4 erros comuns ao abrir uma empresa

14/12/2017 às 10:27
Leia nesta página:

Veja como evitar 4 erros comuns que podem prejudicar sua empresa.

1 - Não ter um Contrato Social.

Muitas pessoas preferem a informalidade: na prática têm um sócio, mas atuam como MEI (Microempreendedor Individual), ou sob outra forma jurídica.

Sem um documento que regule as relações entre os sócios não há como dizer: qual a participação de cada um na sociedade, quais assuntos devem ser aprovados por todos os sócios, quais são os direitos e obrigações de cada um deles, etc., e, portanto, não há qualquer segurança jurídica.

2 - Não registrar o Contrato Social na Junta Comercial.

Sem o registro do Contrato Social na Junta Comercial, tem-se uma "Sociedade em Comum". A Sociedade em Comum é um tipo jurídico no qual os sócios, nos termos do art. 990 do Código Civil, respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade. Isso significa que o patrimônio pessoal pode ser comprometido.

Mais ainda, a Sociedade em Comum pode ser provada por todos os meios de direito, conforme dispõe o art. 987 do Código Civil. Em outras palavras, um sócio pode responder pelas dívidas originadas pelo outro, com base em uma mera troca de e-mails, no qual um se refira ao outro como seu associado.

3 - Não registrar a marca no INPI.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão responsável pelo registro de um produto, serviço, logotipo, de modo a se ter exclusividade sobre esse.

Sem o registro no INPI, qualquer pessoa pode utilizar, por exemplo, do logo de uma empresa ou, ainda, registra-lo como de sua propriedade e exigir que a criadora da identidade visual lhe pague royalties. É de extrema importância o registro da marca no INPI, de modo a protegê-la.

4 - Não personalizar o Contrato Social.

O Contrato Social é o documento que regula a relação entre os sócios. Todas as regras da sociedade estarão nele. É muito importante que todos os empreendedores estejam de acordo com suas cláusulas de forma a evitar conflitos.

No vídeo abaixo, explicamos quais são as principais cláusulas que o Contrato Social deve ter:


https://www.youtube.com/watch?v=wI0cTX3nzxI&t=13s

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Veja como evitar 4 erros comuns que podem prejudicar sua empresa.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos