A reforma trabalhista em seus principais aspectos (parte 4)

11/09/2017 às 13:38
Leia nesta página:

No presente estudo é abordada a modificação no emprego acessório do Direito Comum junto ao Direito do Trabalho.

APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO DIREITO COMUM

APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO DIREITO COMUM

O artigo 8º da consolidação das leis do trabalho já trazia a previsão da aplicação subsidiária do direito comum, ocorre, entretanto, que houve substancial alteração de redação com o advento da reforma trabalhista, modificação essa estampada no parágrafo primeiro do art. 8º, segundo o qual “o direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho”.

Veja-se: 


Art. 8º (...)

§ 1o O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.


Suprimiu-se, portanto, a previsão anterior que exigia, para a aplicação de lei subsidiária, a compatibilidade da norma com os princípios do direito trabalhista. 

Com isso a ideia trazida pelo legislador é a de que o direito comum é aplicável ao direito laboral independentemente de sua compatibilidade, o que, ao nosso entender, causa surpresa. 

O que de fato existe atualmente é a profunda comunicação de fontes normativas, também denominado diálogo das fontes, que é a aplicação das fontes normativas de um determinado ramo jurídico em outro ramo legal.

Deve-se, porém, não esquecer que o magistrado, quando da aplicação e interpretação da norma, deverá fazê-lo à luz do ordenamento jurídico, isto é, uma interpretação sistemática e de conformidade com os princípios constitucionais e trabalhistas. 

Portanto clara é a ideia de que, em havendo incompatibilidade absoluta entre normas de ramos distintos, essas normas não poderão servir de aplicação no direito do trabalho a despeito do tratamento dado ao parágrafo primeiro do artigo 8º da CLT. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Felipe Alén Cavalcante

Ex-Advogado. Concursado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Direito Público. Pós-graduado em Direito Empresarial. Pós-graduando em Direito Material e Processual Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Motivação maior que levou o autor ao desenvolvimento dessa coleção de artigos sobre a reforma trabalhista está em difundir o conhecimento acerca das novas regras do direito do trabalho.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos