Como conhecer e definir o perfil de seu cliente na advocacia?

17/08/2018 às 01:36
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Os advogados, em sua maioria, acabam encontrando grande dificuldade em estabelecer a real necessidade do mercado e de seus clientes para poder oferecer o serviço certo, ao público certo, e na hora certa.

Os advogados, em sua maioria, acabam encontrando grande dificuldade em estabelecer a real necessidade do mercado e de seus clientes para poder oferecer o serviço certo, ao público certo, e na hora certa.

Por cometerem, frequentemente, o erro de não saber determinar as métricas e análises do perfil de seu público –alvo e não estabelecerem parâmetros para colacionar dados que possam ser usados para gerar novos negócios direcionados. Existem alguns parâmetros que precisam ser considerados para que seja possível estabelecer o seu perfil de cliente.

Nesse artigo, trazemos algumas dicas que vão ajudar você a entender de uma forma mais assertiva, qual é o seu perfil exato de cliente. Com essas dicas, você vai conseguir otimizar os resultados da sua vida como advogado empreendedor.


Traçando o seu perfil de cliente

Quando você está atendendo um cliente pela primeira vez, é a hora perfeita para coletar o maior número de informações possíveis, não somente para poder ajudar o seu cliente a solucionar o problema dele, mas para que seja possível estabelecer um perfil demográfico e comportamental dos seus clientes.

Esse tipo de informação será necessária para que em um futuro próximo, você possa compreender melhor quem é o seu perfil de cliente, como também servirá para a estruturação de campanhas de Marketing jurídico visando a prospecção de novos clientes. Seria de fato muito interessante para você como profissional, poder definir quem é o seu perfil de cliente, aquele perfil que realmente precisa do seu serviço e valoriza o seu trabalho como profissional da área do Direito. Isso pode ser feito por meio de cadastros, formulários, envio de newsletters, informativos, e-books com landing pages, inscrições em cursos, palestras e eventos, campanhas de marketing jurídico, redes sociais...


8 coisas que você precisa saber sobre os seus clientes

Existem diversas informações que se fazem necessárias para que você consiga traçar com precisão o seu perfil exato de clientes visando uma otimização nas suas vendas de serviços. Aqui nesse tópico, listamos 8 ações essenciais para você:

  1. A princípio, defina bem qual é o perfil demográfico e comportamental do seu cliente! Isso irá ajudá-lo a entender qual é o perfil de cliente que você irá trabalhar ao longo da sua carreira como Advogado.

  2. Qual o problema para qual o seu cliente busca solução? O problema deve sempre ser compreendido na perspectiva do cliente, não pelo ângulo jurídico do Advogado.

  3. O que o cliente espera de você? Quais são as qualidades que o cliente espera de você? Expertise? Relacionamento? Atendimento? Agilidade? Contato direto? Credibilidade? Melhor custo/benefício? Feedbacks?

  4. Quais as fontes de pesquisa usadas? É importante saber como os seus clientes chegam até você. Se é pelo Google, por indicação, pelo seu site, por sua página no Facebook, instagram, parcerias.... Dessa forma, você terá condições de utilizar o local que tem maior tráfego para futuras campanhas de Marketing jurídico.

  5. Quais as dúvidas e objeções mais fortes antes de contratar os serviços?

  6. Quais os diferencias que você tem, que certamente, contribuíram na decisão do cliente em te contratar?

  7. Das soluções que você apresentou, quais o seu cliente não considerou como sendo relevante?

  8. Quais problemas o seu cliente já teve ao contratar um Advogado?

Esses tipos de informações, vão ajudá-lo a construir um atendimento personalizado, muito mais assertivo para o seu público-alvo. Fazendo com que ao longo dos anos, você se torne uma referência no ramo em que se encontra inserido.


4 dicas essenciais de Gestão para Escritórios de Advocacia

Não importa o ramo em que o seu negócio se encontra inserido, existem algumas dicas e parâmetros que precisam ser respeitados para que o seu escritório de advocacia obtenha visibilidade, credibilidade e sucesso consolidado.

Iremos fornecer a você, algumas dicas que consideramos essenciais para que o seu negócio seja um escritório de primeira linha.

Vamos conhecê-las?

Tenha um bom atendimento

Qualquer negócio que se preze tem um bom atendimento à disposição do cliente. Isso acontece por que nenhum cliente vai frequentar um local no qual ele tenha sido, mal atendido.

Um atendimento de qualidade pode mudar a vida do seu negócio. Mesmo que o seu escritório tenha uma estrutura mais modesta, sem muito luxo, se o seu atendimento for de qualidade, nutrindo bom e eficiente relacionamento, tratando com acolhimento e atenção, o cliente o considerará de extrema relevância.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma vertente que segue em constante evolução, por isso, é importante ficar atento às novidades para saber se existe algo disponível no mercado que pode otimizar o seu dia-a-dia no trabalho.

Algum Software de gestão e gerenciamento que possam facilitar um procedimento específico do seu dia-a-dia de trabalho, que apesar de ser algo mais simples, trata-se de uma atividade que lhe toma muito tempo. Um tempo que poderia ser investido em outra coisa.

Além desse tipo de ajuda, a internet pode ser para o seu negócio uma excelente plataforma de divulgação, tanto em tráfego pago, quanto tráfego orgânico. Recomendamos fortemente que você busque estudar sobre as ferramentas de Marketing Digital que nós temos disponíveis atualmente, para entender melhor como essas ferramentas poderão ajudar o seu empreendimento a crescer.

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Defina normas e regras para o seu negócio!

Para que uma empresa possa prosperar, é muito importante que nela existam regras e padrões que sejam respeitados por todos os colaboradores que façam parte da empresa. Esse tipo de ação ajuda o seu negócio a funcionar como um relógio! Com todas as engrenagens no seu devido lugar.

Crie manuais, documentos com instruções, informativos de boas-vindas, regras e direcionamentos para compartilhar entre os colaboradores. Tire um tempo para pensar em como estabelecer um padrão de operações para o seu escritório de
A dvocacia, visando sempre o objetivo pelo qual ele foi criado.

Tenha a sua equipe de colaboradores trabalhando como um time

Toda empresa depende dos seus colaboradores e parceiros, e todos os departamentos são dependentes uns dos outros, ou seja, é preciso que você crie uma condição em que a sua equipe atue como um verdadeiro time engajado. É necessário que haja uma boa equipe de colaboradores que saibam trabalhar em conjunto, partilhando ideias e contribuições, participando dos processos decisórios, agendando reuniões periódicas, o seu escritório tem grandes chances de seguir bem no mercado nacional por muito tempo.

Como empreendedor, é importante buscar o crescimento ascendente do seu negócio a curto, médio e longo prazo! Estabeleça metas e as cumpra. Somente assim, você será capaz de se tornar um empreendedor de sucesso, não importa o ramo em que se encontra inserido.


Essas dicas são básicas para qualquer tipo de segmento, portanto, recomendamos que você as leve em consideração para garantir que o seu escritório de Advocacia seja de fato um sucesso absoluto num futuro próximo.

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Sobre a autora
Kareline Staut de Aguiar

Advogada. Legal Designer. Conciliadora e mediadora. Professora. Pós-graduada em Direto do Trabalho (EBRADI). Mestra em Direito Público (Estácio-RJ). Pós-graduada em Marketing (PUC-MG) e em administração de empresas (FGV-MG). Certificação em Visual Law (FutureLaw), Direito Digital e Proteção de Dados (PUC-SP). Formação em Marketing Digital - UDACITY - Vale do Silício. Mentora e Professora do Laboratório de Inovação ESA/RO. Coautora do 1º livro sobre Visual Law do Brasil - Revista dos Tribunais e do livro Marketing Jurídico de A a Z pela editora Letras Jurídicas. E-mail: [email protected].

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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