Capa da publicação Orçamento público: um dos pilares da boa administração
Artigo Destaque dos editores

A importância do planejamento na elaboração do orçamento público

Exibindo página 2 de 2
29/09/2018 às 14:00
Leia nesta página:

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao tratar sobre o planejamento na elaboração do orçamento público, seguindo o raciocínio doutrinário pesquisado e após pesquisa em diversos sites oficiais, verificando várias leis orçamentárias em vigor, de diversos municípios, foi visível que a maioria dos municípios não possui um sistema de planejamento adequado e que atendam aos interesses públicos.

A falta de um planejamento mais adequado e dentro dos parâmetros constitucionais e legais está levando a administração pública a cometer erros e efetuar dispêndios financeiros exagerados em ações que na maioria das vezes não atendem aos interesses públicos da sociedade.

É preciso que os gestores públicos tenham mais cautela e responsabilidade quando dá elaboração do orçamento público. Há urgente necessidade de se qualificar servidores para atuarem na elaboração das peças orçamentárias dentro dos parâmetros constitucionais, legais, técnicos e administrativos.

Em nível municipal, principalmente nas cidades de pequeno porte, onde a estrutura de pessoal é reduzida e com pouca qualidade técnica, a elaboração do orçamento público é, em sua maioria, feita por pessoas leigas no assunto. Não muitas das vezes se tem o famoso “Ctrl C, Ctrl V”. E isso é perigoso, pois pode trazer realidades orçamentárias e financeiras diferentes do município de origem.

Por não haver pessoal qualificado com estrutura tecnológica correta, pode-se entender que o orçamento municipal é mera peça de ficção, onde ali são apresentadas a estimativa de receita e a fixação das despesas. Porém, sem nenhum diagnóstico do que se pretende obter quando da execução desse orçamento.

Posso afirmar com a bibiografia pesquisada, que o orçamento público se tornou uma peça de ficção por parte dos administradores públicos. Ou seja, é visível que nos dias atuais o orçamento público, de maneira geral, não reflete a realidade das políticas e dos gastos públicos.

Considero ainda, nas palavras de Ferreira (2018), que a ineficiente gestão do orçamento no Brasil revela uma cultura de descaso em relação a um tema nevrálgico no Estado democrático, sobretudo quando se verifica uma pluralidade de interesses cada vez mais dissonantes do processo orçamentário.


6. REFERÊNCIAS

ABRAHAM, Marcus. Imprescindibilidade do Planejamento dos Gastos Público. 2018.

www.genjuridico.com.br

ANDRADE, Nilton Aquino. Planejamento Governamental para Municípios. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1998. Brasília: Senado Federal.

BRUNO, Reinaldo Moreira. Lei de Responsabilidade Fiscal e Orçamento Público Municipal. 5ª Ed. Curitiba. Juruá, 2013.

CAMARGO Camila. Orçamento e Finanças Públicas. Instituto Federal do Paraná. 2013.

CASTRO, Flávio Régis Xavier de Moura e (org). Lei de Responsabilidade Fiscal: abordagens pontuais: doutrina, legislação. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

CERVO Francismary da Ponte. O Orçamento Público como Instrumento Público de Planejamento e Controle. Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária – ESAF. Brasília. 2012.

FARIA, Karolyni. O Planejamento Orçamentário na Administração Pública. 2016. www.jusbrasil.com.br

FERREIRA, Francisco Gilney Bezerra de Carvalho. Orçamento Público e separação de poderes no Estado constitucional democrático brasileiro. 1ª ed. Rio de Janeiro. Lumen Juris 2018.

GALAVOTI, Mario José. Orçamento Público: Normas e Procedimentos. 2008. 1ª Ed. Cascavel: Coluna do Saber.

GIACOMONI, James. Orçamento Público. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 1997

GIACOMONI, James. Orçamento Público. 17ª. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário. 20ª Ed. São Paulo. Atlas, 2011.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública Teoria e Prática. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2010

OLIVEIRA Weder. Curso de Responsabilidade Fiscal. 1ª Edição Fórum. 2013.

PALUDO Augustinho. Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentária e LRF. 3ª Edição. Elsevier. 2012.

TOLEDO JUNIOR, Flávio C. Lei de Responsabilidade Fiscal. Editora NDJ. São Paulo. 1ª Edição. 2001.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GALAVOTI, Mario José. A importância do planejamento na elaboração do orçamento público. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5568, 29 set. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/69287. Acesso em: 25 abr. 2024.

Mais informações

A necessidade de se discutir o planejamento quando da elaboração do orçamento público.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos