Estudo sobre a Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980

05/07/2018 às 12:40
Leia nesta página:

Origem, motivação e aspectos que envolvem a lei de Execução Fiscal.

Antes de adentrar ao tema primordial da presente pesquisa, necessário se faz compreender o que de fato é a execução fiscal, fazendo um rápido estudo de sua origem e motivação.

Inicialmente, é imprescindível entender que o Estado brasileiro demanda de vultuosa quantidade de recursos e arrecadação para sustentar as obrigações que lhe são incumbidas pela Constituição Federal de 1988, tendo em vista seu vasto território, sua numerosa população e sua gigantesca máquina pública. 

É importante destacar que o Estado tem o papel constitucional de garantir a todo o Povo brasileiro a subsistência das necessidades básicas, como a saúde, a educação e a segurança pública.

Portanto, por ser uma das principais formas de arrecadação do poder público, a cobrança de tributos é essencial ao erário. É com grande participação dos tributos quo o Estado consegue custear os gastos com os programas sociais e atender as necessidades básicas de seu povo.

Nesse contexto, o tributo é o valor obrigatório devido ao Estado diante da ocorrência de um fato gerador previsto em lei. De acordo com o artigo 3º da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. (Código Tributário Nacional) “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

O tributo deve ser recolhido pelo próprio cidadão. Contudo, quando o pagamento não é efetivado de forma voluntária, a Fazenda Pública deverá inscrever o crédito em dívida ativa e em seguida proceder com a cobrança do tributo mediante interposição de ação judicial denominada de Execução Fiscal, uma vez que, segundo o artigo 3º da Lei nº 6.830/80 de 22 de Setembro de 1980, “a Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.”

Em que pese a característica tributária do processo de Execução Fiscal, o mesmo pode ser associado à Teoria Geral do processo. Nesse sentido, Ronaldo Campos e Silva (2012, p. 8) lembra que:

O processo de execução fiscal, apesar de suas inúmeras peculiaridades normativas e sua evidente intercessão com o Direito Tributário, situa-se perfeitamente na teoria geral do processo. Como qualquer outro processo de execução, a execução fiscal é um conjunto de atos tendentes não à obtenção de um provimento jurisdicional cognitivo, mas à modificação de uma realidade material sensível.  A execução fiscal atua no mundo dos fatos, da realidade fenomênica, no campo material. Através desse conjunto de atos o que se pretende é a criação de meios sensíveis, materiais, que levem à satisfação do crédito, usualmente através da invasão no patrimônio do devedor para dele extrair bens que possam ser expropriados e, dessa forma, satisfazer a pretensão executória.

À vista disso, Execução Fiscal é o termo que se usa para denominar o procedimento especial utilizado pela Fazenda Pública no qual o Estado irá reivindicar dos contribuintes inadimplentes o crédito que lhe é pertinente. Desse modo, o processo de Execução Fiscal funciona de forma semelhante ao processo de Execução de Título executivo, onde o Poder público irá buscar de todas as maneiras permitidas em lei, receber o seu crédito, inclusive requerendo a penhora de bens do executado.

Observa-se que, em caso de não pagamento ou garantia de execução, ocorrerá a penhora dos bens do executado, entretanto, excetua-se aqueles que de acordo com a lei são absolutamente impenhoráveis. Em uma análise sobre o tema, cita-se a colocação de Figueiredo (2011, p. 10):

Far-se-á a intimação do executado via publicação em órgão oficial ou via postal, nas seções judiciárias do interior, e do cônjuge, se a penhora recair sobre bens imóveis. Caso o aviso de recebimento não contiver a assinatura do próprio executado ou de seu representante legal, far-se-á a intimação pessoal, entregando o oficial a contrafé e cópia do termo ou do auto de penhora, que deverá conter a avaliação dos bens apenhados. Para efeitos de registro de penhora, o oficial deverá ainda promover a entrega da contrafé e do auto de penhora ao órgão competente.

Nesse ínterim, Roberto Ignácio dos Santos e Hylton Pereira conceituam o processo de execução como sendo:

O processo para cobrança de créditos da Fazenda Pública (União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios) e constitui de atos sucessivos e coordenados destinados à realização do direito, consubstanciado no título executivo. As partes no processo de execução fiscal são exequente e executado, e o processo se inicia por meio de petição do exequente objetivando satisfação do seu direito, ou seja, o pagamento da dívida em dinheiro.(SANTOS; PEREIRA, 2001, p. 05)

A partir de tal conceito observa-se que a execução fiscal é o procedimento pelo qual a Fazenda Pública lança mão para requerer de seus contribuintes inadimplentes o crédito que lhes é devido, através da abertura de processo via Poder Judiciário, já que a Fazenda não possui meios de coerção do devedor.

Na mesma linha de pensamento, Almeida (2009) ressalta que a execução fiscal é em si um instrumento jurídico processual, cabível para a cobrança da dívida ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas autarquias, entretanto, não se aplica o seu rito por parte de empresas públicas e ou de sociedade mista, em face da interpretação gramatical da Lei 6.830/80 e em observância ao princípio da especialidade, com aplicação subsidiária do Código de Processo Civil.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ronaldo Silva (2012, p. 08) em relação aos objetivos do processo de execução fiscal, ressalta:

A execução fiscal atua no mundo dos fatos, da realidade fenomênica, no campo material. Através desse conjunto de atos o que se pretende é a criação de meios sensíveis, materiais, que levam à satisfação do crédito, usualmente através da invasão no patrimônio do devedor para dele extrair bens que possam ser expropriados e, dessa forma, satisfazer a pretensão executória.

Observa-se que, o processo de execução fiscal é objetivo, busca fazer com que haja por parte do inadimplente, mediante processo legal, pagar sua dívida frente à fazenda pública, havendo para isto se necessário for, a penhora do patrimônio do devedor com o intuito de consolidar o pagamento.

A Execução Fiscal é regida pela Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980, conhecida no meio jurídico como “LEF – Lei de Execução Fiscal, aplicando-se subsidiariamente o Código de Processo Civil para os casos em que a LEF for omissa.

A referida lei nº 6.830/80, que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública e dá outras providências,estabelece em seu artigo 1º que “a execução judicial para cobrança da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias será regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Código de Processo Civil”.

Em uma visão mais ampla do processo de execução fiscal, Gomes (2009, p. 02) coloca:

A execução fiscal no Brasil é um processo judicial que está regulado na Lei nº 6.830, de 1980. Nos termos desta lei, todo processo, desde o seu início, com a citação do contribuinte, até a sua conclusão, com a arrematação dos bens e satisfação do crédito, é judicial, ou seja, pela alta dose de formalidade de que se reveste o processo judicial, apresenta-se como um sistema altamente moroso, caro e de baixa eficiência.

Apesar de uma legislação sucinta, observa-se que o processo de execução fiscal é criticado principalmente por sua morosidade, uma característica que vem marcando o sistema judiciário brasileiro, conforme coloca Alves (2012).

Ao se aprofundar no estudo da lei de execução fiscal, compreende-se que esta possui dispositivos que permitem a efetividade da execução fiscal, entretanto, o andamento processual no ordenamento jurídico brasileiro é extremamente moroso, por uma infinidade de fatores, que vão desde a falta de pessoal e o número exacerbado de processos por juiz, o que faz com que haja uma necessidade de revisão de vários aspectos estruturais que poderiam torná-lo mais rápido e desta forma consolidando o princípio da razoável duração do processo e da efetividade do processo.

Campos (2009, p. 49) em relação à recuperação do crédito público relata:

A ineficiência da recuperação de crédito público viola direitos dos contribuintes que honram suas obrigações fiscais e desequilibra a distribuição da carga tributária entre os cidadãos. A ausência de efetividade na cobrança constitui conduta contrária ao ordenamento constitucional, pois infringe os princípios da igualdade e da capacidade contributiva, lesando não apenas ao Estado, mas a todos os cidadãos que cumpriram suas obrigações fiscais.

Ao realizar uma pesquisa sobre a efetividade da execução fiscal, fica demonstrando que, não diferente dos outros processos legais, há de fato a sua morosidade, que traz consigo algumas consequências que vão desde a não consolidação de princípios constitucionais dentre os quais destaca-se o princípio da razoável duração do processo, da efetividade do processo e da eficiência, como também a onerosidade destes para os cofres públicos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

ESTE TEMA FOI OBJETO DE ESTUDO NA MINHA MONOGRAFIA APRESENTADA PARA O CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO NA FACULDADE UNA BOM DESPACHO/MG.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos