Direito de Família Internacional.

A lei brasileira é sempre aplicada?

28/02/2019 às 17:41
Leia nesta página:

Breve esboço sobre a aplicação das lei brasileiras em casos de direito internacional

Diariamente, pessoas de nacionalidades diferentes casam-se ao redor do mundo, sejam casamentos entre brasileiros celebrados no exterior ou de brasileiros com estrangeiros.

Quando isso acontece, a grande dúvida é identificar qual as leis aplicáveis a essa união, tanto para questões de fundo (capacidade dos noivos previsto no art. 1.517 do CC/02) quanto para questões forma (formalidades celebrantes, art. 1.533 CC/02 para os casamentos tradicionais).

As regras de direito de família são, em regra, definidas pela lei domiciliar da pessoa, pela LINDB, art. 7, mas diversos autores criticam severamente a imposição dessa competência territorial (relativa ou absoluta).

O professor Haroldo Valladão,¹ por exemplo, defende que a legislação deveria promover

"aos direitos de família um conteúdo humano e social, coibindo os abusos, igualando direitos e deveres entre os cônjuges (hetero ou homossexuais) e também entre pais e filhos, considerando regras analíticas, específicas, superadas as leis de nacionalidade e do domicílio e apresentando outros critérios, como lugar do ato, residência habitual, leis mais favoráveis ao deslide, autonomia da vontade, lex fori, etc."

Críticas à LINDB à parte, sanando uma enxurrada de dúvidas que recebo semanalmente e indo direto ao ponto prático:

Se existe Tratado Internacional que determine competência territorial diferente da estabelecida pela nossa legislação, a lei que prevalece é o disposto no Tratado Internacional, porque impera a Supremacia das normas de Direito Internacional Público às do direito interno.

Entretanto, doutrinadores brasileiros e estrangeiros guerreiam que nada impede, desde que com a devida fundamentação, que o juiz considere o "dialogo das fontes" (nacionais e internacionais) e de aplica-lo, conforme ensina Erik Jayme².

Assim, a solução individual de cada caso poderá seguir uma trilha 'moderna' ou "pós moderna", considerando a cultura das partes, quando de países diferentes ou a proximidade do juízo para solução de entraves.

Ressalta-se, assim a imensa necessidade da análise individualizada de cada caso, por profissional especializado na área, potencializando as chances e rapidez na busca das melhores soluções.


Referências Bibliográficas:

1. Haroldo Valladão. Lei nacional e lei do domicilio. In. BAPTISTA, Luiz Olavo. Direito Internacional privado. RT. 2012. Coleção Doutrinas essenciais: direito internacional, Vol. IV.

2. Erik Jayme. Identité culturelle et intégration: le droit internacionale privé postmoderne. Recueil des Cours de l'Académie de Droit International de la Haye, 1995.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Sofia Jacob

Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Formação em Life Coach. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS. Autora de artigos jurídicos premiados. 2 E-books publicados. É inerente a profissão buscar a superação de limites. Advogar é essencialmente nunca esmorecer e obter a satisfação dos legítimos direitos daqueles que lhes confiaram o trabalho e a arte da defesa jurídica. Contatos: [email protected] Whatsapp +55 41992069378 Nas nossas redes sociais temos diversos artigos e dicas sobre direito de família internacional (divórcio internacional, casamento no exterior, pensão alimentícia em euro/dólar, partilha de bens, guarda de menores, herança internacional, inventário, imigração, cidadania, etc.) Escrito por Sofia Jacob, Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. As informações fornecidas nos artigos são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor. Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstâncias peculiares de cada podem implicar em alterações das legislações aplicáveis. Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora. Colegas advogado (a): Não respondemos questionamentos encaminhados por e-mail ou WhatsApp sobre dúvidas legais, não emitimos dicas sobre casos específicos de seus clientes ou familiares. Trabalhamos com pareceres ou consultas agendadas. Alunos: Aguardem as lives ou nossas aulas na plataforma. Obrigada.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Nota: As informações fornecidas são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor. Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstancias peculiares de cada podem implicar em alterações as legislação aplicáveis. Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos