Naturalidade do filho: local do nascimento ou local de residência da mãe do registrando? Alteração promovida na Lei de Registros Públicos pela Lei 13.484/2017.

Leia nesta página:

Este artigo visa analisar o §4º do art. 54 da Lei de Registros Públicos, incluído pela recente Lei n 13.484/2017.

A Lei de Registros Públicos (Lei Federal n. 6.015/1973) foi recentemente alterada em diversos dispositivos pela Lei 13.484/2017 e foram modificados temas sensíveis atinentes ao Direito Registral. Dentre tais temas, revela-se a inovação constante no §4º do art. 54 da LRP.

O Registro de Nascimento – documento indispensável ao exercício da cidadania – é o primeiro registro do indivíduo. Ele (registro) é necessário para os demais registros e/ou emissões de diversos documentos pessoais. Vale salientar que, assim como ocorre com a primeira certidão de nascimento, o primeiro registro de nascimento também é gratuito (vide Lei 9.534/1997).

Antes da entrada em vigor da Lei 13.484/2017, a naturalidade do filho estava adstrita ao município do local de nascimento. Assim, nascido em Salvador/BA – ainda que os pais residissem em Feira de Santana/BA, o menor seria registrado como natural da capital baiana. Seria, pois, soteropolitano.

Muitas vezes, a criança nasce em município escolhido pelos pais – e em local diverso da residência destes – única e exclusivamente porque no local da residência não possui maternidade ou a possui em condições precárias. A opção pelo local de nascimento da criança em lugar distinto da comarca onde ele provavelmente crescerá e viverá, portanto, por vezes, não se dá em razão de um vínculo com o local escolhido para o nascimento, e, sim, por uma necessidade contingencial.

Pensando nesta realidade, o legislador, ao editar a Lei 13.484/2017, inseriu o §4º ao artigo 54 da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973), possibilitando aos pais escolher o local de nascimento do filho: ou será o local de nascimento ou será o local de residência dos pais. Opção que deve ser feita pelos pais no ato do registro.

4º. A naturalidade poderá ser do Município em que ocorreu o nascimento ou do Município de residência da mãe do registrando na data do nascimento, desde que localizado em território nacional, e a opção caberá ao declarante no ato de registro do nascimento.       (Incluído pela Lei nº 13.484, de 2017).

O legislador, apesar da boa vontade, atento à realidade social de um país altamente desigual, com dimensões continentais, “pisou na bola” ao mencionar  apenas “residência da mãe” como opção, quando, a bem da verdade, deveria mencionar “residência dos pais”. Numa época em que o poder familiar é dividido isonomicamente entre pais e mães e o compartilhamento de responsabilidades passa a figurar como premissa nas relações filio-paternais/maternais, não faz sentido conferir a opção de registro apenas no município de residência da mãe; é uma realidade social pais que moram em diferentes cidades: nesse caso, em razão da isonomia constitucional e legal entre pais e mães, devem eles entrar em consenso acerca da opção conferida no art. 54, §4º, da LRP (ou residência do pai ou residência da mãe) – essa interpretação conforme a Constituição respeita o §5º do art. 226 da nossa Carta Republicana (§ 5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher).

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Giuliana Vieira de Sá Cardozo

Oficial de Registros Públicos, Titular do Cartório de Registros de Imóveis Títulos e Documento e das Pessoas Jurídicas da Comarca de Conde - BA, Membro Fundador do IRTDPJ-BA (Instituto de Registros Públicos e Títulos e Documentos do Estado da Bahia), Graduada pela UCSAL (Universidade Católica do Salvador), Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UCSAL e em Direito do Trabalho pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Ex-Procuradora do Município.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos