Os crimes contra a família e seus reflexos na sociedade atual

29/04/2019 às 10:54
Leia nesta página:

Os crimes contra a família, destacam-se neste artigo, no rol dos crimes contra a assistência familiar - Abandono material e abandono intelectual pois refletem diretamente na sociedade atual.

A família é o primeiro grupo social do qual o indivíduo faz parte, e nela acontecem as primeiras e principais aprendizagens para a vida em sociedade, razão pela qual “a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado” (art. 226 da CF/88). Neste grupo social, os pais assumem a responsabilidade pelo bem-estar dos seus membros, devendo “assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade” (art. 229 da CF/88).  Ainda segundo a Lei Suprema, art. 227:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Veja que a proteção garantida no art. 226 vem se desenhando nos dispositivos seguintes, quando a Carta Magna determina as responsabilidades da família, da sociedade e do Estado para com a instituição familiar. Essa proteção estatal interage com os demais diplomas presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dentre os quais o Código Penal (CP), datado de 1940 que, embora defasado, vem se alimentando de modificações ao longo da sua história. No âmbito familiar, o CP reservou todo o Título VII para tratar dos crimes contra a família tipificados nos artigos 235 a 249, os quais estão capitulados em 4 grupos: I contra o casamento; II contra o estado de filiação; III contra a assistência familiar; IV contra o pátrio poder, a tutela e a curatela. A este conjunto de crimes, pode-se acrescentar o artigo 136 que cuida dos maus tratos.

Dos crimes acima elencados, destacam-se neste estudo, dois crimes entre aqueles elencados no rol dos crimes contra a assistência familiar - Abandono material (art. 244)[1] e abandono intelectual (arts. 246 e 247)[2] - por entender que, embora os demais crimes contra a família tenham efeitos sociais, estes se destacam pela consequência danosa na vida das crianças e adolescentes desassistidos material e intelectualmente pelos seus genitores.

[1] Art. 244. Deixar, sem justa causa, de prover a subsistência do cônjuge, ou de filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou maior de 60 (sessenta) anos, não lhes proporcionando os recursos necessários ou faltando ao pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente, gravemente enfermo [...]

[2] Art. 246 - Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar. [...]

Art. 247 - Permitir alguém que menor de dezoito anos, sujeito a seu poder ou confiado à sua guarda ou vigilância: I - frequente casa de jogo ou mal-afamada, ou conviva com pessoa viciosa ou de má vida; II - frequente espetáculo capaz de pervertê-lo ou de ofender-lhe o pudor, ou participe de representação de igual natureza; III - resida ou trabalhe em casa de prostituição; IV - mendigue ou sirva a mendigo para excitar a comiseração pública.

Isso se sustenta no posicionamento de Jesus (2014, p.262), quando alude que o objeto jurídico dos crimes contra a assistência familiar é a proteção do organismo familiar, no que concerne ao apoio material devido reciprocamente pelos parentes. Tem o legislador em vista o dever de assistência recíproca estabelecido pela lei civil, sancionando-o com a pena, uma vez que a falta de seu cumprimento, além de gerar a desagregação da família, ainda pode levar seus membros à mendicância e eventualmente à delinquência.

Corroborando desse entendimento, Farias Júnior (2000, p. 1), disserta que:

A criminalidade é uma extensão da marginalidade do menor e esta é uma extensão da marginalidade e da desagregação familiar, esse processo de marginalização apresenta toda uma cadeia evolutiva, iniciando-se com a intenção do menor no mundo do marginalismo social e culminando com a sua integração no submundo da criminalidade, que é o grau máximo da marginalização social.

Com base na compreensão dos autores supramencionados, entende-se que os crimes contra a família aqui sublinhados refletem diretamente na sociedade atual, cujas consequências podem visualizadas em números publicados pelo Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo (Sinase), revelando que o perfil do adolescente em conflito com a lei, se dá nas seguintes proporções: 76% estão na faixa etária entre 16 e 18 anos; 51% não frequentam a escola; 81% viviam com a família na época da internação; 12,7% vem de família que não possui renda e 66% a família possui renda inferior a dois salários mínimos.

No tocante ao abandono intelectual, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ, 2015, p. 1) explica que ele ocorre de duas formas: quando os pais não garantem a frequência escolar dos seus filhos e quando permitem que eles frequentem ambientes impróprios, como casa de prostituição, casa de jogos, conforme texto ipsis litteris:

Quando o pai, a mãe ou o responsável deixa de garantir a educação primária de seu filho sem justa causa. O objetivo da norma é garantir que toda criança tenha direito à educação, evitando a evasão escolar. Dessa forma, os pais têm a obrigação de assegurar a permanência dos filhos na escola dos 4 aos 17 anos. Outra forma de abandono intelectual por parte dos pais estabelecida pelo Código Penal é permitir que um menor frequente casas de jogo ou conviva com pessoa viciosa ou de má-vida, frequente espetáculo capaz de pervertê-lo, resida ou trabalhe em casa de prostituição, mendigue ou sirva de mendigo para excitar a comiseração pública.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Sobre o assunto, Mirabete. (2001, p.40) esclarece que o sujeito ativo do delito de abandono intelectual é apenas os pais, lamentando-se, na doutrina, a não inclusão dos tutores, depositários etc. Não se exige, porém, que os filhos estejam em companhia dos pais para obrigá-los a prover a educação daqueles; basta que detenham ainda o pátrio poder, ou, nos termos da nova lei civil, o poder familiar.

Nesse cenário, Jesus (2015), chama a atenção para o dever de solidariedade entre a família, cujo fundamento está relacionado com os fundamentos da República Federativa do Brasil que versa sobre a dignidade da pessoa humana (art. 1º inciso III), e sobre os seus objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, pertinente à construção de uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3º, I).

Por fim, imperativo se faz compreender que todo ser humano precisa ser devidamente assistido nas suas necessidades básicas que lhe permitam uma vida correta e digna nos moldes estabelecidos pela sociedade em que vive, cuja assistência é de responsabilidade do Estado, da família e da sociedade em geral, sobretudo em relação aos menores de 18 anos que ainda não podem garantir o seu próprio sustento.

Desse modo, infere-se que os crimes contra a família refletem diretamente no seio social, uma vez que não se pode dissociar família e sociedade, tendo em vista que aquela é a base desta. Portanto, tudo o que é produzido no ambiente familiar vai culminar em algum efeito na sociedade, seja positivo ou negativamente, sendo que no caso em tela, o efeito é danoso.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Rio de Janeiro; Casa Civil / Congresso Nacional, 1940.

______. Constituição da República Federativa, de 1988. Brasília: Casa Civil/ Congresso nacional, 1988.

CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Entenda a diferença entre abandono intelectual, material e afetivo (2015). Disponível em: http://www.cnj.jus.br/noticias/ cnj/80241-entenda-a-diferenca-entre-abandono-intelectual-material-e-afetivo. Acesso em: 10 set 2018.

FARIAS JÚNIOR, João. Manual de Criminologia. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2000.

JESUS, Damásio de. Código Penal anotado. 22.ed. – São Paulo: Saraiva, 2014.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de Direito Penal. Parte geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2006

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo Alfredo Moraes

Bacharel em Direito - Unibalsas. Pós graduado em Ciências Penais, Direito Público e Criminologia - Uniderp. Mestrando em Direito Penal - Unifsa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos