Capa da publicação Filial, sucursal, agência e escritório: consequências tributárias
Capa: DepositPhotos

Conceitos de filial, sucursal, agência e escritório comercial e as consequências tributárias

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

Conclusão.

O escopo da presente resenha acerca do caso sob estudo não é – e nunca foi - o esgotamento teórico e conceitual da matéria, mas mera a apresentação das linhas argumentativas técnicas utilizadas em um caso concreto; apresentou-se os argumentos da fiscalização tributária municipal, visando estabelecer uma relação de obrigação tributária para com um prestador de serviços localizado em outro Estado federativo, pelo fato de o mesmo possuir um escritório de vendas estabelecido no Município autuante. De outro lado, podemos esclarecer os conceitos de matriz, filial, sucursal e agente, trazendo a lume a discussão a respeito dos efeitos tributários de cada um, bem como a interpretação normativa pertinente a cada um dos casos analisados.

Contrapondo os argumentos da autoridade fiscal, pode-se revelar que o escritório de vendas, dado os elementos constantes nas regras cíveis e tributárias existentes, enquadra-se no conceito de “agente” – por se tratar de um “braço” meramente de gestão de determinada atividade específica da empresa - e que a legislação tributária não exige expressamente o registro administrativo desse tipo de instituto jurídico, tanto para os fins empresariais, quanto para os fins tributários.

Assim, diante do fato de que a sede/matriz da empresa está localizada em outro Estado da federação, e que os serviços educacionais prestados pela consulente não são realizados ou prestados na sede da autoridade fiscal em questão, não há, salvo melhor juízo, como proceder o auto de infração e de consolidação da obrigação tributária municipal.

Para o registro das conclusões realizadas, empregou-se a utilização de conceitos doutrinários fundamentais a respeito do tema, já que o mesmo é pouco discutido em sede Judicial, dada a especificidade do tema, subsistindo parca ou nenhuma jurisprudência específica a disposição de pesquisa para fins de exposição ou mesmo comparação. Reitere-se que o tema aqui proposto possui um viés mais prático – de consulta jurídica – do que teórico, mas tem o condão de auxiliar a realização de discussões teóricas acerca da incidência do tributo municipal sobre serviços, bem como sobre as obrigações acessórias vinculadas a tal medida, tais como a obrigação de comunicação ou de registro de atividades da agência de vendas perante as autoridades locais.


BIBLIOGRAFIA

ALEXY, Robert. Direito, Razão, Discurso: Estudos para a filosofia do direito. Trad. Luís Afonso Heck, Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2010.

ÁVILA, Humberto. Sistema Constitucional Tributário. 3ª ed. São Paulo : Saraiva, 2012, versão ebook.

BARRETO, Aires F. ISS na Constituição e na Lei. 3ª ed. São Paulo : Dialética, 2009.

BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 2ª ed., São Paulo : Saraiva, 1972.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Volume 1: Direito de Empresa. São Paulo: Saraiva, 2012.

COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário. 6ª ed. São Paulo : Saraiva, 2016.

VALVERDE, Trajano de Miranda. Sociedade por Ações, Rio de Janeiro: Forense, 1953.


Notas

1 ALEXY, Robert. Direito, Razão, Discurso: Estudos para a filosofia do direito. Trad. Luís Afonso Heck, Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2010, p. 63.

2 BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. 2ª ed., São Paulo : Saraiva, 1972, p. 110.

3 COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Volume 1: Direito de Empresa. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 341.

4 VALVERDE, Trajano de Miranda. Sociedade por Ações, Rio de Janeiro: Forense, 1953, 2.ª edição, Vol. I, pág. 399.

5 ÁVILA, Humberto. Sistema Constitucional Tributário. 3ª ed. São Paulo : Saraiva, 2012, versão ebook.

6 BARRETO, Aires F. ISS na Constituição e na Lei. 3ª ed. São Paulo : Dialética, 2009, p. 64.

7 COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário. 6ª ed. São Paulo : Saraiva, 2016, p. 222.

Sobre o autor
Santiago Fernando do Nascimento

Advogado com especialização em Direito Tributário pelo IBET/INEJE, Direito Processual Civil pela PUCRS e Direito Empresarial pela Faculdade IDC. Consultor jurídico na área empresarial e tributária. Diretor Jurídico da empresa Valor Fiscal Inteligência Tributária e ex-diretor jurídico da AGPS (Associação de Gerenciamento de Projetos Sociais).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos