O direito à vida do nascituro e a dignidade da gestante

01/07/2018 às 22:47
Leia nesta página:

Direito à vida e a Dignidade Humana são princípios constitucionais que devem ser observados em equilíbrio, para que não deturpe o direito à vida bem como os direitos da mulher.

O Direito a vida para fim de proteção jurídica consiste no direito de todos os seres humanos viverem, traduzindo assim na própria existência corporal e fisiológica do ser humano, devendo se afastar a concepção moral, social, política, religiosa ou racial acerca da vida humana.

 Existe, pois, uma diferença entre a dignidade da pessoa humana e o direito à vida, onde um não se pode confundir com o outro, em um lado o direito à vida possui um caráter uno de garantia fundamental, enquanto que a dignidade da pessoa humana é, além de uma garantia fundamental, um valor-fonte que conforma e inspira todo o ordenamento constitucional, sendo assim um dos requisitos para o direito a vida, é que a tenha com dignidade.

Observa-se que a dignidade humana é um fundamento do estado democrático de direito, sendo assim, é esse princípio que dará fundamentação aos demais princípios, portanto, como fonte dos demais princípios, os demais princípios/direitos não podem o ferir.

A vida é assegurada a qualquer pessoa natural, e a proteção consiste do seu início até seu fim, um dos pontos que tem absorvido bastante discussão é sobre quando se inicia a vida? É inegável a controvérsia existente acerca do início da vida, entretanto existem algumas teorias que aduzem o momento do início da vida:  a) A partir da concepção; b) a partir do início da vida viável, ou seja, quando o embrião consegue viver fora do útero; c) com a formação do sistema nervoso central. Atualmente nosso novel Penal tem utilizado a Teoria da Nidação, na qual afirma ter seu início com a fixação do embrião na parede uterina.

A medicina diz que o fim da vida se caracteriza pelo fim total de sua atividade cerebral, ou seja, um indivíduo é considerado morto com o fim da sua atividade cerebral, dessa forma, por analogia, o início da vida se dá ao feto quando se inicia a atividade cerebral e neste sentido é que se observa que a teoria que acredita que o início da vida se dá pelo desenvolvimento do sistema nervoso central é o mais lógico a se acreditar.

O CFM (Conselho Federal de Medicina), se posiciona dizendo que o aborto deve ser descriminalizado, além do aborto necessário e aborto de gravidez em caso de estupro, deve haver uma alteração legislativa para que também seja permitido o aborto nos casos em que comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos; e por vontade da gestante até a 12º semana de gestação, pois após esse momento o feto já estará desenvolvendo o sistema nervoso central, além domais, a partir daí o risco de vida a gestante é maior. Dessa forma o CFM resguarda a dignidade da pessoa humana da gestante bem como o direito à vida do feto, e novamente, de maneira tácita, demonstra sobre o início da vida.

Frente ao posicionamento da Medicina tecnicamente falando podemos questionar se não seria o direito evolutivo ao ponto de reconhecer tal posicionamento resguardando a dignidade da mulher bem como sua integridade física e psíquica.

Observa-se que a dignidade da pessoa humana é um princípio que se encontra amplamente presente em decisões judiciais, sobretudo no âmbito das jurisprudências do Supremo Tribunal Federal, pois este princípio tem atuado como critério de interpretação e aplicação do direito. (HC 94163, rel. Min. Carlos Britto, j. 02-12-2008).

Analisando, também, a tutela estatal acerca do direito a vida do feto o Ilustríssimo ministro Luís Alberto Barroso dispõe em julgamento de HC :

De outro lado, também se verificou que a criminalização do aborto promove um grau reduzido (se algum) de proteção dos direitos do feto, uma vez que não tem sido capaz de reduzir o índice de abortos. É preciso reconhecer, porém, que o peso concreto do direito à vida do nascituro varia de acordo com o estágio de seu desenvolvimento na gestação. O grau de proteção constitucional ao feto é, assim, ampliado na medida em que a gestação avança e que o feto adquire viabilidade extrauterina, adquirindo progressivamente maior peso concreto. Sopesando-se os custos e benefícios da criminalização, torna-se evidente a ilegitimidade constitucional da tipificação penal da interrupção voluntária da gestação, por violar os direitos fundamentais das mulheres e gerar custos sociais (e.g., problema de saúde pública e mortes) muito superiores aos benefícios da criminalização. (hc barrso)

A dignidade humana é um fundamento do estado democrático de direito, sendo assim, é esse princípio que dará fundamentação aos demais princípios, portanto, como fonte dos demais princípios, e os demais princípios/direitos não podem o ferir. O crime de aborto, nessa visão poderá ferir, o princípio da dignidade da pessoa humana da mulher, sob a perspectiva do direito à vida do embrião.

Novelino (2017) enumera alguns direitos fundamentais da mulher que são atingidos com a criminalização do aborto: a) a autonomia reprodutiva da mulher, e sua liberdade de escolha, bem como a dignidade da pessoa humana, que confere ao indivíduo uma capacidade de autodeterminação sem a interferência do Estado; b) o direito a igualdade de gêneros, pois a criminalização do aborto causa um impacto desproporcional nas mulheres em relação aos homens; c) o direito à privacidade que deveria ser amplo e suficiente para compreender o direito da mulher de interromper ou não sua gravidez.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Dessa forma temos que a ninguém pode ser imposta pena ofensiva à dignidade da pessoa humana, vedando-se reprimenda indigna, cruel, desumana ou degradante. Este mandamento guia o Estado na criação, aplicação e execução das leis penais. (Sanches p. 97)

O Direito Penal, é praticado em obediência ao Direito Constitucional, sendo assim, conforme evolui a sociedade, a adaptação da interpretação constitucional, também deve recair sobre o Direito penal.

Conclui-se assim seguindo a premissa de que a descriminalização no aborto até a 12ª semana de gestação teria como base de sustentação o direito constitucional inserido no artigo 226, § 7º, do princípio da intervenção mínima do estado, e ainda para resguardar os direitos fundamentais da mulher como o direito a integridade física e psíquica, e o basilar princípio da dignidade da pessoa humana, não feriando a vida intrauterina e nem tão pouco aos direitos da mulher.

Insta observar que o abortamento não deve ser visto como forma anticoncepcional, ao Estado cabe a efetivação de Políticas Públicas, em especial a mulheres de baixa renda onde é observado maior índice de abortos clandestinos aos quais aumentam substancialmente o número de mortes entre mulheres.

Infelizmente o aborto é um fato que não vai deixar de ser realizado por quem já tomou a decisão de seguir em frente com o procedimento.

Bibliografia

Capez, FERNANDO, Curso de Direito Penal, volume 1, Parte Geral: (arts. 1º a 120) / Fernando Capez. — 15. ed. — São Paulo: Saraiva, 2011

Mendes, GILMAR FERREIRA, Curso De Direito Constitucional / Gilmar Ferreira Mendes, Paulo Gustavo Gonet Branco. – 12. ed. rev. e atual. – São Paulo : Saraiva, 2017. – (Série IDP)

Novelino, MARCELO. Curso De Direito Constitucional/ Marcelo Novelino. - 12 ed. Salvador: Ed. JusPodivm, 2017 p. 329)

Sanches, ROGÉRIO, Curso de Direito Penal, Ed. JusPodivm, 2015

Sarlet, INGO WOLFGANG, Curso De Direito Constitucional / Ingo Wolfgang Sarlet, Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero. – 6. ed. – São Paulo : Saraiva, 2017.

(https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23663:cfm-esclarece-posicao-a-favor-da-autonomia-da-mulher-no-caso-de-interrupcao-da-gestacao&catid=3)

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ana Paula Araújo Moura

PROFESSORA DE DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos