CRIMINAL PROFILING E A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO

Leia nesta página:

A Psicologia Jurídica é ramo que atua em um conjunto de regras e padrões do comportamento humano, com o assessoramento ligado ao âmbito do exercício do direito, que auxilia diretamente em contribuição na resolução e diagnostico dentro do âmbito judicial.

No qual a técnica criminal o Profilingconsiste numa competência de perícia forense pluridisciplinar (Vários disciplinas e pesquisas) que se consolida com o desenvolvimento de outras áreas, a criminologia, a psicologia, a psiquiatria, a criminalística e qualquer outra ciência humana necessária na investigação criminal, como a antropologia, geografia e sociologia4.Por meio desse trabalho visa-se a abrangência do conhecimento em relação a área, assim como as implicações e a atuação do profissional dentro do âmbito em que se aplica, sendo importante para crescimento profissional e acréscimo de informações na gama de conhecimentos adquiridos. O trabalho é desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, artigos e informações advindas da internet.

É visto que o comportamento humano é variável conforme as regras sociais e os padrões de comportamento adquiridos por um sujeito, em sua interação com o meio. Estes, porem, não são fatores que fixam os limites que separam um comportamento impróprio do aceitável. O comportamento que se encontra na área aceitável pode ser considerado como normal e o que se encontra fora pode ser considerado anormal, dependendo como dito anteriormente de variáveis culturais². Embora a experiências dos profissionais a importância resida na informação de dados, provas, pesquisas e evidencias para ser elaborado um perfil do criminoso e assim começar uma investigação. À medida que a ciência se desenvolvia novas metodologias foram desenvolvidas concentrando-se a atenção tanto nos métodos de identificação de criminosos quanto na prevenção dos delitos.No entanto somente nos últimos cem anos foi que as autoridades legais e policiais conseguiram compreender que uma analise de comportamento de uma pessoa não identificada poderia fornecer indícios acerca dos aspectos físicos, educação, personalidade, posição social e de outras variáveis que podem auxiliar para o investigador construir um perfil criminal. No caso o criminal profiling é definido assim como uma técnica forense, em que as características prováveis de um agressor criminoso ou criminosos são previstas com base nos comportamentos exibidos no cometimento de um crime, através da análise sistemática de um crime individual ou de uma série de crimes relacionados³. Sendo uma técnica destinada a auxiliar analise da elaboração dos perfis vitimológicos, tipologias criminais, estratégias de prevenção do crime, estratégias de reabilitação, investigativas e criminológicas, sendo imprescindível na identificação do ofensor com entrevistas e interrogatórios que cheguem informar e apoiar o sistema jurídico¹. Durante muito tempo, o comportamento incomum era entendido como proveniente de um sujeito de personalidade atípica, conclui-se assim que os processos responsáveis eram distintos dos processos psicológicos, que procuram explicar o comportamento normal².  Apesar do mesmo comportamento estar presentes em diferentes criminosos, não obtém um padrão delituoso para todos os perfis, pois cada indivíduo possui sua subjetividade, assim o psicólogo forense utiliza vários métodos e técnicas, cabendo ao mesmo usar o que acreditar ser adequado para a análise de cada individuo.A estrutura de um perfil a ser traçado, depende do estilo e da abordagem da técnica Profiling assim como o processo analítico, no qual todo o conhecimento, as provas, e às analises são parte de um processo de estruturação para a resolução de um serviço prestado a justiça conduzindo com total ética para auxiliar os profissionais envolvidos na demanda.  

Diante das informações levantadas durante a pesquisa, pode-se concluir que dentro do âmbito judiciário, os profissionais, devem atuar multidisciplinarmente, sendo eles advogados, juízes, desembargadores, promotores, entre outros profissionais do direito, no qual a psicologia entra para auxiliar em um julgamento e estudo de demanda de maneira mais justa, com a utilização de técnicas e fundamentos estudados por Profissionais da Psicologia Jurídica. Tendo em vista que técnicas estão sendo cada vez mais elaboradas, com o intuito de promover a melhor compreensão da situação estudada de forma maisprecisa, devendo ser considerada junto de inúmeras informações. A psicologia vem em função de proporcionar a visão de fatores que contribuem para que um sujeito tenha uma conduta delitiva, considerando não apenas as causas das transgressões, bem como traços da personalidade e questões comportamentais do criminoso, não sendo suficiente apenas a analise do crime, mas sim todo o contexto envolvido, sendo que a analise psicológica do delituoso pode aclarar diversas dúvidas e assim como as questões tratadas pelo judiciário no julgamento de diversos crimes.No entanto o psicólogo contribui e auxilia nas inúmeras decisões jurídicas de modo efetivo, buscando proporcionar assim o bem estar e recuperação da sociedade e o individuo envolvido em todo o processo.

Sobre os autores
Regiane Bueno Araújo

Orientadora da pesquisa. Docente no Curso de Psicologia da Faculdade Campo Real, Psicóloga, Mestranda pela Universidad de La Empresa - UDE em Ciências Criminológico-Forense; Graduada em Psicologia pela UNIPAR, Especialista em Análise do Comportamento Humano e Terapia Analítico Comportamental pela Unipar

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos