3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Nesta etapa será desmembrada a forma com a qual a pesquisa será realizada, esclarecendo a forma da pesquisa, a sua seletiva de dados e em seguida a comparação e divulgação da pesquisa.
3.1 Características da pesquisa
A presente pesquisa terá caráter de natureza aplicada, com objetivo exploratório, utilizando-se de uma estratégia de abordagem no certame de levantamento, com um controle de variáveis, adotando entrevistas individuais, de forma aleatória no grau de abrangência e com a análise de dados no que diz respeito pelo meio quantitativo.
3.2 Coleta de dados
A aplicação da pesquisa se dará pelo questionário dirigido as pessoas que trabalham diretamente no Varejo no atual ano de 2014. A entrevista será de forma aleatória independentemente da experiência ou tempo de empresa bem como o nível hierárquico.
4 INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DO RESULTADO
Nesta seção serão apresentados os resultados, bem como a análise do mesmo e a porcentagem das respostas do questionário proposto aos funcionários da empresa “S” em três unidades da mesma, ou seja, unidade “A”, unidade “B” e a unidade “C”, dentre os dias 13/10/2014 até 15/11/2014.
4.1 Dados da pesquisa
Nesta etapa foram entrevistadas trinta e sete pessoas dentre o período relacionado, nas três unidades subsequentes.
Os indivíduos entrevistados responderam as onze perguntas em relação ao tema proposto, ao qual abordava o ambiente de trabalho (questões 01 a 03), remuneração (questão 04) relação entre funcionário e chefe (questões 05 a 07) e o Assédio Moral propriamente dito (questões 08 a 11).
4.2 Ambiente de trabalho
Nesta etapa foram avaliados quesitos referentes ao ambiente de trabalho no que diz respeito à limpeza, materiais de trabalho e tempo da jornada laboral, como mostra a QUADRO 1:
Quesito |
Muito boa |
Boa |
Regular |
Ruim |
Péssima |
Higiene |
54,05% |
2,70% |
13,51% |
27,02% |
2,70% |
Material |
43,24% |
21,62% |
18,91% |
2,70% |
13,51% |
Jornada |
5,40% |
5,40% |
2,70% |
5,40% |
81,08% |
4.3 Remuneração
Aqui se observa o nível de satisfação do funcionário para com o seu salário, se este remete a igualdade com a atividade praticada conforme mostra a QUADRO 2:
Quesito |
Muito bom |
Bom |
Regular |
Ruim |
Péssimo |
Remuneração |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
100% |
4.4 Relações com o chefe
Nesta fase foi questionada a receptividade de faltas justificadas como o de atestados médicos e demais dispensas legais, relação direta e o retorno de um trabalho bem realizado conforme mostra a QUADRO 3:
Quesito |
Muito Boa |
Boa |
Regular |
Ruim |
Péssima |
Nenhum |
Faltas justificadas |
0,00% |
0,00% |
10,81% |
27,02% |
62,16% |
- |
Relação direta |
16,21% |
13,51% |
37,83% |
2,70% |
29,72% |
- |
Retorno de um trabalho realizado |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
2,70% |
2,70% |
94,59% |
4.5 Assédio Moral
Nesta ultima etapa de questionamento abordou-se diretamente o Assédio Moral no Varejo e meios de combate, como mostra a QUADRO 4:
Quesito |
Sim |
Não |
Presenciou ou sofreu |
100% |
0,00% |
Medidas tomadas |
37,83% |
62,16% |
Responsável punido |
13,51% |
86,48% |
Cessou |
13,51% |
86,48% |
4.6 Análises da relação entre os resultados e a existência de Assédio Moral nas relações de trabalho do Varejo
O ambiente de trabalho demonstrado na tabela 1 foi considerado na opinião dos entrevistados bem higienizado, com materiais de expediente suficientes para a atividade laboral, mas o tempo da jornada de trabalho na opinião da maioria dos entrevistados não é suficiente para realizar as tarefas diárias.
A remuneração ou salário propriamente dito como observado na tabela 2, foi considerado por todos os entrevistados como insuficiente em comparação com a atividade realizada.
No que diz respeito à relação com o chefe trazida pela tabela 3 pode-se observar que as faltas por mais que sejam justificadas estão não são bem aceitas, a relação com a chefia se mostra esparsa e reconhecimento por um trabalho bem feito praticamente não existe segundo a maioria dos entrevistados.
Em relação ao Assédio Moral trazido diretamente na tabela 4, os entrevistados na sua totalidade sofreram ou presenciaram essa prática abusiva e que não houve suficientemente medidas tomadas para coibir ou punir e até mesmo cessar, o que também não aconteceu.
5 SINDICATO
O papel de fiscalizar e amparar acabam por recair em cima dos sindicatos da classe varejista, além é claro do direito do trabalho. Aqui em Curitiba cabe ao SIEMERC regulamentar as convenções coletivas e delegar as mais diversas rescisões contratuais, direitos coletivo e a legislação especifica. (CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, SIEMERC, 2013/2014, p. 01 – 30).
Esta mesma convenção impressa incentiva a denúncia contra o assédio moral de uma forma bem simples e objetiva, ou seja, ao final de toda a legislação é oferecido ao leitor ou colaborador um desenho em uma das ultimas páginas a situação de uma discussão entre chefe e funcionário simulando a exaltação com berros e gritos por parte do Chefe como mostra a figura 1:
FIGURA 1 – Simulação de Assédio Moral
FONTE: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, 2013/2014.