Lavagem de dinheiro e advocacia criminal.

Breves considerações acerca do Projeto de Lei nº 442/2019

06/03/2019 às 14:11
Leia nesta página:

Breves considerações acerca do Projeto de Lei n. 442/2019 que objetiva “punir o recebimento de honorários oriundos da atividade criminosa”, alterando a Lei n. 9.613/1998 (lavagem de dinheiro).

O art. 1º, da Lei n. 9.613/1998, que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, e dá outras providências, estabelece configurar crime, com pena de reclusão de 3 a 10 anos, e multa, quem “ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal”.

Recentemente, foi noticiada a apresentação do Projeto de Lei n. 442/2019, de autoria do Deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o qual teria sido lastreado no antigo Projeto de Lei n. 4341/12, do ex-deputado Chico Alencar (Psol-RJ), segundo os quais também passaria a configurar o crime, nas mesmas penas, a conduta do advogado que “receba honorários advocatícios, tendo conhecimento ou sendo possível saber a origem ilícita dos recursos com os quais será remunerado” (inciso III do § 2º do art. 1º da Lei 9613/98).

De acordo com a sua “justificativa”, o Projeto de Lei n. 442/2019 se limita, de forma objetiva, a “punir o recebimento de honorários oriundos da atividade criminosa”, pois o pagamento de honorários advocatícios por “criminoso”, com recursos da atividade criminosa, tem o condão de lavar o dinheiro, que entra no mercado sem quaisquer vestígios de sua origem.

Não se nega a importância da lei que visa combater a lavagem de dinheiro, como tentativa de se impedir outras práticas delitivas de grande potencial lesivo ao país, ao sistema financeiro e à sociedade como o narcotráfico, a sonegação fiscal, a corrupção pública, os crimes de sequestro, entre outros. Também não se nega a responsabilidade penal aquele advogado que, dolosamente, venha a participar do crime, deixando ele de exercer a defesa técnica para alcançar a condição de integrante do esquema criminoso.

Contudo, no julgamento da Proposição n. 49.0000.2012.010315-1/COP, o Pleno do Conselho Federal da OAB já havia assentado que a lei antilavagem não poderá se aplicar aos defensores técnicos por expressa disposição constitucional que considera o advogado indispensável à Justiça, além do princípio do contraditório, da ampla defesa (arts. 5º, LV, e 133, CF), e por entender que não há advocacia, nem justiça, sem o dever do sigilo profissional – base do estado democrático de direito (art. 7º, I, II e XIX, Lei n. 8906/94), cuja violação, inclusive, é considerada crime pelo ordenamento jurídico brasileiro (art. 154. do Código Penal).

Na decisão liminar proferida em 28.2.2019, nos autos do Mandado de Segurança Criminal n. 1000399-80.2019.4.01.0000, o Desembargador Federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, pontuou que “a atividade do advogado, especialmente advocacia criminalista, consiste em ofício e profissão de alto risco. Essa situação crítica apenas se agrava ante a incompreensão da sociedade e a má vontade dos órgãos do Estado. Com efeito, a advocacia na área penal destina-se à proteção de interesses que, na maior parte do tempo, são malvistos pela sociedade. E não obstante, culpado ou inocente, todos têm direito a melhor defesa técnica possível”.

O referido Desembargador, após proceder à uma análise do Direito Comparado (Portugal, Alemanha, Estados Unidos, etc.), ainda acentuou que “aquele que procura o advogado deve ter a certeza de que toda e qualquer informação colocada à consideração de seu oficio e mister está, a princípio, resguardada pela proteção do sigilo profissional. Por outro lado, o advogado, por ser indispensável à administração da justiça, deve ter a tranquilidade e a certeza de que, no desempenho de suas funções, desde que não esteja praticando ele mesmo algum delito criminal, não será objeto de perseguição a qualquer título por parte do Estado, ou por parte de terceiros. É precisamente isso que o constituinte de 1988 quis afirmar quando prescreveu que o advogado, por ser indispensável à justiça, é inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão (art. 133, Constituição da República)”.

Para o julgador do TRF da 1ª Região, o advogado “não tem a mínima obrigação de revelar as condições em que contratados ou concretizados os seus serviços”, não podendo “o Estado valer-se do advogado para alcançar eventuais participes de um crime e muito menos para sindicar se o seu cliente praticou ou não outras condutas delituosas”.

Nesse aspecto, ademais, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia manifestado no sentido de que “para se preservar a higidez do devido processo legal, e, em especial, o equilíbrio constitucional entre o Estado-acusador e a defesa, é inadmissível que autoridades com poderes investigativos desbordem de suas atribuições para transformar defensores em investigados, subvertendo a ordem jurídica. São, pois, ilegais quaisquer incursões investigativas sobre a origem de honorários advocatícios, quando, no exercício regular da profissão, houver efetiva prestação do serviço” (HC 129.569 MC/DF).

O tema ainda se encontra pendente de pronunciamento no STF, na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) n. 4841, onde a Vice-Procuradora-Geral da República Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira, registrou em seu parecer ministerial que a lei antilavagem não alcançaria “a advocacia vinculada à administração da justiça, porque, do contrário, seria atingido o núcleo essencial dos princípios do contraditório e da ampla defesa” (item 51 do parecer), sendo possível que “o sigilo profissional também seja assegurado ao advogado no âmbito do processo administrativo, das atividades de consulta preventivas de litígio e da arbitragem, sempre com vistas a resguardar a observância de tais princípios” (item 52 do parecer).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Seja como for, por se tratar apenas de um Projeto de Lei (442/2019) – cuja inconstitucionalidade, a princípio, seria juridicamente impossível de ser declarada, porquanto o controle abstrato somente pode ocorrer em face de lei ou ato normativo já concluído –, a proposta nele contida, certamente, não passará pelo filtro constitucional, pois o combate ao crime de lavagem de dinheiro não pode ser realizado ao arrepio das normas e princípios constitucionais.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Roberto Serra da Silva Maia

Mestre em Direito pela PUC-GO, Advogado criminalista, Professor do curso de Direito da PUC-GO, Diretor Tesoureiro, e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos