Quem nunca se viu diante de tal pergunta pelo seu cliente?
É revoltante.
Diversas vezes recebi ligações de pessoas, me informando que estão precisando de serviços jurídicos e que necessitava urgente de conversar.
Certo, agendava um horário, que por diversas vezes ia além do expediante do próprio escritório, para ser um amigo, psicólogo, psiquiatra, e ainda consultor jurídico, ouvindo atentamente, ao problema colocado na mesa e dando soluções alternativas, que ao final era necessário uma demanda, seja trabalhista, cível, ou até mesmo criminal.
Até aí tudo bem, ainda era o anjo enviado para lhe salvar, mas então em um passe de mágina, depois de informar o valor pelo serviço, logo me tornava o vilão, ou melhor todos os advogados se tornam vilões.
Sim, apenas por dizer quanto lhe cobraria, por valorizar meus anos de estudos e dedicação, por querer quitar minhas contas, e ainda abastecer meu carro, para poder prestar um serviço ao meu cliente despreoucupado.
Mas não, o advogado não precisa se alimentar, não precisa de pagar suas contas, não precisa de lazer, o advogado precisa cobrar somente ao final da ação, porque o cliente simplesmente quer.
Fico pensando se eu colocar meu carro em uma oficina, se o mecânico irá receber apenas se o carro não quebar mais (ganhar a causa), se ele vai aguardar, fico imaginando se a companhia de energia e de água irão esperar essa causa desse cliente realmente sair.
A advocacia anda desvalorizada, massacrada e mal vista, pela sociedade, para eles somos sombras que em apenas algumas horas entram com uma petição e acabam com seus problemas, e toda essa visão foi causada simplismente pelos próprios colegas, sim, recentemente recebi em minha rede social uma planilha de valores para advogacia correspondete, e me assustei, pois audiência sendo feita por R$10,00, cópia de autos por R$5,00, me pergunto se este advogado tem alguma moradia dentro do fórum, pois tal valor não paga nem mesmo o combustível.
Quando começei meu curso, me lembro de um professor dizendo que a advocacia é uma profissão belissíma, que iríamos defender o direito do cidadão, que ao final de uma causa vencida, me restaria um sorriso, de saber que o meu trabalho foi bem feito.
Pena, não ter falado, que para cada 10 clientes que eu atendesse, 9 me perguntariam se eu cobraria somente ao final da ação, uma pergunta que entristece a qualquer um. Por vezes testemunhei clientes implorando para uma cobrança somente no êxito, isso na parte da manhã, e de noite estavam postando fotos em boates, tomando bebidas caras.
Concluindo, o bom profissional é valioso demais para se prostrar diante da pergunta, o Dr. poderia cobrar somente ao final da ação.