Artigo Destaque dos editores

Arbitragem por eqüidade ou de direito

Exibindo página 2 de 2
05/06/2005 às 00:00
Leia nesta página:

Notas

            1

Cf. artigo 11, II, da L de A.

            2

Cf. artigo 21, caput e § 1º, da L de A.

            3

Cf. Lições Preliminares do Direito, José Bushatsky editor, 1973.

            4

Cf. Juízo Arbitral, in Suplemento Direito & Justiça, Correio Braziliense, de 21 de julho de 1997.

            5

Cf. Suplemento Direito & Justiça cit., de 25 de agosto de 1997.

            6

Cf. Hermenêutica e Aplicação do Direito, Livraria Freitas Bastos, 1957, 6ª edição, p. 217 e segs.

            7

Cf. Direito Tributário Brasileiro, revista e atualizada por Flávio Bauer Novelli, Forense, Rio de Janeiro, 1981, p. 440.

            8

Cf. Novo Dicionário Jurídico Brasileiro, 2ª edição, José Konfino, 1959, volume II.

            9

Cf. Ética e Direito, Martins Fontes, São Paulo, 1999. p. 33.

            10

Cf. Hermenêutica jurídica, brasiliense coleções, 2ª edição, 4º volume.

            11

Cf. artigo 21, § 4º, da L de A.

            12

Cf. os artigos 26 e 28 da L de A.

            13

Cf. Manual de Arbitragem, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1997, páginas 161 a 172.

            14

Cf. Ovídio Baptista da Silva, Curso de Processo Civil, I, II e III, Sérgio Fabris Editor, Porto Alegre, edições de 1991, 1993 e 1996, respectivamente.

            15

Os nomes das partes, dos advogados, do árbitro-presidente e os fatos relatados, bem como o número do processo e da juíza de direito, são fictícios. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.

            16

Sobre a escolha do árbitro e a constituição do juízo arbitral e o modelo de despacho do árbitro ou do tribunal arbitral decidindo as questões incidentais, consulte-se O árbitro e o Tribunal Arbitral, in Prática Jurídica, Editora Consulex, nº 28, de 31 de julho de 2004. Sobre as primeiras noções de arbitragem e o modelo de cláusula compromissória, consulte-se a Prática Jurídica cit., nº 27, de 30 de junho de 2004.

            17

As audiências serão sempre a portas fechadas (artigo 26, § 6º, do Regulamento da Câmara de Arbitragem da Associação Comercial do DF), pois mandamenta o § 6º do artigo 13 da L de A que o árbitro deverá atuar com discrição, dando a entender que o sigilo é um dos pontos altos da arbitragem. Entretanto, esse Regulamento abre exceção, se houver deliberação em contrário das partes àquela determinação (cf. § 6º do artigo 26 do cit. Regulamento).

            18

Sobre a instituição do tribunal arbitral, consulte-se O ÁRBITRO E O TRIBUNAL ARBITRAL, in Prática Jurídica, Editora Consulex nº 28, de 31 de julho de 2004.

            19

Neste sentido, a opinião dos doutos, destacando-se: Célio Borja, Roberto Rosas, Frederico Marques e Hamilton de Moraes e Barros, apreciando a lei anterior, e, atualmente, José Janguiê Bezerra Diniz, Geraldo Brindeiro, Cláudio Vianna de Lima, Fátima Nancy Andrighi, Cláudio Santos, Carlos Pinto Coelho Motta, Carlos Mário da Silva Velloso, Stefânia Guimarães, Demócrito Ramos Reinaldo Filho, Regis de Oliveira, José Augusto Delgado, Asdrúbal Júnior, Martin Della Valle, Nelson Cayres, Ildemar Egger, Sálvio Figueiredo, Luiz Flávio D’Urso, Carlos Eduardo Caputo Bastos, Humberto Gomes de Barros, Eduardo D. Gonçalves, Oswaldo O. de Pontes Saraiva, Pedro Batista Martins, Pedro Alberto Costa Braga de Oliveira, Carlos Alberto Carmona, Leandro Vieira, Carlos Mafra de Laet, Sidnei Agostinho Beneti, Carmen Tibúrcio, Dalmo de Abreu Dallari, José Maria Rossani Garcez, Airton Nóbrega, Luiz Otavio de Oliveira Amaral, Celso Barbi Filho,, Arnoldo Wald, Regina Michelon e Jones Figueiredo Alves. Este jurista considera a arbitragem como equivalente jurisdicional, tendo caráter público, conquanto se trate de instrumento privado de solução de conflitos.,

            20

Cf. artigo 8° da L de A, in verbis: "a cláusula compromissória é autônoma em relação ao contrato em que estiver inserta, de tal sorte que a nulidade deste não implica, necessariamente, a nulidade da cláusula compromissória".

            21

Cf. artigo 21, § 4º da L de A. Esse dispositivo dispõe que o árbitro ou o tribunal arbitral, no início do procedimento, tentará a conciliação das partes.

            22

Cf. artigo 21, § 4º, cit.

            23

O artigo 29 da L de A comanda que, proferida a sentença de arbitagem, o árbitro ou o presidente do tribunal arbitral deverá enviar cópia da sentença às partes, por via postal ou por outro qualquer meio de comunicação ou entregando-a diretamente às partes. Conseqüentemente, por analogia, a ciência direta às partes de qualquer ato é perfeitamente lícito, em homenagem à economia processual, à rapidez e à desburocratização.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leon Frejda Szklarowsky

Falecido em 24 de julho de 2011. Advogado, consultor jurídico, escritor e jornalista em Brasília (DF), subprocurador-geral da Fazenda Nacional aposentado, editor da Revista Jurídica Consulex. Mestre e especialista em Direito do Estado, juiz arbitral da American Association’s Commercial Pannel, de Nova York. Membro da membro do IBAD, IAB, IASP e IADF, da Academia Brasileira de Direito Tributário, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, da International Fiscal Association, da Associação Brasileira de Direito Financeiro e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Integrou o Conselho Editorial dos Cadernos de Direito Tributário e Finanças Públicas, da Editora Revista dos Tribunais, e o Conselho de Orientação das Publicações dos Boletins de Licitações e Contratos, de Direito Administrativo e Direito Municipal, da Editora NDJ Ltda. Foi co-autor do anteprojeto da Lei de Execução Fiscal, que se transformou na Lei 6830/80 (secretário e relator); dos anteprojetos de lei de falências e concordatas (no Congresso Nacional) e autor do anteprojeto sobre a penhora administrativa (Projeto de Lei do Senado 174/96). Dentre suas obras, destacam-se: Execução Fiscal, Responsabilidade Tributária e Medidas Provisórias, ensaios, artigos, pareceres e estudos sobre contratos e licitações, temas de direito administrativo, constitucional, tributário, civil, comercial e econômico.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SZKLAROWSKY, Leon Frejda. Arbitragem por eqüidade ou de direito. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 10, n. 700, 5 jun. 2005. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/6839. Acesso em: 28 mar. 2024.

Mais informações

Publicado na Revista Prática Jurídica nº 30, de 30 de setembro de 2004, Editora Consulex.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos