Direitos básicos do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor ajusta a forma como o consumidor deve ser tratado nas mais diversas situações.

 Entre alguns direitos que você tem como consumidor estão:

 1. Qualquer pessoa que for cobrada por uma dívida já paga ou por um valor superior ao devido, tem direito ao recebimento em dobro, no caso da dívida já quitada, e do valor exigido a mais, no caso de cobrança de valor superior ao devido.

2. Os bilhetes de ônibus tem validade de 01 (um) ano, independente de estarem com data e hora marcados, podendo, dentro do prazo de validade, ser remarcados.

3. O prazo para exclusão dos cadastros de proteção ao crédito após a quitação da dívida é de 05 (cinco) dias.

4. Em caso de compras feitas pela internet ou telefone, você pode desistir da compra em até 07 (sete) dias contados da assinatura ou do recebimento do produto.

5. A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículos ocorridos em seu estacionamento, independente de cobrança.

6. Se a ligação cair, você pode, dentro de até 02 (dois) minutos, realizar a ligação novamente sem ser cobrado novamente pela chamada.

7. Toda instituição bancária é obrigada a fornecer determinados serviços gratuitos aos correntistas.

8. Na compra de um imóvel você não é obrigado a contratar qualquer serviço de assessoria oferecido pela construtora.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0