Licitações Sustentáveis: O Poder de Compra do Ente Público para a promoção da sustentabilidade.

24/04/2018 às 15:32
Leia nesta página:

Artigo com enfoque sobre o Poder de Compra do Ente Público e a importância do critério sustentabilidade nas licitações.

A humanidade tem experimentado uma crise ambiental sem precedentes, caracterizada pela destruição progressiva da biodiversidade, o aquecimento global, a escassez de água propícia ao consumo, entre outros problemas. Nesse contexto, as compras governamentais podem influenciar positivamente a ampliação de um mercado que já vem descobrindo nessa fonte ótimas oportunidades de negócio.

As compras governamentais, que no Brasil movimentam recursos estimados em 20% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG, 2012), mobilizam setores importantes da economia que se ajustam às demandas previstas nos editais de licitação. Dessa forma, é enorme a responsabilidade do gestor público encarregado de assegurar a livre-concorrência, sem perder de vista o interesse do governante em dispor do melhor produto/serviço, pelo menor preço.

O papel do gestor público em se atentar a quais produtos ou serviços causam menos impacto sobre o meio ambiente, quais os que possuem menor consumo de matéria-prima e energia, quais aqueles que poderão ser reutilizados ou reciclados após o descarte é de extrema necessidade.

A preocupação apenas com o menor preço se mostra uma visão ultrapassada, pois ao mesmo tempo que devemos minimizar custos também devemos nos preocupar quais impactos ambientais que os produtos adquiridos causaram/causarão no meio ambiente, ou seja, o produto adquirido possui alguma substância que fere a camada de Ozônio? Qual o destino dos resíduos da construção civil? O que é feito com o descarte dos pneus dos veículos da Prefeitura? O material desse produto poderá ser reaproveitado? Enfim, são diversas preocupações que devem ser adotadas ao se realizar uma licitação, não apenas a observância do menor preço.

A Administração pública que promove uma licitação sustentável assume perante a opinião pública o compromisso com a vida e o reconhecimento de uma gestão moderna, responsável e eficiente.

O Brasil tem alcançado conquistas significativas para a transparência dos processos licitatórios. Porém, a maioria dos editais vigentes no país é omissa em um requisito fundamental: ser sustentável.

Já é possível encontrar na legislação brasileira restrições à compra de madeira clandestina da Amazônia, de produtos que contribuam para a destruição da camada de ozônio, ou ainda, normas que privilegiam a compra de veículos com combustíveis mais limpos, de equipamentos que racionalizam o consumo de água, ou reduzam o desperdício de energia.

Salienta-se que diversas pesquisas realizadas por institutos confirmam a disposição da maioria dos consumidores brasileiros em adquirir produtos e serviços que sejam sustentáveis. Dessa forma, governos que promovem licitações sustentáveis assumem perante a opinião pública o compromisso com a vida, com as gerações futuras e com o uso racional e inteligente dos recursos.

A adoção do critério de sustentabilidade nas licitações se torna um tema atual e extremamente necessário, devido a representatividade do ente público como um dos grandes consumidores na economia, o que constitui fator decisivo para a preservação do meio ambiente.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Kassiane Killes Ramos

Advogada. Graduada pela Unisinos. Especialista em Direito Previdenciário. Técnica Contábil pelo IFSUL. Bacharel em Administração Pública pela UFSM.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos