A renúncia torna o herdeiro excluído da herança?

27/09/2017 às 09:01
Leia nesta página:

Este artigo possui a finalidade de diferenciar a renúncia e a exclusão da herança.

Resumo: A renúncia, em partes, não possui semelhança com a exclusão do herdeiro da herança. Ser renunciante é se afastar de receber o que é seu por direito. Ser excluído é ter retirado, por vontade alheia, o direito de herança.

1. INTRODUÇÃO

            Este artigo possui a finalidade de diferenciar a renúncia e a exclusão da herança. A primeira, nada mais é, do que a renúncia de um direito já adquirido por todo e qualquer herdeiro legítimo. A segunda, por sua vez, indica que algum ato de indignidade foi causado ao autor da herança, e, com isso, deixou o herdeiro de ser digno a recebê-la.

            Diante dessas afirmações, é muito possível que surja dúvidas sobre o que é ser renunciante e o que é ser excluído ou, se são direitos ou não. A partir daí, pode-se, então, começar a linear as diferenças entre uma e outra, para que o assunto fique esclarecido, além do mais, para que não haja qualquer adversidade quando houver a renúncia ou exclusão de determinada herança.

            A princípio é importante saber que antes da renúncia havia um direito adquirido, ou seja, havia um direito certo para determinada pessoa, que, no caso, seria o detentor da titularidade de receber a herança (herdeiro). Porém, por sua livre e espontânea vontade, decide renunciar, o que significa abrir mão do direito, consequentemente, da herança.

            Ao se falar em ser excluído da herança, é preciso elucidar que o titular da herança praticou contra seu autor ato indigno. Mas o que seria um ato indigno? É a lei quem vai dizer o que é indigno. Portanto, cometendo qualquer ato que o texto legal diz ser de indignidade, fica o herdeiro excluído do recebimento da herança.

            Em ambos os casos o herdeiro é sempre legítimo, ele tinha consigo um direito em mãos, porém, seja por sua vontade ou porque foi contrário à lei, fica impossibilitado de receber o que era seu por direito. Portanto, vale ressaltar que os dois possuíam direitos, e, apesar disso, manifestaram o desinteresse por ele, em outras palavras, demonstraram desinteresse pela herança.

2. O QUE É RENÚNCIA DA HERANÇA?

            A renúncia é um ato formal unilateral, pelo qual é declarado expressamente o repúdio pela herança, ou seja, o herdeiro se exime da herança a qual tem direito. É importante ressaltar que a renúncia não é um ato comum, e, por isso, para que não seja feita de forma equivocada, o legislador diz que da renúncia não se pode voltar atrás, mas nada impede que seja provado vício da vontade.

            A renúncia não gera ao herdeiro qualquer direito, isto é, ser julgado renunciante é como se nunca tivesse herdado. Com isso, entende-se que, ao renunciar, os efeitos desse ato retroagem (“ex tunc”) até a data da abertura da sucessão (artigo 1.804 do CC), o que, em outras palavras, frisa o que foi supracitado, é como se o herdeiro nunca tivesse existido, como se a herança nunca lhe tivesse sido concedida.

3. COMO OCORRE A RENÚNCIA?

            O ato de renunciar, por ser negócio jurídico, será feito de forma expressa, não podendo ser tácito ou presumido. Pelo artigo 1.806 do CC, a renúncia deve ser feita por instrumento público (escritura pública, por exemplo) ou por termo judicial. Este último é feito em juízo e lavrado em cartório. Vale ressaltar que não é permitida a renúncia por qualquer documento particular.

            A renúncia é irrevogável, porém, para ser considerada, o documento que a carrega precisa ser juntado nos autos do processo. Se isso não ocorrer, não há renúncia. Há dois efeitos, ou como também é chamada, duas espécies de renúncia: abdicativa ou translativa.

            Renúncia abdicativa ocorre quando o renunciante evidencia sua vontade de ficar alheio à sucessão que foi aberta a seu favor. Além disso, não demonstra também qualquer interesse em indicar algum favorecido. Dessa forma, ficam favorecidos os demais coerdeiros.

            Na renúncia translativa o indivíduo manifesta tanto a sua renúncia como a quem vai ser dada a sua parte da herança, ou seja, indica quem será o favorecido em favor da sua renúncia. Essa renúncia é de transferência, sendo o beneficiário quem o renunciante quiser. 

4. O QUE É EXCLUSÃO DA HERANÇA?

            A morte do autor da herança gera o direito sucessório que transmite tanto a herança como o legado para o herdeiro. Tal direito pode ser desligado do herdeiro de forma voluntária ou involuntária. A forma voluntária se dá pela renúncia; e a forma involuntária se dá pela exclusão do herdeiro por ato indigno.

            Indignidade é uma punição imposta pelo Código Civil que ocasiona a perda do direito sucessório pelo herdeiro ou legatário, que cometeram atos ofensivos ou reprováveis contra a vida, a honra e a liberdade, como mostra o artigo 1.814 do código referido.

            O direito à sucessão ainda existe aqui, porém, com a indignidade comprovada, o herdeiro perde esse direito por motivos alheios à sua vontade, pois ainda queria receber, mas, por ser indigno, isso deixa de ser possível.

5. COMO OCORRE A EXCLUSÃO?

            Ato contra a vida está exposto pelo inciso I do artigo supracitado, identificando que serão excluídos da herança “autores, coautores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste”. É importante dizer que o ato não precisa ser praticado tão exclusivamente contra o autor da herança, se estendendo a lei para seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.

            Para que se caracterize ato contra vida basta somente a própria tipificação do crime, o que indica que não é preciso que haja ação penal condenatória para que torne o indivíduo (sucessor) indigno.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

            Outra forma de cometer a indignidade é pelo ato contra a honra, que é definido pelo inciso II, do artigo 1.814 como: “houverem acusado caluniosamento em juízo o autor da herança ou incorrem em crime contra sua honra”. A lei neste inciso restringe o alcance contra quem pode ser imputada a calúnia, sendo para o autor da herança, cônjuge ou companheiro.

            Para que realmente ocorra a indignidade, é preciso que haja ação penal transitada em julgado, ou seja, uma sentença que declare que o herdeiro foi condenado pelo crime.

            Há também o posicionamento de que, se ocorrer a calúnia dentro do juízo criminal, não precisará de ação penal, sendo considerada, de imediato, a indignidade.

            Os demais atos contra a honra, que são difamação e injúria, e a calúnia praticada fora do juízo criminal, precisarão de ação penal condenatória, ou seja, sentença transitada em julgado.

            Por último, mas não menos importante, fica a indignidade praticada contra a liberdade do autor da herança. O inciso III do artigo 1.814 diz que “por violência ou meios fraudulento, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens”, ou seja, liberdade de apontar como será a sucessão.

            A vítima será exclusivamente o autor da herança. O herdeiro praticará um ato que poderá obstar (não deixar a vontade existir) ou inibir (há uma vontade, mas não se deixa executar) a vontade do autor da herança.

            Ademais, a título de curiosidade, vale ressaltar que os três tipos de atos que podem tornar o herdeiro excluso de receber a herança se faz por meio de ação, chamada Ação Declaratória de Indignidade, a qual não será objeto de estudo neste artigo.

6. CONCLUSÃO

            Para esclarecimentos finais, vale novamente ressaltar a diferença entre entres estes dois modos de perda da herança. A renúncia é um direito do qual se abre mão. A exclusão se dá por um ato indigno praticado contra o autor da herança e, dessa forma, perde-se o direito.

            A renúncia, quando comprovada, retroage até a data da abertura da sucessão, e, dessa forma, pode-se dizer que nunca existiu um herdeiro. A exclusão, ao retroagir, indica a “morte” do herdeiro, figurativamente falando, ou seja, ele existiu, mas "morreu".

            Portanto, essas duas formas, voluntária e involuntária, respectivamente falando, são os meios pelos quais podem os herdeiros deixar de obter aquilo que a eles pertenceria por direito.

           

Referências Bibliográficas

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, volume 6 – Direito das Sucessões. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, volume 7 – Direito das Sucessões. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.          

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Foi proposto pelo professor que os alunos fizessem um artigo científico, com o intuito de conhecer e entender melhor a matéria de Direito das Sucessões. O artigo foi redigido de forma objetiva e simples, para que possa ser do entendimento tanto dos atuantes da área jurídica como também pessoas leigas, que por interesse ou precisão estejam procurando respostas sobre o assunto.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos