Rock, Sertanejo ou Clássico: Qual o seu estilo de gestão?

12/07/2018 às 07:28
Leia nesta página:

Igualmente destaco que não se trata de escolher o melhor gênero ou impor gosto ou ainda mal dizer algum dos estilos, mas sim trazer à reflexão as características de cada um

Aproveitando o dia mundial do rock comemorado amanhã,13/07, trago a reflexão alguns dos estilos de gestão comuns no mercado hoje em dia: Rock, Sertanejo e Clássico.

Igualmente destaco que não se trata de escolher o melhor gênero ou impor gosto ou ainda mal dizer algum dos estilos,  mas sim trazer a reflexão as nuances características de cada um (destaque necessário frente a geração mimimi).

Pois bem.

Aqueles que chamamos de clássicos, gostam de tudo do jeito que está, sem mudanças, algo igual ao século XVIII nos dias atuais, esquecendo que já estamos em 2018 e não em 1918 ou menos.

Pegam um modelo que deu certo e querem continuar aplicando o mesmo como se sempre fosse dar certo o mesmo modelo. Levam a risca o dito popular de quem em time que está ganhando não se mexe (melhor esquecer a copa, não é mesmo?!).

Este estilo de gestão é muito arcaico e principalmente perigoso em um ambiente disruptivo que vivemos, onde ficar parado pode ser o fim do negócio. O mercado tem se alterado numa velocidade muito rápida e aplicar velhos conceitos pode não ter eficiência nem eficácia necessária atualmente.

Lógico, não afirmo com isto que o que já passou não presta ou não serve, isto seria um absurdo. Tudo que já passou tem seu valor histórico, conceitual e principalmente de base para que possamos evoluir. Entretanto, sem evoluir, ficaremos fora do mercado.

Isto nos remete ao estilo Sertanejo, onde a grande maioria, quiçá a sua totalidade de gênero é em torno da sofrência, da dor, da perda, da traição e do amor não correspondido.

Todos sabemos da importância do sofrimento na evolução humana, o famoso #NOPainNOGain, todavia, ao ficar sofrendo e reclamando de estar sofrendo, não iremos igualmente evoluir.

Se houve alguma situação ruim, que lhe fez sofrer inclusive, ao invés de fazer uma música e fazer mais milhões de pessoas sofrerem junto (brincadeirinha), e ainda reclamarem em uníssono que nada dá certo, que tal um pouco de atitude frente a dor e resolver tudo antes de chorar, se descabelar ou querer brigar com o outro?

De uma dor, temos duas alternativas: Ou ultrapassamos ou tiramos uma lição dela.  Chega de sofrência inútil!

De para mudar o clássico e sair da sofrência, temos uma alternativa antiga, mas mutante, inovadora e símbolo de algo que faz toda a diferença que é a atitude: Rock’n’Roll baby!

Não falo da atitude impensada, sem tentar encontrar o porque das coisas, agir por impulso, etc, mas sim atitude frente aos problemas, atitude frente aos movimentos do mercado, enfim, atitudes que podem gerar resultados plenos ao seu negócio.

Tenha muito medo de não mudar e de permanecer apenas no coro das reclamações, dores, problemas. Todos temos problemas e dores e ficar passivo não irá resolver nada e igualmente cooptar seguidores de dor apenas fará a dor ser coletiva.

Tenha atitudes frente ao que acontece! Tenha vibração, melodia e sangue nos olhos!

Somente assim, com energia constante é que se chega ao sucesso!

Vida longa as atitudes! Vida longa ao Rock!

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333  | [email protected]  | www.gustavorocha.com

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos