Análise do caráter (in)delegável do poder de polícia frente as prestadoras de serviço público de direito privado

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

4 CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto no presente trabalho é possível perceber que há uma forte tendência da doutrina em permitir a delegação do poder de polícia para empresas públicas ou sociedades de economia mista. Estas possuem como característica principal o regime jurídico de direito privado.

No entanto, o regime jurídico poderá ser mitigado no caso de prestações de serviços públicos, como, por exemplo, a fiscalização do trânsito.

Para tanto, é fundamental que haja o contrato licitatório e o cumprimento legal, com a criação de lei para a permissão da empresa pública ou sociedade de economia mista realizarem o exercício do poder de polícia.

O poder de polícia é um limitador da liberdade individual para prevalecer a supremacia do interesse público. Desta forma, a existência dessa discussão doutrinária e jurisprudencial se perfaz de forma relevante e significativa para o âmbito jurídico.

O exercício do poder de polícia por agentes da administração pública indireta de direito privado, por outro lado, ensejaria a uma maior detenção de poder destes agentes, limitando, desta forma, um direito tão fundamental à sociedade, que é a liberdade.

Entretanto, é possível analisar que o serviço público modifica a própria característica da Administração indireta de direito privado. Isto, pois, as empresas públicas e sociedades de economia mista serão predominantemente de caráter de direito público, possuindo alguns privilégios destinados somente aos agentes de direito público, como, por exemplo, a não possibilidade de decretação de falência, visto que o serviço público possui o critério de continuidade; da mesma forma, se verifica com a imunidade tributária que é prerrogativa também das empresas públicas e sociedades de economia mista que prestam serviços públicos.


REFERÊNCIAS

BALTAR NETO, Fernando Ferreira; TORRES, Ronny Charles Lopes de; GARCIA, Leonardo de Medeiros (Coord.).Coleção Sinopse para Concurso. Vol. 9. Salvador: JusPODIVM, 2015.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal, ARE 662.186 RG/MG - Minas Gerais, Repercussão Geral no Recurso Extraordinário com Agravo. Relator Ministro Luiz Fux, julg. 22/03/2012, publ. 13/09/2012. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=%28ARE%24.SCLA.+E+662186.NUME.%29+OU+%28ARE.PRCR.+ADJ2+662186.PRCR.%29&base=baseRepercussao&url=http://tinyurl.com/a2d494y>. Acesso em: 21 março de 2016.

BRASIL, STJ, Resp 817.534/MG, Segunda Turma, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, julgado em 10/11/2009, DJe 10/12/2009 Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_cidadania/Poder_Policia/Jurisprudencia_policia/RESP%20817534.pdf

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2015

 MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo, 6ª edição. São Paulo. Editora Saraiva, 2015.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Palloma Massette Silva

Advogada Pós graduando em Direito Civil e Processo Civil

Saulo Seregatte

Advogado Tributarista Bacharel em Direito pela UNDB Especialista em Direito Tributário pela PUC/SP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos