Equiparação salarial com a reforma trabalhista

23/11/2017 às 08:36
Leia nesta página:

Este texto aborda assuntos sobre a Equiparação Salarial com os novos aspectos trazidos pela Reforma Trabalhista.

INTRODUÇÃO

A palavra equiparação é originaria do latim, seu significado remete ao sentido de isonomia. Ela se baseia no tratado de Versalhes art. 427 que dispõe sobre a igualdade salarial no qual todos devem receber, sem qualquer discriminação de sexo, por um trabalho igualitário com o objetivo de prover o mínimo existencial ao trabalhador por meio do pagamento de um salário.

Conforme assegura o art. 41 da Constituição da OIT/1919.v esta convenção foi aprovada pelo decreto legislativo n.º 24 de 29 de maio de 1956, e promulgada pelo decreto n. 4721 de 25 de junho de 1957 que aduz sobre a remuneração igualitária entre homens e mulheres.

REQUISITOS

O art. 5º da CLT declara que: “a todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo”. O dispositivo mencionado firma em seu texto de forma clara a igualdade salarial, com o escopo de evitar discriminação em relação ao salário. Para que haja a configuração da equiparação salarial são essenciais que estejam presentes os seguintes requisitos: Identidade de função, trabalho de igual valor, mesmo estabelecimento e mesmo empregador.

          Identidade de Funções

Diz respeito às atividades exercidas pelo paradigma e do equiparando sejam as mesmas, pois se os empregados não executam os mesmos atos e as mesmas operações não se compatibiliza o direito a equiparação e não há também exigência que o equiparando possua certo grau de escolaridade.

Essa condição não afasta o direito da equiparação, a ressalva é somente se houver prova de que a maior instrução escolar implica diretamente na maior produção ou técnica na atividade exercida. Se para o exercício de especifica profissão haja obrigatoriedade de habilitação técnica, como exemplo médico ou advogado a isonomia é indevida, se o trabalhador não tem a qualificação prevista em lei.

       Trabalho de Igual Valor

Corresponde ao trabalho que foi exercido com igual produtividade e com mesma perfeição técnica, entre pessoas onde a diferença de tempo de serviço não seja superior a quatro anos e o tempo de função não seja superior a dois anos.

Ao requisito de igual valor a alteração ocorrida pela reforma trabalhista, foi em relação ao tempo de serviço, o trabalhador modelo se tiver tempo superior de serviço há quatro anos afastara ao reclamante o direito a equiparação, assim como tempo de função não superior a dois anos que permaneceu de maneira idêntica a redação anterior à reforma do art. 461 da CLT parágrafo 1°.

Uma exceção à equiparação decorre do quadro de carreira que sofreu flexibilização, podendo agora ser instituído por meio de negociação coletiva ou norma interna da empresa, que dispensa a homologação ou registro no Ministério do trabalho.

Não será obrigatório que as promoções sigam critérios como merecimento e antiguidade, sendo considerados então apenas os métodos estabelecidos em cada categoria profissional.

        Mesmo Estabelecimento

O art.461 da CLT anterior à reforma trazia em seu texto a expressão mesma localidade, o que ampliava o direito a equiparação já que o entendimento de mesma localidade se estendia a empresa filial, que não a empresa matriz.

A palavra localidade compreendia um sentido de empresas no mesmo município ou a municípios distintos que pertença à mesma região metropolitana, assim, mesmo que o trabalhador paradigma não estivesse na mesma empresa do equiparando o pedido de equiparação era possível.

Após a reforma a palavra localidade foi substituída pela palavra estabelecimento o que dá a ideia que para que haja direito de equiparação os trabalhadores devem estar situados na mesma empresa, não expandindo, portanto a outras filiais e nem que pertença ao mesmo município, o que mitiga a possibilidade do pedido de equiparação.

       Mesmo Empregador

O trabalho exercido pelo equiparando e pelo paradigma devem ser propostos ao mesmo empregador, em se tratando de equiparando que trabalhe para empresa de trabalho temporário e modelo presta para empresa tomadora de serviços não há hipótese de equiparação salarial, pois o trabalho oferecido se dá em face de empregadores distintos, a norma que regula o trabalho temporário é prevista na lei n.6019/74.

       Reforma Trabalhista e Multa

Dentre as alterações trazidas pela reforma trabalhista no art.461 da CLT ouvi a inserção do parágrafo 6º que prevê a hipótese de pagamento de multa, quando houver casos de discriminação referente a sexo ou etnia, o entendimento que teve o legislador foi de dar uma proteção maior ao empregado que for submetido a tais situações, podendo ser aplicada multa no valor de 50% do limite máximo dos benefício do regime geral da previdência social ensejando o pagamento das diferenças salariais e multas.

Por fim, com a inclusão do parágrafo 5° ao artigo 461 a reforma trabalhista em seu bojo extinguiu a possibilidade de reconhecimento de equiparação por paradigma remoto, sendo ela feita por meio de cadeia ou indicação, que é aquele empregado que obteve a equiparação a título de via judicial, não sendo mais cabível, portanto.

Considerações Finais

A reforma trabalhista que entrou em vigor dia 11 de novembro de 2017 promete causar grande impacto nas relações entre empregado e empregador, assim como a equiparação salarial sofreu certa mitigação, outros dispositivos na CLT foram modificados e até mesmo revogados.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Prevalece o convencionado sobre o legislado, sedo possíveis várias formas de negociação e o que atender melhor o interesse das partes, de imediato a sensação é de insegurança jurídica, pois com a reforma em voga é possível que hajam várias controvérsias e casos de inconstitucionalidade quando houverem choque de conflitos entre a lei da reforma e a CF/88.

 Portanto caberá ao juiz como diretor do processo julgar conforme a ética, moral e os bons costumes, priorizando a parte hipossuficiente já que o direito do trabalho foi firmado sobre lutas buscando igualdade e proteção.

BIBLIOGRAFIA:

 CASSAR, Vólia Bonfim. DIREITO DO TRABALHO (De Acordo com a Reforma Trabalhista lei 13.467/2017) Ed. São Paulo, 14° edição, 2017, 487p.

http://blogs.atribuna.com.br/direitodotrabalho/2017/08/reforma-trabalhista-equiparacao-salarial/ acesso em 13/11/17 às 12h27min.

http://lucasmarinho1991.jusbrasil.com.br/artigos/5015007006/reforma-trabalhista-equipara-çãosalarial/ acesso em 13/11/17 às 16h55min.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos