Filho maior de 18 anos tem direito a receber pensão alimentícia?

18/10/2017 às 17:45
Leia nesta página:

O filho maior de 18 anos tem ou não direito de receber pensão alimentícia de seus pais.

A pensão alimentícia deve atender o binômio necessidade/ possibilidade, isto é, deve estar de acordo com a necessidade de quem está pedindo e a possiblidade do credor de prestar tais alimentos, desta feita, não é a maioridade que faz cessar o dever de prestar alimentos, isso é um mito jurídico.

Nem sempre o maior de 18 anos estará apto para reger sozinho sua própria vida financeira, portanto, deixar de prestar assistência ao filho maior de 18 que ainda não é capaz de prover seu próprio sustento está em desacordo com princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana bem como da afetividade.

A ideia de que o pagamento de pensão alimentícia cessa automaticamente aos 18 anos é errônea, mitológica, inexistindo no ordenamento jurídico qualquer lei que determine um marco final para a pestação de alimentos devido ao critério etário.

O Superior Tribunal de Justiça sumulou a questão:

Súmula 358, " O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos."

Se o devedor de alimentos deixar de pagar a pensão ao filho apenas por ele ter atingido a maioridade, sem nenhuma decisão judicial ou acordo expresso, o filho necessitado terá a possibilidade de executar as parcelas que não foram pagas.

Portanto, para cancelar a pensão já estabelecida os pais devem promover uma ação judicial de exoneração, devendo provar que o filho já possui condições de gerir sua vida financeira sozinho, ou que não está estudando ou ainda que contraiu nupcias ou está em uma relação estável.

No caso de o filho não estar frequentando devidamente o curso e não estar trabalhando, deverá estabecer-se um prazo para que o filho consiga um emprego a fim de sustentar-se, para que assim o ócio não seja estimulado e o filho não se aproveite da pensão oferecida para nada fazer e apenas receber.

 O ordenamento jurídico não impõe um limite etário para a prestação alimentar, pois se o filho maior possui necessidade dos alimentos e os pais têm condições de provê-los, devem ser prestados ainda que o filho já tenha atingido a maioridade civil (18 anos), atendendo o binômio necessidade/possibilidade.

Os filhos com maioridade civil podem pedir alimentos aos seus genitores em três situações:

-filho maior de idade e incapaz; 
-filho maior e capaz que cursa escola profissionalizante ou faculdade e,
-filho maior capaz indigente, que está passando por dificuldades, não consiguindo gerir sua vida financeira sozinho.

Portanto, conforme já mencionado, o dever de prestar alimentos não cessa apenas com a maioridade em si, devendo ser analisada a necessidade do filho maior e a possibilidade do pai de prestar assistência, observando-se cada caso e circunstância.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Iandiara Lima

Advogada e correspondente jurídico em Pelotas/RS, atuante em causas cíveis, família, sucessões e Consumidor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos