O vício oculto e a Canon 70D

24/01/2018 às 07:26
Leia nesta página:

O texto trata do problema apresentado pelas câmeras fotográficas Canon, modelo 70D, e o vício oculto, erro 80, que inutilizava os equipamentos.

Caro leitor (a), hoje vamos falar sobre o direito do consumidor, trazendo como exemplo o que acontece com a empresa de equipamentos fotográficos, Canon, cujo modelo 70D apresentou um defeito que inutilizava o equipamento, e a empresa simplesmente reparou o dano, sem qualquer cobrança ou exigência de nota dos consumidores. Afinal, a empresa foi boazinha?

Na época em que estava buscando equipamentos para produzir os vídeos que faço lá para o canal do Youtube, achei esta que seria a melhor câmera para gravação de vídeos do mercado, o modelo da Canon 70D. Entretanto, nestas buscas, diversos clientes relataram um tal erro número 80, que inutilizava a câmera.

Após muita apreensão dos consumidores, a empresa divulgou que consertaria todas as câmeras que apresentassem este fatídico erro, sem qualquer cobrança, inclusive aqueles equipamentos adquiridos fora do Brasil.

Aí surgiu a seguinte indagação, a empresa foi boazinha demais, ou estava utilizando o reparo gratuito como uma espécie de marketing positivo?

Eu, pessoalmente, acredito na hipótese do marketing, mas sei também que o reparo destes aparelhos foi muito além do que simples campanha publicitária, a empresa simplesmente tinha obrigação legal de reparar aqueles equipamentos.

O defeito (erro 80) era apresentado inclusive em equipamentos fora da garantia, e a empresa sequer questionou o reparo nestes aparelhos. O problema era derivado de um defeito de fabricação e poderia ou não vir a se manifestar no produto.

Bom, tratando de defeito de fabricação que se manifesta a qualquer tempo, não necessariamente no ato de aquisição do produto ou dentro do prazo de garantia, sendo certo que em momento algum o equipamento manifestou que este erro existia, estamos diante do exemplo clássico de vício oculto ou vício redibitório.

Vício oculto é um defeito no aparelho que não pode ser percebido dentro do período de garantia, pois não influencia no funcionamento do equipamento e não traz indício de que acontecerá.

No Código de Defesa do Consumidor, este fato está disciplinado no artigo 26, 3§. Vejamos:

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

§ 3º Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Segundo a norma mencionada, o prazo para se reclamar destes defeitos ocultos não terá início no ato de recebimento da mercadoria, mas, sim, do momento em que o defeito for evidenciado.

No exemplo que trouxe, verificamos que o equipamento apresentava o tal erro número 80 a qualquer tempo, podendo até não se manifestar, entretanto não existia a possibilidade do consumidor atestar se ele apareceria ou não, assim como não dava indícios quanto a isso.

Portanto, a empresa Canon, ao reparar o produto sem qualquer custo dos consumidores, além de uma simples manifestação de bondade, tinha obrigação legal de realizar o reparo, pois, ainda que o produto não estivesse mais na garantia, o prazo decadencial, nesse caso, começa a contar tão somente do momento em que o defeito ficou efetivamente evidenciado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Philipe Monteiro Cardoso

Advogado, Sócio fundador no escritório de Advocacia Cardoso & Advogados, Autor, Pós Graduando em Direito Civil pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos