Saiba Como Funciona o Tribunal do Júri e a Importância da Escolha do Advogado Criminalista

Escolha do advogado criminalista é decisiva na hora do Tribunal do Júri

13/09/2018 às 15:42
Leia nesta página:

A estratégia de defesa começa muito antes da data do julgamento com escolha de testemunhas e a escolha do advogado criminalista é decisiva na hora do tribunal do júri.

No dia 11 de março de 2013 o país parou. Pela primeira vez na história um júri popular seria transmitido ao vivo para todo país e para o mundo por meio da  internet. O caso em pauta era conhecido e teve ampla repercussão. O policial reformado e advogado Mizael Bispo de Souza foi acusado do assassinato da ex-namorada e também advogada, Mércia Nakashima, ocorrido em 2010. Mizael acabou condenado a 20 anos de prisão.

A iniciativa de transmitir o júri partiu do juiz Leandro Bittencourt Cano, que presidiu o julgamento. Como esperado, a transmissão bateu recordes de audiência. Só pra se ter uma ideia, a TV Record, que transmitiu quase que em tempo real o todo julgamento, ficou 279 minutos na liderança, quase 5 horas à frente na rede Globo, fato muito difícil de acontecer.  

Sucesso no entretenimento

Mesmo superexposto pelas câmeras e inflando um pouco o ego dos oradores, o julgamento de 2013 serviu para efeito de comparação com o que vemos na televisão ou no cinema. São dezenas de filmes e séries que tem como cenário central um julgamento.

Posso citar inúmeros exemplos mas para representá-los destaco um clássico: “Doze homens e uma sentença”. A primeira versão foi filmada em 1957 tendo seu remake 40 anos depois. Na minha opinião um dos melhores filmes neste gênero. Se você não viu, fica a dica.

Atualmente uma das séries de mais sucesso do serviço de streaming Netflix é a que conta a saga de O.J Simpson. O seriado é baseado no julgamento do ex-astro de futebol americano que foi acusado de matar a ex-esposa e um amigo dela. O julgamento durou nada mesmo que 372 dias. O réu foi absolvido.

Por que um júri é tão popular?

Essas duas situações, tanto na vida real quanto na ficção leva-nos a pergunta: por que o júri causa tanto interesse nas pessoas. Quando é divulgado que um réu irá a júri popular há todo um alvoroço. Se o caso for midiático, os jornalistas ficam “entusiasmados” pois terão manchetes por um bom tempo.

Existe a hipótese de que interesse em julgamentos esteja enraizado no ser humano, haja visto que “desde que o mundo é mundo” julgar o outro por alguma infração é comum. Em todas as grandes civilizações como no Egito, Grécia, Roma, os julgamentos eram muito populares. E guardadas as devidas proporções, o júri popular mais importante e famoso da história, que inclusive a sentença foi responsável por dividi-la em antes e depois, foi o julgamento de Jesus Cristo em que o juiz foi Pilatos e os jurados foram os judeus.

O que é o Tribunal do Júri?

Falando dos tempos atuais, vamos responder algumas perguntas que mais são levantadas quando o assunto é Tribunal do Júri. Mas o que é isso? É quando o povo, representados pelos jurados, decidem se o réu é culpado ou inocente da acusação. Se o veredicto for “culpado”, quem define a sentença é o juíz.

Quando um réu é julgado pelo Tribunal do Júri?

Quando a acusação refere-se a crimes dolosos (com intenção) contra vida: homicídio; induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio; infanticídio; aborto provocado pela gestante ou com o seu consentimento e o aborto provocado sem o consentimento da gestante; Estão previstos nos artigos 121 a 126 do Código Penal.

Como é composto o Tribunal do Júri?

Pelo Juiz de Direito, que presidirá o julgamento. Por 25 jurados em que 7 são sorteados para formar o Conselho de Sentença.  Assim que anunciados os nomes dos escolhidos pelo magistrado, tanto defesa quanto acusação podem ou não aceitar o escolhido. O limite para recusa é de três para cada parte. Os jurados, geralmente, são voluntários maiores de 18 anos que estão com os direitos políticos em dia, residentes da comarca onde o julgamento irá acontecer e não possuem antecedentes criminais.

Quais os direitos dos jurados

É de que, em caso de empate em concurso público, ter esse quesito como vantagem em seu favor. Outro direito de quem é jurado é não ter descontado em seu salário os dias em que esteve no julgamento pois está em prestação de serviço público.

Para servidores públicos ser jurado conta como desempate na disputa por promoção ou e pedidos de transferência. Em caso da situação de inverter um dia, ou seja, o indivíduo for preso, terá direito a prisão especial em caso de crime comum até o julgamento.

E os deveres

Em caso de convocação é obrigatória a presença. Se o convocado não se apresentar ou se recusar sem uma justificativa plausível será aplicada multa de 1 a 10 salários mínimos.

Durante o julgamento os jurados não podem conversar sobre o caso entre si. São acompanhados pelos oficiais de justiça a todo momento, inclusive quando vão ao banheiro. Se o julgamento se estender por mais de um dia, os jurados terão que dormir no fórum ou em um hotel indicado e vigiado pela justiça. Ficam confinados. Sem acesso à qualquer tipo de meio de comunicação e não podem ter contato externo com ninguém, incluindo familiares. Em caso de urgência o jurado requisitará autorização ao juiz para fazer uma ligação para alguém da família.

O réu

Há uma premissa popular, principalmente em casos midiáticos, de condenar o réu antes mesmo do julgamento. Ainda pior, o acusado que senta no famigerado “banco dos réus” em um Tribunal do Júri.

O senso comum, de início, leva o instinto natural do ser humano a pressupor que aquela pessoa é culpada. Até mesmo de forma inconsciente. Nisto a frase: “todo mundo é inocente até que prove o contrário” inverte-se tendo o réu com sua defesa provar que a não culpabilidade.

Escolha do advogado

Se em qualquer ação a escolha de um bom advogado é indispensável, muito mais ainda quando se trata de um caso que vai a júri popular. O que está em jogo é se o acusado vai passar bom tempo sem sua liberdade ou não.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Evidentemente que deve ser um profissional especialista e experiente. Se o cliente tiver condições da contratação do serviço de um escritório de advocacia é ainda melhor.

É o advogado criminalista e seus assistentes que vão traçar as estratégias, escolher testemunhas, buscar provas de absolvição, achar brechas na peça acusatória, zelar pelo direito do acusado, fazer o esforço máximo em convencer os jurados que o cliente é inocente. Em caso de condenação é o advogado criminalista que vai interpor os recursos adequados, e muitos mais.

Neste sentido uma ótima indicação é o escritório Rocha Advogados. A empresa oferece ao cliente toda assistência jurídica necessária, com profissionais altamente gabaritados, qualificados e experientes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Rocha

Dr. Rafael Rocha (Currículo): O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas: Bacharel em Direito pelo INESC/MG Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades que faço parte: Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro da OAB/GO Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas Cursos de formação complementar: Realizou o curso EMPRETEC, um programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil. Sócio fundador do Escritório Rocha Advogados. Professor Universitário nas áreas de Direito Empresarial, Direito Penal e Processo Penal. Professor de cursos preparatórios, pós graduações, palestrante. Possui curso de gestão de escritório pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Realizou curso de aprofundamento em Direito Eleitoral de 180 hs pela ENA (Escola Nacional de Advocacia). É Life e professional Coach e Busines Executive Coach pela Academia Internacional de Coach. Fundador do Escritório Rocha Advogadose do Radar Legal. Participou do projeto amigos da Escola como Professor de Xadrez. Desenvolve programas na área social para incluir os menos favorecidos em cursos profissionalizantes. Um Pouco da história: O Dr. Rafael Rocha é advogado militante que arduamente desenvolve um brilhante trabalho na defesa do interesse de seus clientes. Rapidez, agilidade, e profissionalismo são as diretrizes que regem a atuação desse advogado que busca com intrepidez o melhor resultado para aqueles que contratam os seus serviços. Advogado criminalista destacado na Capital Goiana e no Centro Oeste, já reconhecido pelas vitórias que tem conquistado na seara do Direito Penal. Nascido na Cidade de Anicuns-GO, onde passou sua infância e adolescência, hoje reside e atua em Goiânia, advoga em diversos estados da federação, com clientes até em outros países. O diferencial do seu trabalho é a aplicação da Excelência em tudo o que faz, primando sempre pela vitória de suas causas. O Dr. Rafael Rocha está à disposição para conhecer e atuar com brilhantismo em sua causa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos