A necessidade de uma agenda propositiva de combate ao Covid-19

26/03/2020 às 15:31
Leia nesta página:

É momento de construção coletiva e propositiva de uma agenda única, pautada na busca por soluções para a crise instaurada pelo Covid 19, o Corona Vírus.

Definitivamente não é momento de nova polarização, de novas guerras de narrativas e de descrédito na ciência e nas instituições de pesquisa e extensão. É momento de construção coletiva e propositiva de uma agenda única, pautada na busca por soluções para a crise instaurada pelo Covid 19, o Corona Vírus.

É consenso que a economia não pode parar, que as fábricas precisam produzir e que os trabalhadores e as trabalhadoras devem mantem seus empregos. Ninguém gosta de ver um país assolado pelo desemprego e que a economia não cresce. Contudo, mais importante do que salvar empregos e valorizar a bolsa, é salvar vidar e valorizar àqueles que as defendem.

Os gestores e lideranças, sejam públicos ou privados, precisam estar na mesma página. Precisam de responsabilidade, de ideias criativas e não podem se acanhar, ou se esconder atrás de um discurso de minimização do grave problema que vivemos hoje.

Sensatez e respeito as instituições especializadas em saúde pública são peças fundamentais para a construção de medidas importantes, que respeitem à vida, em primeiro lugar, mas que busquem reduzir o impacto nas sociedades empresárias e, principalmente, nos trabalhadores.

As políticas públicas voltadas a manutenção do emprego e da economia, devem possuir como norte justamente os trabalhadores e as trabalhadoras que não podem fazer home office, que necessitam se locomover ao ambiente de trabalho, e aos pequenos e médios empresários, que não podem ficar um mês sem faturamento sob pena de bancarrota.

É importante que as atitudes dos gestores sejam voltadas também para aqueles que vivem em situação precária, como moradores de rua e a população de comunidades carentes. De que adianta informar que é fundamental lavar a mão com água e sabão, se 100 milhões de brasileiros não possuem acesso ao sistema de esgoto e 35 milhões não tem acesso ao tratamento de água. De que adianta manter o isolamento domiciliar, com situação de moradias adversas nas comunidades, sem condições sanitárias e com um sistema precário de saúde na região em que habita a população mais vulnerável.

Não há dúvida que a economia entrará em recessão e que na área do Direito, em especial na advocacia, muitos colegas advogados e advogadas passarão por dificuldades, principalmente a jovem advocacia, que necessita, mais do que nunca de medidas concretas para auxiliar a superar este momento.  Ações como suspensão dos prazos, prorrogação dos vencimentos de anuidades, prioridade no pagamento da advocacia dativa, cursos online gratuitos e luta por postergação dos vencimentos de tributos municipais e estaduais são medidas concretas que auxiliam a advocacia.

É necessário que o Poder Judiciário também entenda a situação caótica – como já tem entendido e demonstrado em algumas decisões recentes – e diante das restrições da pandemia e da queda de faturamento das empresas pense em soluções e decisões que tenham serenidade e equilíbrio. Os poderes precisam caminhar juntos, com um mesmo rumo.

Mas mais do que isso, é necessário que cada um faça sua parte. Pouco (ou nada) adianta campanhas de conscientização, gestores públicos responsáveis, políticas públicas concretas se a população permanece saindo de casa e desacreditando nas instituições de saúde pública. É preciso união e pensamento coletivo nesta época de crise, pois será com responsabilidade que conseguiremos sair deste momento.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Arthur Bobsin de Moraes

Advogado. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas; Conselheiro Estadual da Juventude – CONJUVE/SC; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC (ESA/SC); Autor de artigos em revistas especializadas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Originalmente publicado em juscatarina.com.br

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos