Feminicídio

04/07/2019 às 12:15
Leia nesta página:

O que é feminicídio e quais alterações a lei 13.104/2015 trouxe para o Código Penal Brasileiro.

O termo feminicídio vem, infelizmente, ganhando destaque atualmente. Uso a palavra “infelizmente” pois feminicídio é o termo utilizado para descrever o assassinato de uma mulher, em que tem por motivação o gênero, logo, falar que esse termo ganhou destaque significa dizer que mulheres estão morrendo, exclusivamente, por serem mulheres.

O feminicídio tem em suas motivações, frequentemente, o ódio, a desigualdade de gênero, a objetificação da mulher e o sentimento de posse, todos reflexos de uma sociedade machista e patriarcal, ocorrendo, geralmente, em contexto de violência doméstica. Isto é, por vezes, é derivado de um processo de violência (aqui, inclui-se qualquer tipo de violência: física, verbal, moral, psicológica ou sexual) fruto de relações abusivas e discriminatórias.

Em 09 de março de 2015, o artigo 121 do Código Penal que trata do crime de homicídio e suas especificações, foi alterado pela Lei 13.104/2015, onde fora incluso a tipificação do crime de feminicídio, passando a ser considerado uma qualificadora do crime de homicídio, ou seja, quando o crime de homicídio deriva de violência doméstica e familiar; menosprezo ou descriminação à condição de mulher. Deste modo, com a entrada em vigor da referida lei, o assassinato de uma mulher com a motivação do gênero será qualificadora do crime de homicídio, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

Ainda, derivado desta alteração no Código Penal brasileiro, há previsão do aumento da pena em 1/3 até a metade quando o crime for praticado nas seguintes circunstâncias:

I - durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto;

II - contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência;

III - na presença de descendente ou de ascendente da vítima.

Sendo assim, anteriormente à reforma, crimes contra a mulher com motivação de gênero e violência doméstica não eram tipificados, ou seja, eram inseridos nas especificações comuns, sem qualificadora e agravantes. Agora, com este novo texto legal, tais crimes inseridos neste contexto passam a ter penas mais severas, bem como as causas de aumento de pena, conforme circunstâncias narradas acima, trazendo assim, um grande avanço tanto no contexto penal quanto no social.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Amanda Brito

* Bacharela em Direito pela PUCRS. * Advogada inscrita na OAB/RS sob o º 108.120. * Membro da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da Subseção de Cachoeirinha/RS. *

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Os índices de violência são ABSURDOS. Cada vez que ligamos a televisão, o rádio ou qualquer mídia social, a primeira notícia que nos deparamos é a de alguma mulher sendo vítima de violência doméstica. Percebi, em comentários desses tipos de notícia, que o termo feminicídio causa uma certa estranheza, pois trata-se de um termo mais recente em relação aos outros. Logo, decidi escrever de forma didática sobre esse tema.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos