Direito penal do inimigo

26/01/2018 às 18:08
Leia nesta página:

O texto avalia a crise política atual, a partir de obras literárias clássicas.

36 Ele lhes disse: "Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem;

e, se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma.

37 Está escrito: 'E ele foi contado com os transgressores'; e eu digo que isso precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir".

38 Os discípulos disseram: "Vê, Senhor, aqui estão duas espadas".

"É o suficiente!", respondeu ele.

Lucas: 22

Porém, não é somente isso. É pior, é atávico, messiânico. Mas também é mitológico: como expiação penal do crime inexplicável. No mito não precisamos de provas, o empirismo é prova rigorosa exigida apenas em ciência. No mito bastam fortes indícios.

Acreditamos em rastros judiciais, tanto quanto alguém acreditava no Estado de Direito – e como um aborígene punha sua fé num Totem. Hoje, a justiça é um Totem, o Estado é um Totem (Cassirer, 2003) e o direito não passa de ficção.

É assim que se pune sem provas: o crime é conexo à pessoa: o ser-político no Estado de Exceção (Martinez, 2010). Pois só ele tem o domínio do fato. A isto se liga o direito aplicado ao inimigo por um ato administrativo indefinido. O que é lógico, visto que o sujeito-político (inimigo) logo será um sujeito inexistente.

O Direito penal do inimigo se dá na base da relação amigo-inimigo. Não há novidade até aqui. A primeira citação de Jahobs Günter (2005) é de Hobbes (1983). Faremos uma adaptação: "Homem lobo-inimigo do homem". O lobo selvagem. A fera social a ser banida.

No antigo direito germânico era chamado de "homem-lobo" (Arruda, 2009). O devorador das almas do “cidadão de bem”. A besta-fera que deve ser penalizada em potência expandida.

Este inimigo de César (1999) – que serve de justificativa ao Cesarismo regressivo e repressivo (Gramsci, 2000) – era um homem incomum, um tipo de Homo Sacer: um homem sacralizado, nem homem de verdade, nem escravo, que podia ser imolado publicamente (Agamben, 2002).

Não há contradição, ao menos num sentido, se pensarmos que o sagrado e o profano têm condições diversas. No fim, o Homo Sacer estava fora do alcance da lei e podia ser derrubado como uma árvore seca. A Polis virava Pelourinho.

Por isso no nazismo o Estado era devedor da nação: comunidade do povo. O Nomos da terra cria e salva. Expulsa o lobo. O Nomos do direito deve banir. Elimina o sujeito. Do que decorre Carl Shcmitt (1992) e outra vez vem a relação “amigo – inimigo”. Inimigos são sempre hostis (como no latim) e não inimicus: a concorrência é inimiga, o rival na conquista do amor é inimicus. O bandido é hostil: hostis, inimigo mortal.

Neste quadro, deve insurgir-se um direito penal redentor, salvacionista. Contra todos os hostis. Não é à toa que muitos dirigentes da lava jato são pastores radicais: olho por olho. É a pós-modernidade jurídica brasileira: o Antigo Testamento no mundo moderno.

Isto ainda lembra a Idade Média: a confissão só tinha validade (legalidade) com a tortura – que lhe emprestava legitimidade. Para expurgar o mal. Só assim se "expia a pena". Também não assustaria se alguém citasse o mito de Adão e Eva.

Para os maus, hostis, faça-se uso do Tripalium. Sem dor não há guerra. Sem guerra não há cruzada. Sem cruzadas não há conquistas: o gladiador romano invocava “Força e Honra”. O castigo precede a redenção. Enfim, "vita mea, mors tua".

No entanto, como não podem matar fisicamente – a Constituição não permite a pena de morte e nem o desterro de nacionais – então, desconstroem a Pessoa Política. Retira-se o direito de conviver, como os germânicos, expulsando da Polis.

Joguem aos lobos, condenem às galés: Javert perseguiria o próprio Victor Hugo se pudesse (em Os Miseráveis, a personagem só não é mais miserável do que seu algoz). E não seria de estranhar, porque a vingança derradeira de Javert viria no Ultimo Dia de um Condenado (Hugo, 2002).

A personagem de Javert era um misto, um tipo ideal, entre promotor e carrasco de um pecador que, arrependido, fizera mais bem do que seu perseguidor. Isto, entretanto, de nada adianta.

Não pode haver licença, perdão, porque é um "inimigo-combatente": a personagem-Javert ressuscitaria no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria. Estaria atuante nos julgamentos sumários em tempos excepcionais de guerra santa. Sem condenação aos soldados por crimes de guerra; assim decretado pelo Pentágono no decreto conhecido como Ordem 17 (Schill, 2008).

Tudo é santo. Devemos separar o joio do trigo: por isso há tanta seletividade. E a relação com as tiranias, ditaduras também não é incomum. O lobo selvagem, como se sabe, é o animal político. Pois, é o único que não se conforma. Então, ou o inimigo-combatente (animal político) é eliminado ou se extingue a Polis.

No primeiro caso, vale o direito penal do inimigo: direito redentor para quem destina a lei aos amigos íntimos ou do rei. É o Direito da Seletividade que surge na prescrição de alguns crimes e, em outros, faz furar a fila para acelerar os julgados. No segundo caso, o outsider condena a Política, porque se intitula "a-político".

(Não adianta dizer que isto não existe, uma vez que esta teoria da pena, insuflada do poder da cura, desconhece a ciência.)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

De todo modo, a Polis é atacada: o outsider “a-politico” logo se transforma em antipolítico. Contra a Política. Isso é necessário porque o animal político é combatente, militante do "fazer-política". E gera conhecimento político que impede o surgimento do verdadeiro homem-lobo, ou seja, o outsider.

Como vimos, a vocação política do direito penal do inimigo é, exatamente, criminalizar a Política. Judicializar a Política é o oposto de criminalizar políticos profissionais desonestos. Trata-se de judicializar, para esvaziar, o espaço público – e não remover os piores da Política.

(No caso nacional, uma aliança entre plutocracia e cleptocracia…)

A natureza jurídica desse direito de cura, em consonância, exige conter, reprimir. É preciso “policiar a Política”.

Cabe aqui o uso/extensivo do policiamento regular, de milicianos e de mercenários. Historicamente, com Júlio César ou no 18 Brumário (Marx, 1978) - ou com a máfia italiana posta contra os esquerdistas -, usou-se tudo combinado. 

As referências ao nazifascismo não foram retóricas: a corrupção da República é fato gravíssimo, mas a corrupção da Política é insofismável.

Por isso, politicamente, é urgente nos aplicarmos ao antidireito penal – ao contrário do antidireito ideológico posto em andamento (Lyra Filho, 2002) –, agora como antidireito que descriminalize os amigos da Política e que não puna, preferencialmente, pobres e negros (Baratta, 2002).

Entretanto, o que os gendarmes não sabem é que a polícia (politia) e a Política (politikós) tem uma raiz comum: Polis.

Parecem desconhecer que a Política pode ser policiada, até subordinada, mas jamais será subornada. Se o ser “deixa” de ser animal político (sic), é porque não mais pertence à Humanidade. Não há ser social que sobreviva com inteligência artificial, e a inteligência natural decorre da Política.

Ainda é preciso endossar que, na antipolítica, todos são baratas (Kafka, 1997).

É uma pena pensar diferente.

Mas, esse é um dos sabores da vingança política que se come(rá) fria.


Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2002.

ARRUDA, Élcio. Primeiras Linhas de Direito Penal – parte geral: Fundamentos e Teoria da Lei Penal. São Paulo : BH Editora, 2009.

BARATTA, Alessandro. 3ª ed. Criminologia crítica e crítica do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2002

HOBBES, Thomas. Leviatã. Col. Os Pensadores. 3ª ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

CASSIRER, Ernst. O mito do Estado. São Paulo: Códex, 2003.

CÉSAR, Caio Júlio. Bellvm Civile: a guerra civil. São Paulo : Estação Liberdade, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. (Org. Carlos Nelson Coutinho). Volume III. Nicolau Maquiavel II. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2000.

HUGO, Victor. O último dia de um condenado. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

JAHOBS, Günther& MELIÁ, Manuel Cancio. Direito Penal do Inimigo: noções e críticas. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2005.

KAFKA, Franz. A metamorfose. 18ª reimp. São Paulo : Companhia das Letras, 1997.

LYRA FILHO, R. O que é direito. 17. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.

MARTINEZ, Vinício Carrilho. Estado de Exceção e Modernidade Tardia: da dominação racional à legitimidade (anti) democrática. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. UNESP/Marília, SP: [s.n.], 2010.

MARX, Karl. O 18 Brumário e cartas a Kugelmann. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SCHILL, Jeremy. Blackwater: a ascensão do exército mais poderoso do mundo. São Paulo : Companhia das Letras, 2008.

SCHMITT, Carl. O conceito do Político. Petrópolis-RJ : Vozes, 1992.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos