Aborto: da percepção do feto à vida

Leia nesta página:

O presente artigo tem por finalidade abordar o conceito, o modo como é socialmente e juridicamente visto, os problemas e possíveis soluções acerca do aborto

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade abordar o conceito, o modo como é socialmente e juridicamente visto, os problemas e possíveis soluções acerca do aborto. A cada ano o índice de mulheres que cometem o aborto só tende a aumentar o que socialmente falando gera discussões com diferentes pontos de vista. O fato é que esse crescimento alarmante é preocupante, pois se de um lado vê-se o aborto como a retirada de um ser ainda sem vida, por outro se têm a percepção de que este está ali no útero por um motivo, e esse motivo é viver. Infelizmente, majoritariamente o que prevalece é a primeira concepção, ou seja, de que o ser que ali está não possui ainda uma visão de mundo e que não há importância retirá-lo. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é induzir os cidadãos a uma maior reflexão e ainda sensibilização para que esses possam se conscientizar diante desse problema, especificamente em casos que a mulher tenha reais e totais condições de trazer ao mundo mais um indivíduo.

.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito e Abordagens:

Abortar significa “retirar” seja espontaneamente ou por fatores de riscos um ser em estado de formação que se encontra no útero da mulher.  A questão é: esse ser merece em contrapartida a denominação ser “humano”? Ou a humanidade vem única e somente após o parto? Analisando de uma maneira geral, se o ser é humano agora e para chegar a qualquer estágio que seja (bebê, criança ou adulto) ele certamente precisa passar pelo estágio inicial, ou seja, quando ainda era feto, como pode este não possuir humanidade se o mesmo é uma etapa a qual todos necessitam passar? 

Diversos são os pontos de vista acerca do aborto, há quem o veja como solução para os problemas, há quem o veja como um pecado inestimável. Segundo o médico, oncologista, Drauzio Varella “os legisladores precisam abandonar a imobilidade e encarar o aborto como um problema grave de saúde pública, que exige solução urgente.” Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, diz que:

 Tentar solucionar os milhares de abortos clandestinos realizados a cada ano no País com a legalização do aborto é uma ação paliativa, que apontaria o fracasso da sociedade nas áreas da saúde, da educação e da cidadania e, em especial, daqueles que são responsáveis pela legislação no país. (ARNS,Z.)

 Quem enxerga o aborto como uma ação de solução, deve necessariamente enxergar que esse problema existiu devido a uma conseqüência omissiva do próprio e desta não deve fugir. Como bem cita Silvio Medeiros “trata-se de uma questão anterior a própria religiosidade, que parte da própria condição de sermos e existirmos como ser humano,esse animal racional que pensa,decide e age livremente.”

2.2 CONSEQUÊNCIAS:

Existem consequências tanto físicas como psicológicas para quem comete tal crime. Alguns efeitos físicos são: insuficiência ou incapacidade do colo uterino, partos complicados, aumento do percentual de abortos espontâneos nas pacientes que já abortaram, isoimunização em pacientes Rh negativo, dentro outros. Também podem vir a existir efeitos psicológicos, são eles: queda na auto-estima pessoal pela destruição do próprio filho, frigidez (perda do desejo sexual), aversão ao marido ou ao amante e ainda depressões.

O impacto do aborto no corpo da gestante e no ovo, embrião ou feto vai depender muito do meio ou método escolhido, da pericia de quem realizar a manobra abortiva e do período de gestação. Tudo isso pode tornar o aborto uma aventura mais ou menos perigosa, incluindo o risco de vida e de esterilidade para a gestante, sem contar a morte ou deformação da criança. (NERV, núcleo espírita rosa dos ventos)

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante dos devidos argumentos, é necessário entender que abortar é acima de tudo retirar a chance que alguém poderia ter de vir ao mundo. Porém em casos já previstos em lei não há o que se julgar. Abortar, ou seja, retirar um indivíduo que viria a ser seu próprio herdeiro, e que honraria tal designação é um tanto errôneo e inconsequente. Além disso, existem consequências que poderão ser levadas por toda uma vida, efeitos que poderiam ter sido evitados se tivesse havido uma maior reflexão acerca da situação.

Referências:

ARNS,Z.Entrevistas.2014. Disponível em:<http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=8608&cod_canal=41>Acesso em: 22 de nov.2014.

VARELLA,D.A questão do aborto.2014.Disponível em:<http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/a-questao-do-aborto/>Acesso em:22 de nov.2014

NERV.Conceito de aborto.2014..Disponível em:<http://www.nervespiritismo.com/espiritismo_sec_xx1_aborto_conceito.html>Acesso em:22 de nov .2014.

Provi da família.2014.Disponível em:<http://www.sinaisdostempos.org/aborto/consequencias-fisicas-do-aborto>Acesso em:22 de nov.2014.

MEDEIROS,S.L.Razões para qualquer pessoa ser contra o aborto.2014.disponível em: http://www.naoqueroabortar.com.br/?page_id=91Acesso em:22 de nov.2014.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Waleska Amorim

estudante do curso de direito da faculdade paraiso do ceara.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos