Crescimento expressivo dos crimes de ódio nas redes sociais

Exibindo página 2 de 2
22/06/2019 às 15:07
Leia nesta página:

3 CONCLUSÃO

Exposto isso, que este trabalho sirva de alerta para que toda a sociedade passe a se preocupar mais com a presente situação envolvendo o crescimento dos crimes oriundos do ódio nas redes sociais, e que sirva de instrumento para futuros debates acerca do assunto fazendo com que se venha a trazer outras contribuições para minimizar o problema que gera graves consequências para todos.

Portanto, é possível observar que quanto aos aspectos legais relativos aos crimes de ódio das redes sociais, que a legislação brasileira ainda se encontra aquém da realidade, e que as principais infrações ocorridas e apuradas pelos órgãos estatais normalmente estão relacionadas ao racismo, dessa forma, é de fundamental importância as denúncias, como forma de solução para que ocorra a diminuição dessas práticas preconceituosas.

Foi possível constatar ainda que o Poder Judiciário do Brasil, apesar de receber poucas demandas sobre discursos intolerantes veiculados em rede virtual, possui como posicionamento o privilégio à dignidade das pessoas que interagem no ciberespaço.

É traçada com meta deste pesquisador continuar com este estudo, dando continuidade nesta mesma temática, ou, relacionando-a com outras variáveis, com a finalidade de explorar da melhor maneira este tema.


REFERÊNCIAS

APPIO, E. Direito das minorias. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2008.

ARENDT, H. Sobre a violência. Tradução de André de Macedo Duarte. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BARRETO, A. C. T. Igualdade entre sexos: a Carta de 1988 é um marco contra discriminação. 5.11. 2010. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2010-nov-05/constituicao-1988-marco-discriminacao-familia-contemporanea>. Acesso em: 04.04.2019.

BRASIL. Constituição de 1891. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: <http://www.plpanalto.gov.br/ccivil_03/contituição/Constituição91.htm> Acesso em: 05.04.2019.

BRASIL, Código Penal. 14ª edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

BRASIL, Código de Processo Penal. 47ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 35ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

CANEDO, H. S.; AMORIM, M. A. de.; Luciana Leitão da SILVA, l. l. da. Crimes de ódio na imprensa brasileira: um estudo dos discursos sobre o racismo em notícias jornalísticas. NAMID/UFPB. Ano XII, n. 02. Fevereiro/2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/temática>. Acesso em: 04.04.2019.

CARCARÁ, T. A. Discurso do ódio no Brasil: elementos de ódio na sociedade e sua compreensão jurídica. Ed. Lumen Juris. Rio de Janeiro. 2014.

CASTRO, C. R. S. A constituição aberta e os direitos fundamentais: ensaios sobre o constitucionalismo pós-moderno e comunitário. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

CRIMES, mapear. Governo Federal vai mapear crimes de ódio na internet.Disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/governo-cria-grupo-de-trabalho-para-mapear-crimes-de-odio-na-internet/.> Acesso em Novembro de 2018.

CUNHA, E. M. C. da. A legislação pombalina e a regularidade do trabalho indígena: tópicos para a liberdade e inclusão social do índio ou tabua de salvação para a coroa portuguesa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 36, 2011, São Paulo. Anais. São Paulo: ANPUH, 2011.

INSTITUCIONAL, quem somos. Safernet Brasil. Disponível em: < http://www.safernet.org.br/site/institucional> Acesso em Outubro de 2018.

NUCCI, NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: 10 ed. rev. atual. e ampl. 2. tir. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

ÓDIO, crimes de. Conceito sobre crimes de ódio. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_de_%C3%B3dio > Acesso em agosto de 2018.

ÓDIO, crimes de preconceito e. Crimes oriundos do ódio. Disponível em: <http://www.guiadedireitos.org/ >. Acesso em agosto de 2018.

RELIGIÕES, e Crimes de Ódio. Disponível em < www.renaseveados.weblog.com.pt.>  Acesso em agosto de 2018.

SANTOS, C.J., Crimes de Preconceito e Discriminação. Análise Jurídico-Penal da Lei 7.716/89 e Aspectos Correlatos. 1ª edição. São Paulo: Editora Max Limonad, 2001.

SALES JÚNIOR, R. L. de. Raça e justiça: o mito da democracia racial e o racismo institucional no fluxo de justiça. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2009.

VIRTUAIS, o que são crimes. Crimes pela internet. Disponível em < http://www.crimespelainternet.com.br/o-que-sao-crimes-virtuais/ > Acesso em Setembro de 2018.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Michele Amorim

Advogada, com licenciatura plena em Letras – Português pela Universidade Federal do Piauí, Pós-graduada em Ciências Criminais pela Escola do Legislativo Wilson Brandão, Pós-graduada em Direito Constitucional pela Escola do Legislativo Wilson Brandão, Pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEMP), e Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Estácio – CEUT.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos