Ministério público de contas nos estados: o que é? onde fica? para que serve?

26/03/2018 às 12:24
Leia nesta página:

Pretende-se explicar, de forma simples, o que é o Ministério Público de Contas e como sua atuação é importante dentro de um Estado Democrático de Direito que, além de dever obediência às leis em sentido amplo, tem o POVO como legítimo titular do poder.

O artigo 127 da Constituição Federal (nossa lei maior) conceitua o Ministério Público como uma “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Pouco depois, o artigo 130 traz a previsão constitucional de um Ministério Público com a especial missão de atuar junto aos Tribunais de Contas. Reconheceu-se ali, portanto, a natureza de instituição essencial à Justiça do órgão que chamamos de Ministério Público de Contas – MPC.

Isso foi de grande valia para fortalecer a natureza de instituição essencial desse órgão de contas especialmente porque, apesar de já ter sido mencionado em Constituições anteriores (art. 73, §5º, da Constituição de 1967 e art. 72, §5º, da Constituição de 1969), alguns autores entendem que foi apenas com a nossa Constituição de 1988 que o Ministério Público de Contas se tornou uma instituição constitucional propriamente dita.

Mas o que isso tem a ver com você ou comigo? Bem, em resumo, tudo! Apesar de sua atuação se dar apenas extrajudicialmente, o MPC tem a importante missão de atuar na fiscalização orçamentária e no controle externo. Em termos mais simples, significa dizer que este órgão tem a missão de auxiliar os Tribunais de Contas a controlar e fiscalizar a execução do orçamento e os atos de gestão dos recursos públicos.

Para melhor entender do que se trata tudo isso, é preciso compreender o que é controle externo. De acordo com ampla doutrina sobre o tema, controle externo pode ser resumidamente conceituado como o controle realizado por um órgão estranho ao que está sendo controlado, ou seja, é um controle feito por um órgão de fora.

E o que pretende esse controle externo? Simplificando, pode-se dizer que ele objetiva fiscalizar a Administração Pública. E por que ele é tão importante? Simplesmente por ser o instrumento que possibilita que o povo, verdadeiro titular do poder, saiba como seus representantes gerenciam a riqueza do país.

A Constituição disse que cabe ao Congresso Nacional (Legislativo), com o auxílio do Tribunal de Contas da União, “a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas”.

A previsão constitucional tratou apenas dos órgãos federais, mas devido ao que chamamos de princípio da simetria, o mesmo se aplica aos órgãos e Poderes dos Estados. Assim, no âmbito estadual, o controle externo será exercido pelas Assembleias Legislativas com o auxílio dos Tribunais de Contas Estaduais. E é dentro da estrutura destes Tribunais que se encontra o Ministério Público de Contas, órgão de natureza especial que não faz parte do conhecido Ministério Público Estadual ou do Ministério Público Federal.

Enquanto o Ministério Público “comum” (Ministério Público Estadual, da União e do Distrito Federal) atua perante o poder judiciário propondo ações penais ou cíveis e fiscalizando o cumprimento das leis em sentido amplo nos processos judiciais, o Ministério Público de Contas tem a função primordial de defesa, fiscalização e controle externo contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial dos órgãos públicos e entidades que recebem recursos públicos dentro dos Estados e Municípios. Tudo isso exercido no âmbito do Tribunal de Contas do Estado que, importante dizer, apesar de levar o nome de “tribunal” não é um órgão do Poder Judiciário.

Como se pode perceber, o Ministério Público de Contas é um importante instrumento do regime democrático que possibilita que a gestão do patrimônio público seja devidamente fiscalizada e acompanhada pelos cidadãos e, ainda, que ajuda garantir que qualquer irregularidade ocorrida no gerenciamento dos recursos públicos seja devidamente apurada e penalizada dentro dos limites de sua atuação.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Caline Costa

Graduada em Direito pela Universidade de Várzea Grande - Univag. Foi Advogada do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (ingresso por concurso público); Foi Advogada da Petrobras Distribuidora, lotada na Gerência de Tribunais Superiores em Brasília-DF (ingresso por concurso público); Atualmente, é servidora pública do Ministério Público de Contas de Mato Grosso.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos