Resenha sobre a teoria tridimensional do direito

10/06/2018 às 17:04
Leia nesta página:

Esta é uma resenha da obra de filosofia do direito de Miguel Reale, do seu título X, que trata da teoria tridimensional do direito. Segue o resumo ora em comento.

O autor começa a tratar de assuntos históricos do termo “direito”, fazendo diferenciações com a palavra liberdade e igualdade. Direito, antes de qualquer definição foi compreendida como um fado, cuja ordem foi estabelecida dos desejos e arbitrariedades. Na idade das cavernas, as regras eram de cunho religioso. Ao passar dos milênios, a descoberta de uma ordem era questão da experiência. Logo depois, surgiu definições de justiça, observou-se que ela estava presente somente quando a divindade estava. Se interlaça como um poder soberano sobre os homens.

Numa outra fase, o direito era definido como norma. Após estudos, constatou que o direito se divide em elementos constitutivos denominados de valor, norma e fato. Estes são conjugados com a tridimensionalidade específica, incluindo eficácia, fundamento e vigência. Contudo, ainda são comparados com o sociologismo jurídico, o moralismo jurídico e o normativismo abstrato, que juntos formam a tridimensionalidade genérica.

Essa divisão houve várias críticas, e comento a de Emil Lask, que utilizou da cultura como argumento principal, já que a realidade e o dever ser estão atrelados a aspectos culturais do indivíduo.

Eduardo Garcia Máynez divide o direito de outra forma, sendo mais claro em: direito formalmente válido, se referindo a vigência da norma para ser obedecida; direito intrinsecamente válido, é a ética do direito, sua justiça; e por fim; direito positivo, é o verdadeiro direito exteriorizado na sociedade. E como não podia ser diferente, também houve críticas, opiniões e tentativas de aperfeiçoar esta visão de Máynez.

Com o tempo, se viu a necessidade de definir direito como uma unidade, deixando de lado esta tricotomia em vários trabalhos nas Américas. Essa afirmação também não durou muito tempo, já que em seguida, a experiência não obteve êxito em manter a unidade do direito, junto com perspectivas. O direito ainda passou a ser estudado sobre aspectos filosóficos, sociológicos e jurídico-formais. São modificações que se seguiam, para tentar a melhor definição desta ciência social.

O autor ainda afirma que para uma lei ser criada, antes disso se baseia no fato, não ao fato empírico, mas na experiência de uma evolução como um todo. Denota ainda a importância da relação entre a força normativa e o poder, aludindo que são inseparáveis.

Há o reconhecimento de que o direito é dinâmico, já que as leis devem acompanhar o avanço da sociedade. O que pode não ser certo hoje, amanhã já poderá ser. A norma sendo uma literalidade genérica, o trabalho do intérprete e do aplicador, adquire suma importância, visto que ele será capaz de humanizar a norma, aplicá-la ao caso concreto, verificando os meios interpretativos para tal, de maneira a não cometer injustiças.

Em regra, a norma é definida seguindo os acontecimentos históricos relacionados ao tema em questão. Reale apoia a doutrina do Direito Livre, aquela que dá poder ao magistrado de fazer a adaptação da lei para a realidade do caso.

O fundamento do direito possui um problema, seu estudo pode levar a vários ideais, já que a cultura, os princípios e fundamentos de determinada sociedade, varia de lugar para lugar. Desse modo, o que pode ser direito e justo para uns, já não pode ser para outros. Como já expresso nesta resenha, o direito e inclusive o homem e os fatos sociais são mutáveis a todo instante. Nesta lógica, é crível salientar um fundamento do direito ligado ao Direito Natural. Este tem base de regramentos da essência do homem e está firmado como irredutível historicamente.

Quando o legislador desenvolve uma lei, ele não pode simplesmente criar por criar, melhor dizendo, criar a lei friamente sem observar o conjunto do ordenamento em que ela estará inserida. Se isto ocorrer, acontecerá uma anormalidade momentânea, como regra, e como consequência ocorrerá uma violação dos valores apregoados pela sociedade habitual.

Neste aspecto normativo, é bem frisado pelo autor no que tange pressupostos aplicados pelo ordenamento sobre a legitimidade de se criar uma lei que será imposta a todos, caso contrário, não haveria uma força que permite o Estado executar contra a vontade individual um interesse da sociedade da época.

Para que uma lei tenha efeito, ela necessariamente tem que passar por algumas fases, como a positividade, sendo a sua elaboração; vigência, no que tange sua aprovação para começar a orientar as relações em sociedade; e eficácia, se relacionando com o seu real cumprimento da lei pré-fixada no ordenamento jurídico.

De certo modo, é o homem que tem que ser o guardião da consonância das leis com a realidade social.

Por fim, é importante destacar que um sistema normativo será aplicado de forma eficiente só quando correlacionar fato, valor e norma. E junto a isso, a metodologia jurídica e as suas subdivisões, ajudam a se chegar ao real saber jurídico.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos