Capa da publicação O detetive particular

Detetive particular: aliado do advogado

21/09/2019 às 09:59

Resumo:

```html


  • O detetive particular precisa estar constantemente atualizado e preparado tecnicamente para lidar com os desafios impostos pela globalização e avanços tecnológicos na área de investigação.

  • Conhecimentos em Direito e Perícia são cruciais para o detetive particular, permitindo-lhe manejar provas lícitas e contribuir significativamente nas investigações, podendo até mesmo expandir sua carreira para a área pericial.

  • O Provimento 188/2018 do Conselho Federal da OAB permite que advogados conduzam investigações defensivas, podendo incluir a colaboração de detetives particulares, peritos e outros auxiliares, sempre resguardando o sigilo e a integridade das informações e das pessoas envolvidas.


```

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Esta tese visa direcionar o entendimento a advogados, e a importância da assessoria em informações por parte do detetive profissional no campo da investigação defensiva

Detetive Particular, no desempenho de sua atividade, se vê diante de inúmeras situações, as quais exigem cada vez mais preparo técnico do profissional. No mundo moderno, com o desenvolvimento tecnológico que transforma diariamente a sociedade, através das globalização avassaladora, o profissional da investigação particular precisa estar atualizado e cada vez mais preparado para buscar a solução dos casos.

As noções de Direito são de suma importância para o detetive particular/investigador privado, pois constantemente surgem questionamentos se a prova é lícita ou ilícita, até que limite é permitido o detetive ingressar, além do acautelamento do profissional nas relações com o cliente.

A Perícia, assim como o Direito, são áreas conexas com a atividade da investigação particular; se comunicam de forma frequente. O Detetive particular, no curso de uma investigação, inúmeras vezes se depara com assinaturas fraudulentas, documentos adulterados, áudios com locuções frasais fragmentadas, impressões digitais sobre materiais que irá manusear. Independente da comunicação as Autoridades competentes, o detetive possuindo noções periciais, irá contribuir de forma significativa para a conclusão da investigação particular. Além disso, se aprofundando na esfera pericial, o detetive particular pode se tornar também perito, abrindo ainda mais seus conhecimentos e o mercado de trabalho, no âmbito da perícia extrajudicial e judicial, atendendo os requisitos legais.

O detetive particular é um profissional que deve se interessar por qualquer assunto, ou seja, saber no mínimo fragmentos de diversas áreas, pois um dia, esse conhecimento servirá em uma investigação particular que esteja conduzindo ou até mesmo para preservar sua integridade, na luta que enfrentamos como coletores da verdade.

Provimento 188/2018 do Conselho Federal da OAB regulamenta bases para o Advogado fazer investigação e presidir inquérito defensivo

Art. 4º Poderá o advogado, na condução da investigação defensiva, promover diretamente todas as diligências investigatórias necessárias ao esclarecimento do fato, em especial a colheita de depoimentos, pesquisa e obtenção de dados e informações disponíveis em órgãos públicos ou privados, determinar a elaboração de laudos e exames periciais, e realizar reconstituições, ressalvadas as hipóteses de reserva de jurisdição.

Parágrafo único. Na realização da investigação defensiva, o advogado poderá valer-se de colaboradores,como detetives particulares, peritos, técnicos e auxiliares de trabalhos de campo.

Art. 5º Durante a realização da investigação, o advogado deve preservar o sigilo das informações colhidas, a dignidade, privacidade, intimidade e demais direitos e garantias individuais das pessoas envolvidas.

Art. 6º O advogado e outros profissionais que prestarem assistência na investigação não têm o dever de informar à autoridade competente os fatos investigados.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Perito Fabiano Lobato

“Cursando o ensino superior em Tecnologia da investigação profissional 3º período pela Universidade (Centro universitário - UNINTER. Curso concluído em perícia judicial. Atualmente presidente do CRDERJ – conselho regional dos detetives do estado do rio de janeiro. Nível básico de entendimento dos idiomas inglês e espanhol. Experiência de 20 anos em operacionalidade de serviços de análises técnicas em: grafologia, documentoscopia, grafotécnica e balística. Análise de fluxo e produtividade de pessoal, controle de planilhas, documentações e liberação de certificados digitais. Participação de projetos e ações para o crescimento de 30% nos resultados gerais de lucratividade da empresa, contribuindo para diminuição de gastos desnecessários na elucidação de fraudes e golpes de estelionato no qual foi prejudicial para algumas empresas entrarem no vermelho e também auxiliando órgãos como a polícia civil militar e federal a disposição do bem comum, em prol da justiça e de um brasil melhor contribuindo com nossos serviços a favor do cidadão e de nossa pátria , nosso objetivo é operar na inteligência para trazer a verdade à tona desmascarando e descoordenando a artimanha nos diversos setores. Reportava-se aos coordenadores da área militar para avaliação de desempenho e elaboração de tarefas de inteligência na marinha do brasil no ano de 1998. Conhecimento avançado em datiloscopia, coleta de digitais e pericia documental. Dinâmico, proativo, de fácil adaptabilidade e com grande poder de persuasão. ” prestamos diversos serviços aos setores jurídicos com informações confidenciais diversas dando total assessoria e resolução. site: www.detetivesiiccp.com.br http://crderj.comunidades.net/quem-somos3 contato whatsapp (21)96502-1099 att. detetive lobo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos