1. INTRODUÇÃO
Rebuscando-se a história sobre acidentes aeronáuticos em torno das ocorrências de grandes acidentes, que tiveram início na década de 1920, com os voos de passageiros. Em 1928, o número de passageiros mortos superou em torno de 100 pessoas pela primeira vez. No ano de 1943 alcançou o número de 1.000 passageiros. A partir do ano de 1945, o número de passageiros mortos permaneceu nessa faixa, quando nos anos de 2004, 2007 e 2008, os acidentes decresceram.
Definir o que significa um acidente aeronáutico ou aéreo é um tanto quanto singelo a todos, pois, tratando-se de uma eventualidade ligada à operação de uma aeronave, ocorrida entre os embarques de passageiros com o escopo de voar e os seus desembarques respectivamente.
É cediço que voar utilizando-se de aeronaves como veículos de locomoções, sempre é e será um risco real presente, diante do tipo de transporte, envolvendo certa quantidade significativa de massa deslocada e direcionada através de meios aerodinâmicos, atingindo alturas consideráveis. Assim sendo, no instante da pane, por qualquer motivação, as ações sistemáticas corretivas são delimitadas, em face à natureza dos instrumentos da aeronave, do instante e do lugar. Embora as aeronaves sejam construídas com o esteio de reduzir as ocorrências de falhas mecânicas, assim como os pilotos sejam devidamentes treinados para agirem nos momentos críticos de segurança, os acidentes aéreos continuam a acontecer e atemorizar passageiros. Contudo, é sabido que embora exista esse risco em voar, estatisticamente esse meio de condução continua sendo considerado o terceiro mais seguro do mundo, perdendo para o navio e o elevador sucessivamente.
2. PIONEIROS DA AVIAÇÃO
Conta à história, sobre a atuação do homem sempre buscando meios e projetos, em tentativas de voar que ocasionaram inúmeros acidentes, com quedas e prejuízos, diante das falhas graves advindas de projetos mal elaborados. Sabe-se, também, que alguns pioneiros da aviação faleceram em seus experimentos, quando testavam suas invenções, a exemplo das “maquinas voadoras”, que nunca chegaram a voar, conforme abaixo:
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OTTO LILIENTHAL, perdeu a sua vida quando um dos seus planadores falhou. Na data de 9 de agosto de 1896, em seu voo nº 2500, deu-se o fenômeno conhecido pelos brasileiros como Estol e em inglês Stall, com a perda de sustentação ao se deparar com uma rajada de ventos. Expressão utilizada em aviação e aerodinâmica indicando a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, ocasionando em perda total de sustentação. Diante dessa situação OTTO caiu de uma altura de 17 metros, fraturando a coluna vertebral e falecendo no dia seguinte. Em suas últimas palavras este proferiu as suas últimas palavras: “Opter mussen gebracht werden!” (sacrifícios precisam ser feitos).
PERCY PILCHER, aviador pioneiro e promissor, que faleceu no dia 20 de setembro de 1899, quanto testava The Hawk, nos mesmos moldes como aconteceu com Otto Lilienthal, cujos projetos e planos de motorizar os aeroplanos foram olvidados após a sua morte.
WRIGHT FLYER (Avião dos irmãos Wright), no seu voo inaugural, na decolagem ocorreu o acidente. Consta que três dias antes do acidente, numa tentativa de voo, Wilbur Wright praticou uma manobra errada no controle do equipamento, tendo este caído durante a decolagem, ocasionando pelos danos. Esse erro ficou assentado na história com o primeiro provocado pelo piloto.
THOMAS ETHOLEN SELFRIDGE, tenente do Exército americano, em 17 de setembro de 1908, tornando-se a primeira vítima de um acidente em um avião motorizado de asas fixas, quando o seu avião, pilotadas por Orville Wright, caiu após a perda da hélice do motor, durante testes militares em Fort Myer, Virgínia. Com a queda, Thomas foi acometido de traumatismos múltiplos nas pernas, na bacia e costelas, e falecendo por traumatismo craniano.
3. CAUSAS DOS ACIDENTES AÉREOS
No que pertine as causas de acidentes na aviação, segundo as estatísticas, 80% (oitenta por cento) de todos eles ocorreram imediatamente antes, durante ou após a decolagem ou aterrissagem, e foram identificados como ocasionados por erro humano. É sabido que desastres em voo são raros, contudo não inéditos ou impossíveis.
Vislumbram-se outras motivações, dentre os quais, registram-se os atentados terroristas mediante bombas, como se deu no voo Pan AM 103; sequestros como no voo Ethiopian 961; as colisões em voo, como no voo Gol 1907; as falhas estruturais, como ocorreu com os Comets, e as condições climáticas, como no voo Air France 447.
Segundo, ainda, as estatísticas dentre 1.843 acidentes aéreos ocorridos no período de 1950 a 2006, salvantes os acidentes com aeronaves militares, voos privados e voos chaters (são voos efetuados por uma companhia aérea que leva a carga ou passageiro de outra companhia, ficando fora da sua operação normal ou regular), as causas foram as seguintes:
53% erro do piloto.
21% falhas estruturais.
11% clima/tempo.
8% outros erros humanos, como erro do controle de tráfego aéreo, imperícia no carregamento, imperícia na manutenção, contaminação de combustível e erro de comunicação.
5%– sabotagem, através de bombas, sequestros e abatimentos.
1% demais causas.
Ademais, a empresa de aviação Boeing procedeu a um estudo, determinando que a motivação principal com a perda total e aeronaves comerciais, no período de 1996 a 2005, como:
55% erro da tripulação.
17% da própria aeronave.
13% clima/tempo.
7% outros motivos.
5% controle de tráfego aéreo.
3% manutenção.
4. ACIDENTES OCORRIDOS DURANTE O POUSO DO AVIÃO
Dentre os inúmeros acidentes aéreos ocorridos em todo o mundo, chama-se atenção para os desastres ocorridos nas aterrissagens das aeronaves, de conformidade com as ocorrências abaixo:
Em 18/08/1926, um avião Blériot 155, operado pela Air Union, cai durante a tentativa de uma aterrissagem de emergência.
Em 9 de janeiro de 1943, deu-se a queda de um avião Short S 26 da British Overseas AirWays Corporation. A referida aeronave, batizada de Golden Horcai do Rio Tejo, caiu após uma tentativa de pouso forçado, em face de um incêndio a bordo. Nessa queda morreram 13 dos 15 ocupantes do avião.
Em 12/09/1954, ocorreu a queda de um avião DC 3 da aviação Cruzeiro do Sul na Baia de Guanabara, quando tentava pousar no Aeroporto Santos Dumont, nesse acidente faleceram 6 dos 30 ocupantes da aeronave.
Em 6 de junho de 1958, o avião Convair CV-440 da aviação Cruzeiro do Sul, procedente da cidade de Florianópolis/SC, caiu durante o pouso em São José dos Pinhais. Nessa queda 24 dos 27 ocupantes faleceram, dentre os quais o ex-vice Presidente da República Nereu Ramos, o Governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e o então Deputado Federal Leoberto Leal.
Em 5 de setembro de 1958, o avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, da empresa Lóid Aéreo Nacional, voo 652, procedente do Rio de Janeiro/RJ, caiu durante a aproximação para o pouso de escala na cidade de Campina Grande/PB e com destino final em Fortaleza/CE. Nesse voo dos 40 passageiros a bordo, foram vitimados 2 tripulantes e 11 passageiros.
Em 22 de dezembro de 1959, ocorreu a colisão aérea entre um Vickers Viscount 827, da aviação Vasp (PP-SRG) e um avião de treinamento do tipo Fokker T-21 da Força Aérea Brasileira. Essa ocorrência se deu durante o voo de treinamento da aeronave da FAB, colidindo com o avião da Vasp quando se aproximava para o pouso no Aeroporto do Galeão. Nesse acidente morreram os 33 ocupantes da aeronave da Vasp, além de 5 pessoas em terra, enquanto que o tripulante do avião da FAB conseguiu sobreviver saltando de paraquedas.
Em 3 de junho de 1962, o Boeing 707 fretado, Voo Air France 007, ultrapassou a pista na decolagem do Aeroporto de Orly, explodindo depois que o piloto rejeitou a decolagem, ocasionando a morte de vários líderes cívicos e culturais de Atlanta, na Geórgia, sendo apenas 2 comissários de bordo como sobreviventes, já que 130 passageiros morreram. Esse acidente foi considerado o pior para uma única aeronave nesse período.
Em 20 de agosto de 1962, o avião DC-8, operado pela Panair do Brasil, Voo 026, matrícula PP-PDT, estava de partida para Lisboa com 105 pessoas a bordo, quando na decolagem no Aeroporto do Galeão derrapou no final da pista, chocando-se com o muro final do aeroporto, atravessou a rua e caiu na Baia de Guanabara, resultando na morte de 15 dos 105 passageiros.
Em 27 de novembro de 1962, o Boeing 707, prefixo PP-VJB, Voo Varig 810, durante a tentativa de pouso em Lima, bateu em uma montanha nas proximidades do Aeroporto de Lima, Peru, matando todos os seus 97 ocupantes.
Em 5 de março de 1967, o avião Douglas DC-8, Voo Varig 837, na tentativa de pouso no Aeroporto de Monróvia, Libéria, caiu matando 51 dos 90 ocupantes e mais 5 em terra.
Em 17 de junho de 1975, o avião Avro hs-748, quando cumpria a rota Belém/PA – Goiânia/GO, com escala em Pedro Afonso/GO, hoje Tocantins, após o pouso no aeroporto de Pedro Afonso a aeronave não conseguiu frear, em face de pane mecânica, saindo pista, batendo a ponta da asa em uma árvore, fazendo uma leve curva para a esquerda e chocando-se em uma residência, matando o piloto e mais 3 pessoas da casa, sendo duas delas crianças. O copiloto quebrou uma perna, enquanto que a maioria dos passageiros sofreu com leves ferimentos.
Em 19 de novembro de 1977, o avião Boeing 727 da TAP Portugal, Voo 425, despenhou-se na aterrissagem no Aeroporto do Funchal, com 164 pessoas a bordo e com o falecimento de 131 pessoas.
Em 3 de março de 1987, o avião Boeing 707 da Varig, matrícula PP-VJK, Voo 797, caiu em um pântano durante a aproximação final do Aeroporto de Abdijan, Costa do Marfim, após perder sua sustentação, ocasionando a morte de 51 pessoas a bordo, e apenas 1 pessoa sobreviveu.
Em 9 de maio de 1987, o avião Llyushin II-62M, Voo LOT Polish Airlines 5055, caiu próximo a Varsóvia, em face de uma pane no motor. Os pilotos tentaram um pouso de emergência no Aeroporto de Varsóvia, resultando na morte dos 183 passageiros e demais membros da equipe do avião. Segundo consta ter sido o pior acidente aéreo da Polônia.
Em 24 de fevereiro de 1989, o Voo United Airlines 811, caiu quando se deslocava de Honolulu e ao efetuar uma aterrissagem forçada, após perder uma porta de carga, ocasionando a morte de 9 passageiros.
Em 19 de julho de 1989, no Voo United Airlines 232, a aeronave perde fluidos hidráulicos, obrigando a efetuar um pouco de emergência em Sioux City, Dos 307 ocupantes, 111 morreram e 196 conseguem sobreviver. Esse acidente foi considerado uma batalha heroica do piloto contra o avião.
Em 3 de setembro de 1989, o Voo Varig 254, quando o piloto efetuou o pouso forçado em uma área próxima da Serra do Cachimbo no Estado do Pará, caiu matando 14 pessoas.
Em 3 de março de 1991, o avião Boeing 737-200, Voo United Airlines 585, quando o piloto tentava pousar no Aeroporto de Colorado Springs, causando a morte de 25 pessoas a bordo. A causa não foi identificada, assim como a queda do Voo USAir 427 em 1994. Tais acidentes são atribuídos, possivelmente, a defeitos em uma válvula associada ao leme.
Em 19 de abril de 2000, o avião Boeing 737-200 da Air Phillippines, que seguia de Manila para Davao acidenta-se quando se preparava para pousar, ocasionando a morte de 131 pessoas a bordo.
Em 17 de julho de 2000, o avião Boeing 737-200 da Alliance Air, quando tentava pousar no Aeroporto de Patna, na Índia, causando a morte das 51 pessoas a bordo e de 4 pessoas no solo.
Em 9 de julho de 2006, o avião Airbus A 310 da S 7 Airlines, quando tentava uma aterrissagem, atravessa a pista de pouso sem frear, colidindo contra uma barreira de concreto, ocasionando a morte de 131 pessoas e de 55 pessoas gravemente feridas.
Em 21 de fevereiro de 2007, o avião Boeing 737, Voo Adam Air 172, quando aterrissava sofreu danos estruturais próximos a Surabaya, indonésia. Nenhum dos 149 passageiros a bordo é ferido seriamente, porém 6 aviões de Voo Boeing 737 do Adam Air são apreendidos pelas forças de seguranças da Indonésia, para fins de perícias.
Em 7 de março de 2007, o avião Boeing 737 da Garuda, Indonésia, no Voo 200, após sua aterrissagem em Yogyakarta, Indonésia, deixa de funcionar e sai da pista de pouso, matando 22 das 14 pessoas a bordo.
Em 17 de março de 2007, o avião Tupolev Tu-134, Voo UT Flight da Flight 471, quando da sua aterrissagem em Samara, Rússia, sofre sérios danos estruturais, causando a morte de 6 pessoas das 63 a bordo do avião.
Em 4 de abril de 2007, um avião Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu e outros três fizeram pousos de emergência próximo de Boa Vista/RR. A aeronave que caiu se chocou contra uma torre de telefonia, durante um temporal. Um dos pilotos faleceu.
Em 17 de julho de 2007, o Voo TAM 3054, quando seguia a rota do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre para o Aeroporto de Congonhas em São Paulo, com 187 pessoas a bordo, a aeronave derrapa e sai da pista recém-reaberta do Aeroporto, atravessa a Avenida Washington Luís, colide com um prédio da TAM Express e em seguida explode. Nesse acidente morreram todas as pessoas a bordo do avião, 11 pessoas que estavam no prédio da TAM Express e 1 taxista que estava abastecendo seu carro no momento em que o posto de combustível explodiu, resultando o total de 199 vítimas fatais. Esse fato é considerado o maior acidente aéreo do Brasil, em número de vítimas.
Em 17 de janeiro de 2008, o avião Boeing 777, Voo British Airways 38, quando fazia o pouso de emergência no Aeroporto de Londres Heathrow, ocasionou ferimentos em 13 passageiros. A causa consta como possível perda de força das turbinas, no momento mais importante do voo, ocasionando a queda do avião a poucos metros da pista do aeroporto.
Em 24 de agosto de 2008, o Voo Iran Aseman Airlines 6895, colidiu próximo ao Aeroporto de Bisqueque, no Quirguistão, durante a aterrissagem de emergência, ocasionando a morte de 68 pessoas.
Em 25 de fevereiro de 2009, o avião Boeing 737-800, voo Turkish Airlines 1951, teve uma pane no piloto automático e com isso confundiu o piloto no momento do pouso, ocasionando a queda da aeronave na aterrissagem, quebrando-se em três pedaços, resultando na morte de 9 pessoas, incluindo-se o piloto e o copiloto.
Em 24 de janeiro de 2010, o avião Tupolev Tu-154, voo Taban Air 6437, pegou fogo durante a aterrissagem no Aeroporto de Maashhad, no Irã, deixando 46 pessoas feridas, dentre as 170 pessoas a bordo da aeronave.
Em 22 de maio de 2010, o avião Boeing 737 da Air Índia, partindo de Dubai nos Emirados Árabes e em direção a Mangalore na Índia, pegou fogo, saiu da pista e se chocou nas árvores que fecham o Aeroporto de Mangalore, onde das 166 pessoas a bordo, apenas 8 sobreviveram.
Em 24 de agosto de 2010, o avião ERJ-190, fabricado pela Embraer, pertencente à Companhia Aérea Henan, decolara da cidade de Harbin, capital da província chinesa e no momento do pouso no Aeroporto da província de Heilongjiang, saiu da pista e colidindo com obstáculos, resultando a morte de 42 pessoas, 49 pessoas feridas, com 3 pessoas retiradas dos destroços em estado grave. A causa não foi esclarecida.
Em 1º de abril de 2011, o avião Boeing 737 da Southwest Airlines, Voo 812, de Phoenix, no Arizona para Sacramento, na Califórnia, a aeronave fez um pouso de emergência em Yuma, no Arizona, motivado por um buraco na fuselagem, ocasionando ferimentos em 3 pessoas e os demais passageiros nada sofreram.
Em 1º de novembro de 2011, o avião Boeing, da Companhia LOT, com 230 passageiros a bordo, fez um pouso de emergência no Aeroporto de Varsóvia, diante da pane no trem de pouso e, visando queimar o combustível, a aeronave deu voltas sobre o aeroporto. Quando ficou mais leve pousou de barriga e nenhum passageiro ficou ferido.
Em 30 de novembro de 2012, um avião de carga saiu da pista ao aterrissar no Aeroporto de Maya Maya, ocasionando o choque do avião contra um barranco, após atingir várias casas. Nesse acidente faleceram 20 passageiros.
Em 13 de abril de 2013, o avião Boeing 737 da Low Cost Lion Air, com mais de 130 pessoas a bordo, atravessou a pista de aterragem do Aeroporto Internacional de Bali e caiu no mar, sem fazer vítimas.
Em 6 de julho de 2013, o avião Boeing da Asiana Airlines, sofre um acidente no Aeroporto Internacional de São Francisco, quando tentava pousar na pista. Segundo um sobrevivente, quando a aeronave se aproximava do solo, esta parecia acelerar, diante do pouco espaço entre o avião e a cabeceira da pista. O ministério dos transportes da Coreia do Sul afirmou que a cauda da aeronave tocou a pista na hora do pouso. Dentre as 307 pessoas a bordo, 182 ficaram feridas, com 2 mortes.
Em 2 de setembro de 2013, um avião Airbus A 330 da TAM, Voo 8065, de Madrid a São Paulo, com 168 passageiros e 16 tripulantes a bordo, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE. O referido acidente ocorreu após o enfrentamento de forte turbulência, ocasionando ferimentos em 15 passageiros. Não houve vítimas fatais.
Em 17 de novembro de 2013, o avião Boeing 737, despenhou-se em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Kazan, ocasionando a morte imediata dos 50 passageiros a bordo.
Em 20 de dezembro de 2014, o avião Boeing 727 cargueiro da Aerosucre 4544, na aterrissagem ultrapassa a pista do Aeroporto de Germán Olano em Puerto Carreño e cai minutos depois, ocasionando a morte de 5 pessoas e 1 ficou ferida.
Em 16 de janeiro de 2017, o avião Boeing 747 da Turkish Airlines, Voo MyCargo Airlines 6491, caiu em Bisqueque após ser atingido por uma névoa espessa e falhar na tentativa de arremendita. Nesse acidente 37 pessoas morreram a bordo e 15 em terra ficaram feridos.
Em 19 de janeiro de 2017, o avião bimotor turboélice da fabricante Beechcraft King Air caiu próximo à cidade de Paraty (RJ), matando todos os 5 ocupantes, entre eles o então Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, Relator da Operação Lava Jato no STF. Segunda a investigação da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto havia realizado duas tentativas de pouso antes da queda da aeronave. A causa do acidente foi motivada pelo mau tempo.
Em 20 de março de 2017, o avião Antonov Na-26 da South Supreme Airlines, quando do procedimento de aterrissagem cai no pouso, provocando um incêndio no Aeroporto de Wau. Não houve vítimas.
Em 21 de setembro de 2017, o jato Cessna 650 Citation VII, partiu de Istambul com destino ao Aeroporto Internacional de Ercan, no Chipre do Norte. Pouco depois da decolagem, deu-se uma situação irregular obrigando o voo a retornar ao aeroporto de partida. A referida aeronave sofreu uma excursão de pista, enquanto tentava aterrissar na pista 35L. A aeronave atravessou uma vala de concreto e com o rompimento de combustível deu-se um incêndio. Todas as 4 pessoas, ou seja, dos dois pilotos e os dois passageiros sobreviveram ao acidente.
Em 12 de março de 2018, o avião Bombardier Dash 8, nos procedimentos de aterrissagem cai no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, capital do Nepal, ocasionando a morte de 49 passageiros e dos tripulantes da aeronave.
Em 24 de maio de 2018, o avião Caça modelo F-5 decolou da Base Aérea de Santa Cruz e logo após caiu em área de mata. Os pilotos se ejetaram e foram resgatados.
Em 23 de junho de 2018, o avião Cessna 172B, de matrícula PT-BNT, caiu no mar de Fortaleza/CE, após um pouso forçado. Na referida aeronave estava apenas o piloto que sofreu apenas ferimentos leves.
Em 29 de julho de 2018, o avião Beechcraft King Air C 90 , matrícula PP-SZN, caiu no Aeroporto Campo do Marte, na terceira tentativa de pouso, após pane no trem de pouso. Na aeronave havia 7 pessoas a bordo. O piloto, identificado como Antonio Traversi, não sobreviveu.
Em 14 de janeiro de 2019, o avião Boeing 707 da Saga Airlines fez um pouso de emergência na Base Aérea de Fath, no Irã, invadindo a pista, colidindo contra uma parede e parando após bater em uma casa no bairro Farrokhabad, no condado de Fardis, na província de Alborz.
Em 4 de maio de 2019, o avião Boeing 737-81Q, de registro N732MA, quando tentava aterrissar na pista de Jacksonville, deslizou na pista de pouso, em face de uma tempestade severa e somente parou dentro do Rio St. Johns. Dentre as 143 pessoas a bordo, 21 ficaram feridas. Havendo fatalidade somente em relação aos animais que se encontram no porão de carga da aeronave, e nenhum sobreviveu.
Em 5 de maio de 2019, o avião Sukhoi Superjet 100-95B de prefixo RA-89098, quando do procedimento de pouso de emergência no Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, na Capital Russa, a aeronave pegou fogo. Das 78 pessoas a bordo, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram.
Em 27 de maio de 2019, o avião monomotor Piper, de prefixo PT-KLO, caiu em uma região de mangue no Porto do Mato, povoado do município de Instância/SE. O cantor Gabriel Diniz, estava no avião, falecendo nesse acidente aéreo. Todos os três corpos, incluindo, o corpo do cantor foram encontrados sem vida, dentre os destroços do avião. Segundo informações, a tragédia pode ter ocorrido em razão do mau tempo. A aeronave, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da ANAC, somente poderia ser utilizada para voos de instrução, portanto, não poderia ser utilizada como táxi aéreo. Porém, até a presente data não se sabe de fato como o acidente aconteceu e o acidente permanece sob investigação.