Cessão gratuita pura e simples, não incidência de ITCMD

08/10/2018 às 15:41
Leia nesta página:

O autor chama atenção para a incidência de ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação nos casos de cessão gratuita pura e simples, discorrendo sobre a cobrança irregular desse imposto, visto que este tipo de cessão é equiparada a renúncia,

Resumo

O autor chama atenção para a incidência de ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação nos casos de cessão gratuita pura e simples, discorrendo sobre a cobrança irregular desse imposto, visto que este tipo de  cessão é  equiparada a renúncia, sob a qual não há incidência de ITCMD.  Revela também que o Estado do Paraná com fins meramente arrecadatórios insiste em cobrar o ITCMD sobre a cessão por ato gratuito, baseado na lei estadual nº.18.573/2015. Esta lei tem a nítida intenção de desconsiderar o texto insculpido no Código Civil, que diz que a cessão gratuita pura e simples, não importa aceitação da herança, e, portanto, não poderia haver incidência de imposto, haja vista que a cessão gratuita se equipara a renúncia. Dessa forma, conclui o autor que a aceitação da herança é requisito essencial do fato gerador do ITCMD, e tanto na renúncia pura e simples, como na cessão gratuita, não existe aceitação, e, portanto, não há incidência de ITCMD.

Palavras-chave: Não incidência; aceitação da herança e cessão gratuita.

CESSÃO GRATUITA PURA E SIMPLES, NÃO INCIDÊNCIA DE ITCMD.

A Incidência de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) nos casos de cessão gratuita pura e simples, vem causando muita indignação nas pessoas, visto que mesmo com a previsão legal, que a equipara à  renúncia pura e simples, o estado insiste em tributar os herdeiros e legatários como se estes tivessem aceitado a herança ou legado.

O imposto sobre transmissão causa mortis e doação, doravante simplesmente denominado ITCMD, está disposto no art. 155, I, da CF 88, que reserva aos Estados e ao Distrito Federal a competência para a sua instituição.

Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos; (destaque nosso)

O Estado do Paraná através da Lei 18.573 de 2 de Outubro de 2015, regulamentou o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos.

Em seu artigo 7º a referida lei traz o seguinte:

Art. 7º. O Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD incide sobre a transmissão pela via sucessória legítima ou testamentária, inclusive a sucessão provisória, ou por doação (inciso I do art. 155 da Constituição da República):

I - da propriedade, da posse ou do domínio, de quaisquer bens ou direitos;

II - de direitos reais sobre quaisquer bens, exceto os de garantia.

§1° Sujeitam-se à incidência do imposto:

I - a cessão, a desistência e a renúncia translativa, por ato gratuito, de direitos relativos às transmissões referidas neste artigo;

II - a herança, ainda que gravada, e a doação com encargo;

III - os bens que, na divisão do patrimônio comum, na partilha ou na adjudicação, forem atribuídos a um dos cônjuges, a um dos conviventes, ou a qualquer herdeiro, acima de sua respectiva meação ou quinhão.

§2° A retratação do contrato de doação que já houver sido lavrado e registrado é considerada nova doação.

§3° Para efeito desta Lei, equipara-se à doação qualquer ato ou fato não oneroso que importe ou resolva a transmissão de quaisquer bens ou direitos. (Destaque nosso)

Em seu artigo 9º a Lei traz os casos de não incidência do ITCMD, como segue:

Art. 9. O ITCMD não incide:

I - sobre o ato de renúncia à herança ou ao legado, somente quando feito sem ressalva ou condição, por escritura pública ou por termo nos autos, em benefício do monte-mór, configurando renúncia pura e simples, e desde que o renunciante não tenha praticado qualquer ato que demonstre aceitação da herança ou do legado;

II - sobre a importância deixada ao testamenteiro, a título de prêmio ou de remuneração, até o limite legal;

III - na doação de bens e de direitos, quando realizada na constância do casamento, exceto em relação ao patrimônio particular;

IV - no recebimento de capital estipulado em seguro de vida ou em pecúlio por morte;

V - na extinção de usufruto ou de qualquer outro direito real, que resulte na consolidação da propriedade plena;

VI - sobre os frutos e os rendimentos de bens ou de direitos do espólio, e as benfeitorias realizadas, havidos após o falecimento do autor da herança ou do legado. (Destaque nosso)

Portanto, a Lei estadual considera devido o ITCMD quando existir cessão, desistência ou renúncia translativa, por ato gratuito, de direitos.

Diz que não incide ITCMD sobre o ato de renúncia à herança ou ao legado  quando feito sem ressalva ou condição, por escritura pública ou por termo nos autos, em benefício do monte-mór, configurando renúncia pura e simples, e desde que o renunciante não tenha praticado qualquer ato que demonstre aceitação da herança ou do legado.

Desse modo, pode-se entender que o ponto central para se estabelecer a incidência em caso de renúncia seria a aceitação, ou não, da herança, visto que caso o herdeiro ou legatário não pratique nenhum ato que configure aceitação, a sua renúncia estaria livre da incidência do ITCMD.

Vejamos o que nos traz o artigo 1.804 do  Código Civil.

Art. 1.804. Aceita a herança, torna-se definitiva a sua transmissão ao  herdeiro, desde a abertura da sucessão.

Parágrafo único. A transmissão tem-se por não verificada quando o herdeiro renuncia à herança.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O artigo 1.805 trata da aceitação, e esclarece quando se dá aceitação da herança, in verbis.

Art. 1.805. A aceitação da herança, quando expressa, faz-se por declaração escrita; quando tácita, há de resultar tão-somente de atos próprios da qualidade de herdeiro.

§ 1o Não exprimem aceitação de herança os atos oficiosos, como o funeral do finado, os meramente conservatórios, ou os de administração e guarda provisória.

§ 2o Não importa igualmente aceitação a cessão gratuita, pura e simples, da herança, aos demais co-herdeiros.

 

Portanto, se percebe que o Código Civil estabeleceu com plena clareza que a além dos casos descritos no §1º do artigo 1.805, não importa igualmente aceitação a cessão gratuita, pura e simples da herança, aos demais co-herdeiros.

Desse modo, resta evidente que o legislador ao inserir o Parágrafo 2º, está equiparando, a cessão gratuita pura e simples, a renúncia.

Silvio de Salvo Venosa analisando o artigo 1.805 do Código Civil traz as seguintes reflexões: (Direito das Sucessões. Silvio Venosa – Pg. 17e 18)

Esses atos citados apenas exemplificativamente no texto, não exprimem aceitação, mas são fortes indícios de que ela tenha ocorrido. Quem recebe uma joia valiosa, guarda-a com cuidados e a usa ostensivamente, está aceitando a herança, sem dúvida. Se repudiá-la, posteriormente estará fazendo um ato de transmissão inter-vivos, pois recebeu a coisa causa mortis e a transmitiu posteriormente por negócio entre vivos.Cada circunstância deve ser sempre analisada. A questão ganha mais importância em relação aos imóveis, tendo em vista as implicações tributárias: quem recebe um imóvel por herança paga o imposto que tem como fato gerador a morte (imposto causa mortis), Se renuncia simplesmente à herança, o imposto será de responsabilidade do herdeiro sucessivo. No entanto, se alguém recebe o imóvel e depois, impropriamente, diz que renuncia à herança, o novo aquinhoado deve arcar com o imposto de transmissão entre vivos (ITCD). Não importa a denominação dada pelas partes ao ato. Devem ser examinados  seu conteúdo e as respectivas circunstâncias que o revestem.

O Art. 1.805, §2º (antigo, art. 1.582) equipara a renúncia à cessão gratuita pura e simples da herança, aos demais co-herdeiros. Quem cede gratuitamente a herança nunca teve realmente a intenção de ser herdeiro: essa é a ideia que centraliza o dispositivo.  (Direito das Sucessões – Silvio Venosa – Pg. 17/18)

 

Assim entendeu o Tribunal de Justiça do Paraná, em decisão de agravo de instrumento nº AI 1672382 PR 0167238-2 (TJ-PR).

TJ-PR - Agravo de Instrumento AI 1672382 PR 0167238-2 (TJ-PR) Data de publicação: 18/08/2005

Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. ARROLAMENTO SUMÁRIO - CESSÃO DE BENS ENTRE HERDEIROS - INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - SIMPLES CESSÃO QUE NÃO IMPORTA EM DOAÇÃO AO HERDEIRO. Agravo desprovido. Não incide o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) quando há cessão gratuita, pura e simples entre herdeiros, pois nesta hipótese não ocorre a doação configuradora do fato gerador.(destaque nosso)

Não é atoa que o legislador estadual fez constar  no §1º, Inciso I  do art. 7º da Lei 18.573/2015 , que o ITCMD  incide sobre a cessão por ato gratuito.

Está inserção tem a nítida intenção de desconsiderar o texto insculpido no Código Civil, que diz que a cessão gratuita pura e simples, não importa aceitação da herança, e, portanto, não poderia haver incidência de imposto, visto que a cessão gratuita se equipara a renúncia.

O fato-gerador do ITCMD é pendente, significa que ele fica aguardando que o direito civil diga o momento da sucessão, o que acontece somente após a aceitação da herança ou do legado.

Quando um determinado herdeiro ou legatário cede gratuitamente a um ou aos demais co-herdeiros,   está manifestando que nunca teve a intenção de ser herdeiro ou legatário, e não pode ser tributado, visto que nunca se consubstanciou nenhuma transmissão a este.

Dessa forma, conclui-se que a aceitação da herança é requisito essencial do  fato gerador do ITCMD, e tanto na renúncia pura e simples, como na cessão gratuita, não existe aceitação. Em que pese a lei estadual dizer o contrário, esta não pode se sobrepor ao código civil, que prevê que a cessão gratuita pura e simples não importa aceitação de herança, e não existindo aceitação, não haverá incidência de ITCMD, diante da ausência de  transmissão.     

Bibliografia.

Venosa, Silvio de Salvo. Direito Civil, Volume 7: Direito das Sucessões, 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Diniz, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito das Sucessões.16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Fiuza, César. Direito Civil: Curso Completo, 9ª ed.,Ver.,atual. E Ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maximo Vinicius De Bassi

Bacharel em Direito pela PUC-PR, Especialista em Direito Imobiliário, UP-PR, Técnico em Transações Imobiliárias – ET – UFPR; Bacharel em Administração – FESP-PR , Advogado inscrito na OAB/PR sob nº.59.362. Advogado atuante nas áreas cível, criminal e tributária.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O autor chama atenção para a incidência de ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação nos casos de cessão gratuita pura e simples, discorrendo sobre a cobrança irregular desse.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos