Processo Administrativo Ambiental - Lei 9.605/98 e Decreto 6.514/08.

Fundamentação legal, Fiscalização Ambiental e Competência para Fiscalizar e lavrar auto de infração ambiental.

28/04/2020 às 09:14
Leia nesta página:

A Lei 9.605/98, em seus artigos 70 a 76, regulamentados pelo Decreto Federal 6.514/08, estabelece o rito do processo administrativo ambiental no Ibama e ICMBio.

Sumário: Processo Administrativo Ambiental. Lei 9.605/98. Decreto 6.514/08. Auto de Infração Ambiental. Fiscalização Ambiental. Multa Ambiental. Defesa.


1. Fundamentação Legal

O procedimento administrativo para apuração de infrações ambientais e aplicação das respectivas sanções e medidas acautelatórias, inclusive o valor da multa e demais informações, é tratado, em âmbito federal, pela Lei Federal 9.605/98, em seus artigos 70 a 76, regulamentados pelo Decreto Federal 6.514/08.

Importante observar que a Lei 9.605/98, mais conhecida como Lei de Crimes Ambientais, não é exclusivamente penal, aplicando, sobretudo os Capítulos I, II e III à responsabilização administrativa, no que for compatível.

Estados e Municípios também podem criar sua própria legislação ambiental para apuração administrativa de infração ambiental.


2. Fiscalização Ambiental

A Constituição Federal prevê que as condutas e as atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados, impondo ao Poder Público a obrigação de defender e preservar meio ambiente, por meio de ações preventivas ou por ações repressivas (multa administrativa, embargos, apreensão, etc).


3. Competência para fiscalizar

A competência para lavrar auto de infração ambiental é das autoridades que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), tais como:

a) Órgãos Executores são o IBAMA e ICMBio, responsáveis pela execução das leis ambientais, ou seja, fiscalizar e lavrar os autos de infrações;

b) Órgãos Seccionais são os órgãos e entidades Estaduais, como por exemplo as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, IMA, IAP, CETESB, Inea, Polícia Militar Ambiental, etc, que são responsáveis pela execução de programas e projetos, assim como pelo controle e fiscalização de atividades degradadoras do meio ambiente.

c) Órgãos Locais são responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental dentro do Município em que está vinculado, como por exemplo, a Floram de Florianópolis; a SAMA de Joinville; dentre outros; ou seja, assim como os Estados, cada Município pode ter sua própria unidade de fiscalização, e geralmente são conhecidas como Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Cláudio Farenzena

Escritório de Advocacia especializado e com atuação exclusiva em Direito Ambiental, nas esferas administrativa, cível e penal. Telefone e Whatsapp Business +55 (48) 3211-8488. E-mail: [email protected].

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos