Breves linhas sobre os embargos às execuções fiscais

Leia nesta página:

Os embargos à execução constituem o meio de defesa mais comum oposto pelos contribuintes e/ou responsáveis nas execuções fiscais. Daí a necessidade de conhecer alguns importantes detalhes deste instrumento processual no âmbito do Direito Tributário.

Os embargos à execução fiscal são meio de defesa do executado na ação de execução fiscal. Neste instrumento, que constitui ação judicial autônoma, o executado (contribuinte ou responsável, alvo da cobrança judicial) deverá expor toda a matéria de defesa contra o crédito exequendo, conforme o § 2º, art. 16 da Lei de Execuções Fiscais (Lei n. 6.830/80 - LEF), dentre elas vício no lançamento, no processo administrativo, na inscrição em Dívida Ativa e respectiva certidão, no próprio procedimento de execução e também sobre o próprio mérito do tributo exequendo, isto, juntamente por incidência do princípio da eventualidade também nesta seara processual.

No que tange ao procedimento, a LEF dispõe, em seu art. 16, caput, que caberá ao executado oferecer embargos no prazo de 30 dias, contados, entre outros, da informação da penhora nos autos, e não, como comumente ocorre em outros tipos de ação, da juntada do respectivo mandado, o que poderá confundir os contribuintes mais aprofundados nas técnicas processuais.

 É requisito de sua admissibilidade a garantia à execução (§ 1º). Neste ponto cabe esclarecer que corrente doutrinária entende não serem cabíveis as novas disposições do Código de Processo Civil de 2015 quanto à desnecessidade de garantia do juízo, por se tratar, a LEF, de lei específica a regulamentar a matéria. Porém, parte da doutrina já entendeu que são aplicáveis as regras do CPC’2015, vez que a LEF foi promulgada em 1980, isto é, sob a égide processual estabelecida pelo CPC de 1973, que determinava a necessidade de garantia do juízo e hoje não mais se aplica, tendo sido revogado aquele Código pelo CPC’2015.

 Importante salientar que a mera oposição dos embargos à execução não tem o condão de suspender a exigibilidade do crédito tributário, isto porque, a uma, estas causas de suspensão estão dispostas no art. 151 do CTN, dentre as quais não foi arrolada a distribuição de embargos à execução; a duas, o depósito realizado como garantia de juízo em obediência à LEF não pode ser confundido com o depósito de que trata o inciso II daquele artigo, vez que este se refere ao ato com intenção de pagamento, enquanto a garantia de juízo é restrita à finalidade de preenchimento de requisito necessário à discussão judicial do crédito tributário por meio dos embargos.

  A fazenda será então intimada para defender-se no prazo de 30 dias (art.17). Nesse procedimento não há audiência haja vista a necessidade de provas documentais e previamente constituídas, aplicando-se subsidiariamente as disposições do art. 355 e §§, NCPC, que tratam do julgamento antecipado da lide, cabendo ao juiz sentenciar após a defesa do Fisco, extinguindo a execução se procedentes os embargos, ou dando continuidade a mesma, se improcedentes, com os atos de constrição patrimonial hábeis à satisfação do critério tributário.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jorge Eduardo de Souza Martinho

Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito – EPD, Professor de Direito Processual Civil e Advogado. Sócio da Banca Martinho & Nunes Advogados AssociadosManaus – Amazonas – Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos