Assédio moral nas relações de trabalho no varejo

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17/01/2018 às 11:50
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3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

              Nesta etapa será desmembrada a forma com a qual a pesquisa será realizada, esclarecendo a forma da pesquisa, a sua seletiva de dados e em seguida a comparação e divulgação da pesquisa.

3.1 Características da pesquisa

              A presente pesquisa terá caráter de natureza aplicada, com objetivo exploratório, utilizando-se de uma estratégia de abordagem no certame de levantamento, com um controle de variáveis, adotando entrevistas individuais, de forma aleatória no grau de abrangência e com a análise de dados no que diz respeito pelo meio quantitativo.

3.2 Coleta de dados      

              A aplicação da pesquisa se dará pelo questionário dirigido as pessoas que trabalham diretamente no Varejo no atual ano de 2014. A entrevista será de forma aleatória independentemente da experiência ou tempo de empresa bem como o nível hierárquico.


4 INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DO RESULTADO

              Nesta seção serão apresentados os resultados, bem como a análise do mesmo e a porcentagem das respostas do questionário proposto aos funcionários da empresa “S” em três unidades da mesma, ou seja, unidade “A”, unidade “B” e a unidade “C”, dentre os dias 13/10/2014 até 15/11/2014.

4.1 Dados da pesquisa

              Nesta etapa foram entrevistadas trinta e sete pessoas dentre o período relacionado, nas três unidades subsequentes.

              Os indivíduos entrevistados responderam as onze perguntas  em relação ao tema proposto, ao qual abordava o ambiente de trabalho (questões 01 a 03), remuneração (questão 04) relação entre funcionário e chefe  (questões 05 a 07) e o Assédio Moral propriamente dito (questões 08 a 11).

4.2  Ambiente de trabalho

              Nesta etapa foram avaliados quesitos referentes ao ambiente de trabalho no que diz respeito à limpeza, materiais de trabalho e tempo da jornada laboral, como mostra a QUADRO 1:

Quesito

Muito boa

Boa

Regular

Ruim

Péssima

Higiene

54,05%

2,70%

13,51%

27,02%

2,70%

Material

43,24%

21,62%

18,91%

2,70%

13,51%

Jornada

5,40%

5,40%

2,70%

5,40%

81,08%

4.3 Remuneração

              Aqui se observa o nível de satisfação do funcionário para com o seu salário, se este remete a igualdade com a atividade praticada conforme mostra a QUADRO 2:

Quesito

Muito bom

Bom

Regular

Ruim

Péssimo

Remuneração

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

100%

4.4 Relações com o chefe

              Nesta fase foi questionada a receptividade de faltas justificadas como o de atestados médicos e demais dispensas legais, relação direta e o retorno de um trabalho bem realizado conforme mostra a QUADRO 3:

Quesito

Muito Boa

Boa

Regular

Ruim

Péssima

Nenhum

Faltas justificadas

0,00%

0,00%

10,81%

27,02%

62,16%

-

Relação direta

16,21%

13,51%

37,83%

2,70%

29,72%

-

Retorno de um trabalho realizado

0,00%

0,00%

0,00%

2,70%

2,70%

94,59%

4.5 Assédio Moral

              Nesta ultima etapa de questionamento abordou-se diretamente o Assédio Moral no Varejo e meios de combate, como mostra a QUADRO 4:

Quesito

Sim

Não

Presenciou ou sofreu

100%

0,00%

Medidas tomadas

37,83%

62,16%

Responsável punido

13,51%

86,48%

Cessou

13,51%

86,48%

             

4.6 Análises da relação entre os resultados e a existência de Assédio Moral nas relações de trabalho do Varejo

              O ambiente de trabalho demonstrado na tabela 1 foi considerado na opinião dos entrevistados bem higienizado, com materiais de expediente suficientes para a atividade laboral, mas o tempo da jornada de trabalho na opinião da maioria dos entrevistados não é suficiente para realizar as tarefas diárias.

              A remuneração ou salário propriamente dito como observado na tabela 2, foi considerado por todos os entrevistados como insuficiente em comparação com a atividade realizada.

              No que diz respeito à relação com o chefe trazida pela tabela 3 pode-se observar que as faltas por mais que sejam justificadas estão não são bem aceitas, a relação com a chefia se mostra esparsa e reconhecimento por um trabalho bem feito praticamente não existe segundo a maioria dos entrevistados.

              Em relação ao Assédio Moral trazido diretamente na tabela 4, os entrevistados na sua totalidade sofreram ou presenciaram essa prática abusiva e que não houve suficientemente medidas tomadas para coibir ou punir e até mesmo cessar, o que também não aconteceu.

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5 SINDICATO

              O papel de fiscalizar e amparar acabam por recair em cima dos sindicatos da classe varejista, além é claro do direito do trabalho. Aqui em Curitiba cabe ao SIEMERC regulamentar as convenções coletivas e delegar as mais diversas rescisões contratuais, direitos coletivo e a legislação especifica. (CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, SIEMERC, 2013/2014, p. 01 – 30).

              Esta mesma convenção impressa incentiva a denúncia contra o assédio moral de uma forma bem simples e objetiva, ou seja, ao final de toda a legislação é oferecido ao leitor ou colaborador um desenho em uma das ultimas páginas a situação de uma discussão entre chefe e funcionário simulando a exaltação com berros e gritos por parte do Chefe como mostra a figura 1:

 FIGURA 1 – Simulação de Assédio Moral

                                                     

FONTE: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, 2013/2014.

Sobre a autora
Karoline de Cássia Dêa

Graduada no curso de Direito pela Faculdade Educacional Araucária – Curitiba – Paraná

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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