá outras providências.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança. São Paulo: Malheiros, 2004. p. 135.

MOTA, Tercio De Sousa; BARBOSA, Erivaldo Moreira; MOTA, Gabriela Brasileiro Campos. A “pena de morte” da pessoa jurídica que comete crimes ambientais. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 86, mar 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9100>. Acesso em ago 2017.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos