Capa da publicação Auxílio reclusão: saiba quem pode receber
Capa: DepositPhotos

Auxílio reclusão: saiba quem pode receber

28/11/2019 às 16:01
Leia nesta página:

O auxílio Reclusão é motivo de muita duvida, sendo comum encontrar pessoas que acham que este benefício é recebido por todos os detentos. Porém, na realidade há várias exigências para ter o direito ao mesmo, e este só é pago ao dependente do detento.

Muitas pessoas têm diversas duvidas quanto ao funcionamento deste benefício, pois comumente vemos informações falsas divulgando que o recebimento deste benefício é feito até mesmo pelo próprio detento. Porém, na realidade o auxílio reclusão só é pago aos dependentes do detento em um valor único, que deve ser dividido de maneira igualitária no caso do recluso ter mais de um dependente.

Desta forma, o preso não tem direito ao recebimento de qualquer valor junto a Previdência Social. Além disso, há exigências para que o encarcerado possa ter o direito de deixar o auxílio reclusão para seus dependentes, dentre eles podemos citar, estar empregado no momento da prisão, ter sido condenado a cumprir sua pena em regime fechado e ser contribuinte ativo do INSS.

É importante ressaltar também, que até mesmo para os dependentes que desejam receber o benefício são feitas algumas exigências, que podem ser averiguadas no artigo 201 – IV da Constituição Federal, que categoriza os dependentes em 3 classes.

  • Classe 1: Cônjuge, companheira (o), filhos com idade inferior a 21 (exceto deficiente intelectual grave ou em casos de invalidez) e que não sejam emancipados.
  • Classe 2: Os pais da pessoa em regime de reclusão, desde que comprovem ser dependentes do mesmo.
  • Classe 3: Irmãos com menos de 21 anos que se enquadrem no mesmo caso que a classe 1.

É valido ressaltar, que caso o dependente venha a ser classificado na classe 1, terá preferência sobre as demais classes, sendo que para os dependentes das classes 2 e 3 ainda é exigido a comprovação dessa relação de dependência, que deve ser realizada por meio de testemunhas e documentos.


Quais documentos devem ser apresentados na solicitação do auxílio reclusão?

Para solicitar o referido benefício, é necessário que o solicitante apresente os seguintes documentos.

  • RG e CPF do solicitante
  • RG do assegurado que está recluso
  • Declaração realizada por uma autoridade do sistema carcerário que informe a data em que se deu a detenção do preso e qual o regime carcerário do mesmo.
  • Comprovante do tempo de contribuição (Cnis) do detento, este documento pode ser obtido no portal Meu INSS.

E ai caro leitor, gostou de conhecer melhor esse benefício? Embora muitas pessoas achem que este é de fácil acesso, para ter direito ao auxílio reclusão é necessário cumprir diversos requisitos da Previdência Social.

Caso queira mais informações sobre este benefício, procure um dos postos de atendimento do INSS ou entre em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos