Crimes contra a honra: calúnia, injúria e difamação

04/03/2020 às 22:52
Leia nesta página:

Breve explanação sobre o tema.

Tratam-se de crimes de ação penal privada, onde se tem como titular, em regra, o ofendido por meio da qual se busca o início da ação penal mediante a apresentação de queixa-crime.

Tramitam normalmente nos Juizados Especiais Criminais, quando não houver concurso de crimes (prática de duas ou mais condutas delituosas), haja vista que individualmente a pena prevista para cada um, não é maior que 2 anos.

Vejamos as diferenças referentes a cada um desses tipos penais:

Calúnia (art. 138 CP) ocorre quando se acusa alguém publicamente de um crime – sabendo que a pessoa não o cometeu. Se a acusação virar uma denúncia falsa, que gera uma investigação policial e um monte de custos à justiça, a coisa fica mais grave, e muda de nome. Vira denunciação caluniosa (art. 339 CP), que é um dos crimes a qual Najila Trindade foi indiciada no caso de Neymar, cuja pena é maior. 

Difamação (art. 139 CP)é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso – ou seja, sair espalhando algo sobre alguém que prejudica sua reputação. Interessante aqui é que o acusado não precisa estar mentindo. Ele pode ser acusado de difamação mesmo que esteja falando a verdade.

Por último, a injúria (art. 140 CP) que é basicamente dizer para um sujeito algo que esse considere prejudicial, ofendendo sua dignidade, como por exemplo, fazendo-lhe um xingamento.

Essas infrações penais (quando não houver a composição civil dos danos em sede de conciliação), podem gerar a obrigação de indenizar, pois a sentença condenatória vira título executivo judicial, a ser executado na esfera cível, além de poder também o ofendido propor ação de indenização por danos morais, paralelamente a ação penal, ou seja, ao mesmo tempo, não tendo necessariamente que esperar o fim do seu trâmite.

Com efeito, se você foi vítima de qualquer desses crimes, procure um advogado, você pode buscar a reparação do dano sofrido a sua honra, além da responsabilização criminal do infrator e de uma possível retração de tudo que foi dito por ele.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
André Luiz Braga Franco

Advogado Criminalista OAB/PE. Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Pós graduando em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá. Atuante também em causas cíveis, trabalhistas, de família e consumeristas, junto a advogados parceiros especialistas em cada uma dessas respectivas áreas, atendendo assim com excelência as necessidades de cada cliente.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos