A mosca na garrafa, o peixe na rede e o labirinto: Bobbio e a contemporaneidade

01/02/2018 às 06:47
Leia nesta página:

O texto analisa, sucintamente, o pensamento de Norberto Bobbio acerca da condição humana frente aos desafios da convivência.

Norberto Bobbio, teórico do Direito, da Política e da Cultura, é um dos mais importantes pensadores do século XX e ativo interlocutor dos direitos humanos, da democracia e da paz na contemporaneidade.

Testemunha da “Era dos Extremos”, presenciou a violência fascista e a posterior redemocratização de uma Itália fulminada pela guerra. Inspirado em Rosselli, Cattaneo, Paretto e Eunadi, foi hábil mediador entre comunistas e liberais, nos anos cinquenta, e, como costumava dizer, quem quer agradar a dois litigantes, acaba desagradando a ambos. Porém, era o preço que pagara por “estar no meio”, aplicação prática da virtude aristotélica no incansável papel de intelectual público.

Devoto fiel do método racional, analítico e crítico, tinha por mote a tolerância, a confiança da solução pacífica dos conflitos e o diálogo: “a violência deixou de ser a parteira da História e vem se tornando cada vez mais sua coveira”, sentenciou o mestre. Da vida, extraíra uma lição: “aprendera a respeitar as ideias alheias, a deter-se diante do segredo de cada consciência, a compreender antes de discutir, a discutir antes de condenar”. Confessou, ademais, que detestava os fanáticos, pois eram os responsáveis pela “fúria dos extremos”.

Nesta linha de raciocínio, o filósofo de Turim explica a condição humana e o contexto em que a civilização se encontra, tendo por pano de fundo a questão das relações internacionais e o problema da guerra, a partir de três metáforas: a mosca na garrafa, o peixe na rede e o labirinto.

A primeira significa que a humanidade, assim como a mosca, está presa na garrafa e busca desesperadamente dela sair, de modo que apenas o filósofo, igual a um onipotente demiurgo, com suas construções teóricas e metafísicas, seria o único capaz de abrir a tampa da garrafa e libertar a mosca, no caso, a humanidade, de todos os males e flagelos que a acometem, tal qual a fome, a miséria, as doenças e a guerra. Trata-se, por assim dizer, de uma visão otimista, que coloca na mão de um salvador da pátria a chave para abrir as portas de um novo mundo, mais humano, fraterno, justo e igualitário.

A do peixe na rede, inversamente, não nos reserva alternativas de salvação. À semelhança do peixe que, inutilmente, se debate para fugir do pescador, o destino de todos é, de forma inevitável, a morte e o extermínio mútuo, sendo a guerra inerente à própria natureza humana. Há aqui um diagnóstico cético e pessimista para o futuro de nossa espécie, levando-se principalmente em conta o arsenal bélico de algumas potências nucleares, o sentimento de terror e niilismo que tal realidade implica.

Por fim, elabora a metáfora do labirinto, segundo a qual a saída existe e é possível, mas a tarefa de encontrá-la é difícil, demorada e extenuante, exigindo enorme esforço da sociedade na resolução dos conflitos e dos problemas advindos da convivência humana. Bobbio, no entanto, indica a razão, o diálogo e o consenso como instrumentos necessários à realização dessa tarefa. No labirinto, a humanidade, não raro, se depara com becos sem saída (via bloccata). Isso requer constantes movimentos de retorno e de recomeço, de modo que sempre se devam seguir os ditames da boa razão. Esta análise induz uma posição realista frente aos desafios humanos, pois não cai na armadilha do otimismo e no conformismo pessimista das teses anteriores.

As grandes dicotomias, aliás, eram temas recorrentes nas elucubrações de Norberto Bobbio. Definiam-no e se definia como “socialista-liberal”, “iluminista-pessimista” e “realista-insatisfeito”, o que reflete a formação intelectual complexa do italiano. E o que pode parecer, a princípio, uma contradição irresoluta, na verdade, é o grande mérito de Bobbio na contribuição filosófica do século passado.

Homem da academia e do debate público, legou a todos nós obra vastíssima, além de deixar uma legião de incontáveis seguidores. O pensamento bobbiano ainda influi, vigorosamente, o Direito e a Política na Europa, América Latina e Brasil.

Talvez a releitura dos textos de Norberto Bobbio seja o fio condutor que nos levará ao melhor caminho dentro do labirinto da História da humanidade num período tão crucial como esse que estamos vivendo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcos Antônio da Silva

Mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos