Alienação parental: um olhar jurídico e piscicológico

Leia nesta página:

Alienação Parental é um tema muito atual, o número de casos se elevaram muito nos últimos anos nas Varas de Família, entretanto é uma ação que precisa ser investigada pois demanda uma cautela minuciosa vez que envolve um direito fundamental da criança.

O presente resumo tem como objetivo apresentar as consequências psicológicas sofridas pela criança alienada que sofre alienação parental. Visto que esta pratica prejudica as relações de afeto entre a criança e um de seus genitores e até mesmo com o grupo familiar a qual pertence.

Outrossim, nota-se que atualmente são várias as consequências e marcas que a Síndrome da Alienação Parental pode deixar na criança, dentre elas encontramos transtornos psíquicos, depressão, ansiedade, o transtorno de identidade, a baixo autoestima dentre outros.

A lei 12.318, de 26 de agosto de 2010, surgiu como uma luz na sociedade e no código civil, contribuindo com o sistema jurídico brasileiro, aonde padrões familiares vêm sendo questionados e muitas famílias estão sendo destituídas. Convém ressaltar que o tema é inesgotável, visto estar em constante mudança, sendo impossível sanar todas as dúvidas.

Trata-se de um assunto que está sempre em evolução no direito de família e na própria sociedade, acredito ser importante trazer informações que possam auxiliar os pais e familiares que possam estar diretamente ligadas ao problema e também os operadores do Direito.

A síndrome da alienação parental viola um direito fundamental da criança, conforme descrito em seu artigo 3º da Lei de Alienação Parental, restringindo a criança ao convívio familiar saudável, deixando o afeto e as relações com seu genitor e familiares comprometido.

Assim, fica evidente que em decorrência da alienação parental, tal família não foi capaz de prover a criança um ambiente onde esta possa crescer de forma saudável, observa-se que nem sempre o alienante é o genitor que detém a guarda da criança, podendo ser praticado pelos avós, ou tios que detém a guarda, ou até mesmo o genitor que não possui a guarda.

Um ato de doutrinar a criança contra o outro genitor, destruindo o lado psíquico da criança, causando sequelas irreparáveis, onde a criança distancia-se do genitor alienado. A alienação não é considerada crime, contudo embasado na Lei 12.318 o Juiz pode estabelecer sansão cível e criminal, todavia possui decisão do STF onde o entendimento é de que a Alienação não é crime.

Convém ressaltar que o tema é muito delicado e precisa de uma atenção especial do Poder Legislativo, Poder Judiciário, e da sociedade. Tal ponto merece atenção especial, um conflito familiar onde o maior interessado é a criança ou adolescente.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Simone Cristina Izaias da Cunha

Administradora, Pós-Graduada em Gestão Financeira Contábil, atualmente aluna de graduação do Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos