A importância da assessoria jurídica preventiva em condomínios

02/12/2017 às 10:20
Leia nesta página:

Síndico, não assuma riscos desnecessários, saiba das suas vantagens na contratação de uma assessoria jurídica especializada para seu condomínio.

Devido a existência de vários problemas enfrentados atualmente em um condomínio esta se tornando uma prática habitual realizar contratações de administradoras de condomínios, sendo empresas especializadas com foco exclusivamente em gestão condominial.

Não sabemos o motivo que a assessoria jurídica muitas vezes é deixada de lado. Em muitos casos o advogado só é contratado quando já existe um problema ou uma ação judicial em andamento o que pode causar muitos transtornos e desgastes, estamos diante de um judiciário moroso e em muitos casos ações levam anos para serem julgadas.

Entendo que uma assessoria jurídica não se pode pautar somente pelo litigioso, ou seja, quando já existe um conflito em andamento, mas também pela forma preventiva, sendo esta muitas vezes mais adequada para diversos casos evitando uma ação judicial.

Com uma assessoria jurídica preventiva atuante, o síndico consegue trabalhar de forma mais segura e eficiente, sempre tendo respaldo de seus advogados que iram orientá-lo da melhor forma possível, trazendo também mais conforto para os condomínios que ficarão cientes que o síndico esta fazendo o melhor para todos.

Importante destacar que, quando nos deparamos com leituras de artigos relacionados a síndico e condomínios na maioria das vezes são artigos tratando sobre responsabilidades e suas conseqüências, trazendo sempre uma sensação de problemas, para evitar isso nada mais correto do que a contratação de uma assessoria jurídica especializada permanente sendo esta muito mais vantajosa em relação à contratação somente quando surgir o problema.

E ainda mais, não é simplesmente a contratação de uma assessoria jurídica e sim a contratação de uma assessoria especializada, sabendo o que realmente o condomínio precisa.

Ressalto que, a assessoria jurídica não abrange somente cobranças de inadimplentes como muitos entendem, mas também outras causas tais como;

  • Trabalhistas
  • Ambiental
  • Criminal
  • Execução fiscal
  • Tributária
  • Contratual e demais áreas.

Um exemplo claro é elaboração de um parecer analisando um contrato, com isso podemos evitar inúmeros transtornos trazendo um ambiente seguro para serem firmados contratos muito mais vantajosos para o condomínio.

Portanto podemos concluir que a contratação permanente de uma assessoria jurídica especializada é de extrema importância para todos envolvidos em um condomínio.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leandro Galvão

Advogado atuante em Direito de família Direito civil Direito criminal Direito empresarial Direito tributário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos