Artigo Destaque dos editores

Utilização da prova emprestada para excluir a prova oral no processo do trabalho:

hipóteses de cabimento

28/12/2004 às 00:00
Leia nesta página:

O presente artigo trata de tema que envolve o dia-a-dia das salas de audiências da Justiça do Trabalho do Brasil. Trata-se do acolhimento da prova emprestada no processo do trabalho, especificamente no que se refere à instrução em audiência.

A juntada de cópias de instrução havidas em outro processo, tanto pelo reclamante quanto pela reclamada, vem sendo cada vez mais comum, principalmente em decorrência das facilidades do computador e da internet, havendo amplo acesso das partes ao conteúdo das instruções através de sites de Tribunais ou o envio via e-mail das Atas de Instrução e Julgamento.

Porém, o que se quer aqui tratar não é propriamente da juntada das referidas atas em si. Sobre tal assunto, não existe controvérsia viável. As partes fazem a juntada de atas sob a forma de prova documental, sobre a qual há a manifestação da parte contrária, sem muita contribuição para o deslinde da demanda, salvo no que pertine a alguma contradição específica no depoimento de qualquer dos envolvidos. Vale dizer que, em geral, tais atas somente têm valor na hipótese em que se quer desmerecer o depoimento de qualquer um dos ouvidos no processo em julgamento. Nos demais casos, em que serve apenas para reforçar os depoimentos já prestados, sua utilidade é diminuta, fundando-se sua juntada na simples idéia de acrescer o material probatório produzido.

O que se pretende discutir aqui é a juntada de atas de processos outros para substituir a instrução que deveria haver nos autos sob julgamento. Trata-se da utilização da prova emprestada, com o objetivo de excluir a necessidade de repetição de depoimentos de partes e testemunhas.

É claro que tal proposta é mais aplicável em alguns casos do que em outros. Sua utilização mais afirmativa é na hipótese de distinção de contrato de emprego e afins, como é o caso de pedido de reconhecimento de vínculo de representante comercial, de corretor de seguros, de contratos de prestações de serviços autônomos etc. Obviamente, ainda, a idéia tem mais aplicação quando a empresa tiver um número maior de empregados, pois a juntada de uma única ata, embora plenamente possível, não parece ser a situação ideal. Outros casos seriam aqueles em que o objeto de prova refere-se apenas a sistemáticas adotadas em determinada empresa, como, por exemplo, horário de antecedência de chegada de motorista ou prestação de contas de cobrador, ou ainda ausência de intervalo ou intervalo reduzido a trinta minutos em determinada empresa.


HIPÓTESES DE UTILIZAÇÃO DE INSTRUÇÕES HAVIDAS EM OUTROS PROCESSOS COMO PROVA EMPRESTADA

Para a utilização de instruções havidas em outros processos como prova emprestada no caso sob julgamento, podem ocorrer três hipóteses: na primeira, ambas as partes concordam na utilização das referidas instruções como prova emprestada; na segunda, o reclamante concorda e a reclamada não; e, na terceira, a reclamada concorda e o reclamante não.

Na primeira hipótese, a utilização da prova emprestada não sofre qualquer controvérsia. É que se as partes expressamente fizeram expressar seu consentimento não havendo qualquer prejuízo ou nulidade que possa ser arguída posteriormente, tendo a instrução seu curso regular, com a dispensa do interrogatório das partes e da oitiva de testemunhas. Nesses casos, pode-se expressamente registrar em ata: "dispensados os interrogatórios das partes bem como a prova testemunhal, tendo em vista que as partes concordam em utilizar as instruções havidas nos processos tais e tais como prova emprestada nos presentes autos".

O problema, então, surge apenas e tão somente na hipótese em que alguma das partes não concorde com a utilização da prova emprestada, ocasião em que a análise deverá ser mais detida.

Nesse caso, há que se ter em vista a restrição comumente apontada pela doutrina, no sentido de que a prova emprestada só tem valor probante quando tenha sido produzida em processo envolvendo as mesmas partes. É que tal limitação tem lugar em face da necessidade de observância do contraditório.

Nessa hipótese, não pode uma parte argüir o prejuízo da parte contrária, face a ausência de interesse jurídico em tal declaração. Ou seja, se o reclamante junta aos autos ata de instrução processual com outro reclamante em processo contra a reclamada, não pode essa última argüir a impossibilidade de juntada da prova emprestada ao argumento de que não são as mesmas partes. É que tal requisito tem por fundamento a necessidade de observância do contraditório e se a reclamada esteve presente naquela instrução, então o contraditório foi devidamente observado.

Nesse aspecto, convém transcrever parte do recente Acórdão exarado pela 3ª Turma do TST nos autos do PROC. Nº TST-AIRR-179/2001-051-18-40.3, Relatora Ministra Maria Cristina Yrigoyen Peduzzi, cuja publicação ocorreu no DJ - 13/08/2004: "apesar de não existir dispositivo legal expresso acerca da prova emprestada, o processo trabalhista admite sua utilização. Isso porque o art. 765 da CLT atribuiu aos Juízos e Tribunais do Trabalho ampla liberdade na direção do processo, os quais velando pelo andamento rápido das causas, podem determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas. É inegável que a prova emprestada contribui sobremaneira para a economia processual e celeridade do procedimento. Quando trasladada para outra ação, evita, em muitos casos, dispêndio de atividade probatória das partes, com grande economia de tempo e da atividade jurisdicional, a par de constituir medida garantidora da harmonia da ordem jurídica, evitando existência de sentenças eventualmente conflitantes. In casu, faz-se compatível e tem eficácia absoluta, vez que produzida entre as mesmas partes, sem constituir ofensa ao direito de defesa da reclamada (fls. 8-29 e 198-208). Portanto, não há de falar em ofensa aos princípios da identidade do juiz ou do juiz natural porque inexistentes na Justiça do Trabalho (En.136/TST) e do contraditório, nem em nulidade da sentença por valoração de prova emprestada, de cuja utilização discorda a reclamada" (Disponível em: http://www.tst.gov.br/basesjuridicas/).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Entretanto, na hipótese contrária, em que uma das partes queria juntar ata de instrução da qual não tenha participado a parte adversa, e, em não havendo concordância expressa da parte contrária, não há possibilidade de utilização da prova emprestada, uma vez que apenas a concordância supriria a garantia do contraditório, não podendo a simples manifestação da parte sobre a ata no processo sob julgamento, suprir a sua ausência no momento da produção da prova.

Saliente-se que a necessidade de que a prova tenha sido colhida pelo mesmo juiz da causa é completamente irrelevante. Afirmar isso é esquecer a existência de duplo grau de jurisdição sobre o material fático produzido. Ou seja, querer que a prova emprestada só tenha validade se produzida perante o mesmo juiz de primeiro grau, por observância do princípio da imediatidade e do juiz natural, é esquecer que o Tribunal analisa o processo, inclusive o material produzido em audiência, o que inviabilizaria, afinal, qualquer argüição de nulidade nesse sentido.


CONCLUSÕES NECESSÁRIAS

A utilização da prova emprestada, especificamente no que se refere a instruções em audiência, é recurso de grande valia para a aceleração de julgamentos, desobstrução de pautas e, principalmente, diminuição do tempo de espera nas salas de audiência, evitando-se, outrossim, a repetição de depoimentos idênticos.

Para o funcionamento desse mecanismo, além da atuação afirmativa do Juiz, é necessário, antes de mais nada, a participação dos advogados. É que na maioria das vezes o juiz não tem conhecimento dos casos anteriores, salvo se for hipótese por demais repetida. Numa cidade com diversas Varas do Trabalho e vários juízes atuando concomitantemente, é difícil o mesmo magistrado ter ciência do caso anterior. Então, cabe aos advogados mencionar a existência de instruções outras e levaram à mesa de audiência as respectivas atas.

Para o acolhimento regular da prova emprestada relativa à instrução em audiência é necessário o consentimento de ambas as partes do processo em julgamento ou, então, a aquiescência da parte que não participou da instrução cuja ata se pretende juntar. O consentimento da parte que participou da primeira instrução, entretanto, é completamente dispensável, face ao atendimento do requisito do contraditório no momento em que foi produzida.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVIM, José Eduardo Carreira. Teoria geral do processo. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Poderes instrutórios do juiz. 3. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 4.ed. São Paulo: Malheiros, 1994.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, v. V, tomo I.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Flávia Moreira Pessoa

Juíza do Trabalho (TRT <b>-</b> 20ª Região/Sergipe),Professora de Direito do Trabalho, Especialista em Direito Processual pela UFSC e Mestranda em Direito, Estado e Cidadania pela UGF/RJ

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PESSOA, Flávia Moreira. Utilização da prova emprestada para excluir a prova oral no processo do trabalho:: hipóteses de cabimento. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 539, 28 dez. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/6125. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos