Perspectivas para a reforma tributária

19/09/2019 às 20:12
Leia nesta página:

O Brasil está em um momento de muitas transformações jurídicas e toda semana surgem novas propostas para reformas tributárias. Entenda quais são as principais mudanças que estão em debate no Congresso Nacional.

Atualmente o sistema tributário brasileiro é caracterizado pela maior concentração de tributação sobre o consumo, em detrimento da tributação sobre a renda. Ainda que a Constituição priorize a tributação relacionada diretamente à renda de cada contribuinte, efetivamente o consumidor final da cadeia produtiva que absorve esse prejuízo.

Isso significa que há uma desigualdade entre os contribuintes com maior e menor poder aquisitivo, na medida em que ambos pagam a mesma quantia de tributos sobre bens e serviços (51%), o que corresponde ao maior percentual de tributos arrecadados.

A tributação sobre a renda (como o imposto de renda) é feita proporcionalmente aos rendimentos de cada pessoa, esse é o princípio da capacidade contributiva, mas o total corresponde a um percentual pequeno de tributos recolhidos pelo Estado (18%).

A reforma tributária busca um modelo europeu de arrecadação, que consiste em uma maior tributação sobre a renda, em busca de maior justiça fiscal, e não sobre o consumo. Com isso, espera-se diminuir a desigualdade ainda existente, mas o principal objetivo, além de simplificar, é facilitar a arrecadação e a fiscalização tributária com menos burocracia. Algumas mudanças são previstas para alcançar esse objetivo, mas existem ao menos cinco propostas principais a respeito desse tema.

1.       Proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019: há a previsão de substituição de PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Este tipo de tributo é chamado de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e os gastos com insumos poderão ser deduzidos na hora do recolhimento. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e dificulta a prática de qualquer incentivo fiscal porque isso seria deixar de arrecadar tributos de contribuintes com grande poder aquisitivo.

2.   PEC nº 110/2019: segue a mesma linha de simplificação de recolhimento tributário da proposta anterior, mas em vez de existir a substituição tributária de cinco tributos, seriam por nove (IPI, PIS, Cofins, IOF, Salário Educação, CIDE, CSLL, ICMS e ISS). A pretensão é extinguir a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e incorporá-la ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Há, ainda, a previsão de mudanças na incidência e recolhimento do IPVA.

3.       Emenda substitutiva à reforma aprovada pela CCJ: a proposta cria um tributo sobre movimentações financeiras, seria o Imposto Único Federal (IUF) e substituiria todos os outros tributos em vigor com algumas exceções (como Imposto de Renda e tributos regulatórios). O secretário da Receita Federal defende esse modelo de tributação há anos, mas entende que atualmente essa tributação não ganharia força sem cessões a outras ideias.

4.       Proposta do Governo Bolsonaro: há proposta para diminuir a alíquota máxima do Imposto de Renda para até 25% para pessoas Físicas e Jurídicas (que atualmente é 27,5% e 34%, respectivamente) e reduzir a possibilidade de deduções com gastos em saúde e educação. A justificativa é que quem tem condições de arcar saúde e educação particulares devem arcar com esses gastos e isso não beneficia, em tese, as pessoas que recorrem aos sistemas públicos. Há a hipótese de isenção de Imposto de Renda para quem recebe até cinco salários mínimos. Pretende-se, ainda, simplificar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) em um sistema semelhante ao usado por pessoas físicas.

5.       Pretensão dos estados: como a principal proposta de reforma tributária busca o fim de incentivos fiscais, os estados propõem a criação de fundos de desenvolvimento regional, que substituiriam os benefícios tributários.

Há, por um lado, a análise para proporcionar de alíquotas mais baixas para medicamentos e produtos alimentares, e que não onerem bens do ativo fixo nem produtos exportados. E, por outro lado, a possibilidade de criação de um Imposto Seletivo sobre alguns produtos, como petróleo, combustíveis e lubrificantes de qualquer origem, energia elétrica, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, veículos automotores, supérfluos, telecomunicações, dentre outros.

Muito se fala sobre o rompimento do pacto federativo em parte das propostas, uma vez que impediria a ampla competência tributária de estados e municípios, no entanto, é importante priorizar a facilitação de recolhimento para o contribuinte e proporcionar um sistema fiscal mais unificado e inteligente. Essa inovação tributária que atualmente tramita no Congresso Nacional busca, também, evitar a cumulatividade com a previsão imediata de dedução de créditos e extinguir os privilégios tributários que confrontam a legislação tributária.

Há muitas propostas de alterações tributárias e, em sua maioria, existe o objetivo de uma simplificação da arrecadação. É de conhecimento de todos que o recolhimento de tributos é necessário, mas o sistema tributário ainda é pouco claro e confuso. Portanto, as perspectivas da reforma tributária são positivas no aspecto que busca a simplificação.

Em caso de problemas tributários, procure um advogado e guarde todos os documentos que versem sobre sua relação jurídica tributária. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos