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Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014

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ANEXO 4 - Documento enviado digitalmente à equipe técnica do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

 Prezada Equipe Técnica,

Inicialmente, em que pese a grande relevância do banco de dados oferecido pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ao campo acadêmico, por meio dos inequívocos esforços realizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, juntamente com o apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas, não há dúvida de que a Equipe Técnica do sítio eletrônico tem zelado pelo aperfeiçoamento das ferramentas de pesquisas desde o lançamento da plataforma de pesquisa em 2002. A partir desta premissa, reiterando a importância do banco de dados à sociedade científica, o presente documento tem por objetivo corroborar ainda mais para seu aprimoramento.

Em aderência à pesquisa de mestrado, já em fase de finalização, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a qual se utilizou como método básico de pesquisa da ferramenta de busca do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no que se refere ao Ensino Jurídico. Especificamente durante a etapa inicial do trabalho, a qual objetivou a análise do Estado da Arte, foram identificadas três falhas técnicas preocupantes, que, por evidente, dificultaram o processo da pesquisa e provavelmente impossibilitaram a fiel análise de seus dados.

O primeiro equívoco se deve ao fato de que, delimitada uma pesquisa com determinado descritor, quer na ferramenta de pesquisa básica quer na pesquisa avançada, o resultado é sempre inconstante, ou seja, a cada nova pesquisa se contempla um novo resultado, seja pela variação numérica dos trabalhos apresentados, seja por sua ordem. O segundo equívoco ocorre pelo fenômeno  da  ―duplicaçãoǁ  ou  ―triplicaçãoǁ  de  determinados  títulos  no  mesmo  resultado,  tal fenômeno é facilmente observável ao analisar as páginas seguintes, em que a ferramenta mostra a mesma pesquisa duplicada ou triplicada, sendo assim, o número apresentado pelo banco de dados perde totalmente sua fidedignidade. O terceiro equívoco, e talvez mais nefasto aos pesquisadores, se refere ao fato de que, seja qual for o resultado da pesquisa, só é possível visualizar 500 trabalhos.

Como exemplo dos problemas apontados, de acordo com uma busca realizada no dia 20 de dezembro de 2014, ao analisar o descritor Educação Jurídica, a ferramenta de busca aponta como resultado total 537, composto respectivamente por 145 teses e 344 dissertações, como foi evidenciada, nota-se a incoerência da soma, dado que a adição de 145 e 344 jamais poderia ser 537, mas 489. Por outro lado, sobremodo no que tange os descritores Curso de Direito, Ensino do Direito e Ensino de Direito, a utilização da ferramenta ―Procura Básicaǁ, na página inicial do sítio eletrônico não se mostrou eficaz, até porque, mesmo se houvesse tempo hábil para a análise dos quase 20 mil trabalhos apresentados no último descritor, a ferramenta de busca da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a BDTD, possui a limitação de disponibilizar apenas 500 trabalhos, sendo uma ilusão achar que se poderia ter acesso aos demais 19,5 mil apontados como resultado.

Em suma, tais apontamentos demonstram não apenas a necessidade de correções emergenciais de um mero sistema de busca de dados, mas, de certa forma, também faz referência à própria fragilidade do método científico, enquanto procedimento fadado ao erro, visto que sempre estará reduzido a seu contexto, em consonância com a crítica proposta por Feyerabend. Contudo, mesmo consciente da anódina conclusão que, em última análise, poderia vingar qualquer estudo científico, seria minimamente negligencioso que detalhes como os aqui elencados passassem despercebidos ou permanecessem ignorados. Destarte, pede-se que tais equívocos sejam sanados.

 Cordialmente, Felipe Adaid


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Sobre o autor
Felipe Adaid

Advogado e consultor jurídico em Direito Penal e Direito Penal Empresarial no Said & Said Advogados Associados. Foi Diretor de Gerenciamento Habitacional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Primeiro Secretário do Conselho de Habitação do Município da Valinhos, SP. Mestre em Educação e Políticas Públicas pela PUC Campinas. Ingressou em primeiro lugar no mestrado e foi contemplado com a bolsa CAPES durante os dois anos de curso. Cursou disciplinas de pós-graduação na Unicamp. É especializando em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, pela PUC Campinas. Na graduação, tem 5 semestres de créditos no cursos de Psicologia, também pela PUC Campinas. Durante a graduação de Direito também foi bolsista de iniciação científica, CNPq, e foi monitor em diversas disciplinas, tanto no curso de Direito como no curso de Psicologia. Foi membro do grupo de pesquisa Direito à Educação do Programa de Pós-Graduação da PUC Campinas. É corretor de revistas científicas pedagógicas e jurídicas. É autor de 11 livros, sendo 3 ainda em fase de pré-lançamento, e organizador de outros 10 livros, além da autoria de 44 capítulos de livros publicados no Brasil, no Chile e em Portugal. É autor de mais de 100 publicações científicas, entre artigos científicos, resenhas e anais, nacionais e internacionais. Ademais, também escreve periodicamente ensaios e artigos para jornais e blogs. No âmbito acadêmico, suas principais bases teóricas são: Foucault, Lacan, Freud, Dewey e Nietzsche. Por fim, tem interesse sobre os seguintes temas: Direito, Direito Penal, Criminologia, Psicologia, Psicologia Forense, Psicanálise, Sexualidade, Educação e Filosofia.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ADAID, Felipe. Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7588, 10 abr. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/71573. Acesso em: 23 nov. 2024.

Mais informações

O presente artigo representa a íntegra da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Puc Campinas em 2015.

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